Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6805
Resumo: Dissertação de Mestrado, Ciências da Educação, 25 de setembro de 2023, Universidade dos Açores.
id RCAP_11f250c29027fe736241c10210d84b8a
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.Envolvimento do Aluno na EscolaSucesso EscolarCiências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Ciências da Educação, 25 de setembro de 2023, Universidade dos Açores.O Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE) tem sido objeto de variados estudos com o intuito de esclarecer o construto, bem como contextualizar a sua importância, pois a evidência empírica tem vindo a mostrar que os níveis de envolvimento podem interferir nos resultados escolares dos alunos. Ademais, a investigação tem sido unânime no sentido de apontar o EAE como um indicador que potencia o sucesso e evita comportamentos de alienação relativamente à escola e ao processo de ensino-aprendizagem. Tendo por base o referido, o presente estudo procurou caracterizar o envolvimento dos alunos do 1.º ciclo da ilha de São Miguel e descortinar a sua relação com a profissionalidade docente (feedback dos professores), o envolvimento parental (apoio parental) e o sucesso escolar (classificações declaradas a Português). Para levar a cabo esta intenção, foi definida uma amostra de 219 alunos, de ambos os sexos, a frequentar o 4.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre 9 e 12 anos, pertencentes a três escolas básicas integradas da ilha de São Miguel. Os dados foram recolhidos através do inquérito por questionário, tendo sido utilizadas três escalas: a Escala de Envolvimento do Aluno na Escola: Uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D), de Feliciano Veiga (2013); a Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores (EPAFP) de Carolina Carvalho et al. (2014); e a Escala de Perceção dos Alunos do Apoio Parental (PAAP) de Ysseldyke e Christenson, (2002) com adaptação de Cláudia Silva (2017). Os resultados mostraram que o envolvimento dos alunos inquiridos é elevado, tendo em conta o ponto médio da escala de resposta. Foi, também, possível identificar algumas diferenças nos níveis de envolvimento em função do género, mas não se verificou o mesmo em relação às reprovações. A partir do desenvolvimento deste estudo, e nesta amostra, percebeu-se, ainda, que o feedback eficaz e o apoio parental são preditores significativos do envolvimento dos alunos na escola. Em suma, este estudo procurou encontrar um elo entre variáveis que podem contribuir para trajetos escolares mais robustos desde as primeiras experiências com o sistema de ensino formal, sabendo que perceber o comportamento da variável EAE poderá abrir caminhos para a definição de formas concertadas de intervenção em meio educativo, rumo ao sucesso escolar.ABSTRACT: The “Envolvimento dos Alunos na Escola” [school students ‘involvement] (EAE) has been the object of various studies looking to bring light to the construct, as well as to contextualize its importance, since the empirical evidence has shown that the involvement levels may interfere with the students´ school results. Furthermore, investigating has been unanimous in pointing the EAE as a success inducing indicator and means to avoid the alienation towards the school and the teaching-learning process. Within these considerations, the present study aims to characterize the 1.º ciclo [1st cycle] students of the Island of São Miguel´s involvement and reveal its correlation between the teachers ‘professionalism (teachers ‘feedback), parental involvement (parental support) and school success (Portuguese language declared ratings). To do so, a sample of 219 students was defined, composed of both genders, attending the 4th grade, aged between 9 and 12, enrolled in 3 “escolas básicas integradas” [integrated basic schools] of São Miguel. Data was collected via questioning inquiry, using three scales: Escala de Envolvimento do Aluno na Escola: Uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D), by Feliciano Veiga (2013); the Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores (EPAFP) by Carolina Carvalho et al. (2014); and the Escala de Perceção dos Alunos do Apoio Parental (PAAP) by Ysseldyke e Christenson, (2002) adapted by Cláudia Silva (2017). Results show that the students ‘involvement is high, considering the medium point of the response scale. It was also possible to identify some differences in the involvement levels depending on gender, but the same was not true when it came to failing. From this study and this sample, it was also noticeable that effective feedback and parental support are significant in predicting the students´ involvement in school. In short, this study has aimed to find a link between variables which may contribute to sturdier school paths, since the first experiences with the formal teaching system, knowing that the EAE variable behavior may pave the way to define joint ways of intervening in the educational environment, on the way to school success.Caldeira, Suzana NunesRepositório da Universidade dos AçoresTeixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro2023-12-14T10:32:00Z2023-09-252023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6805TID:203388100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T02:00:36Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:24.483322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.
title Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.
spellingShingle Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.
Teixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro
Envolvimento do Aluno na Escola
Sucesso Escolar
Ciências da Educação
title_short Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.
title_full Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.
title_fullStr Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.
title_full_unstemmed Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.
title_sort Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.
author Teixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro
author_facet Teixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Suzana Nunes
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento do Aluno na Escola
Sucesso Escolar
Ciências da Educação
topic Envolvimento do Aluno na Escola
Sucesso Escolar
Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Ciências da Educação, 25 de setembro de 2023, Universidade dos Açores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T10:32:00Z
2023-09-25
2023-09-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6805
TID:203388100
url http://hdl.handle.net/10400.3/6805
identifier_str_mv TID:203388100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550007538024448