Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/6805 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Ciências da Educação, 25 de setembro de 2023, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_11f250c29027fe736241c10210d84b8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6805 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.Envolvimento do Aluno na EscolaSucesso EscolarCiências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Ciências da Educação, 25 de setembro de 2023, Universidade dos Açores.O Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE) tem sido objeto de variados estudos com o intuito de esclarecer o construto, bem como contextualizar a sua importância, pois a evidência empírica tem vindo a mostrar que os níveis de envolvimento podem interferir nos resultados escolares dos alunos. Ademais, a investigação tem sido unânime no sentido de apontar o EAE como um indicador que potencia o sucesso e evita comportamentos de alienação relativamente à escola e ao processo de ensino-aprendizagem. Tendo por base o referido, o presente estudo procurou caracterizar o envolvimento dos alunos do 1.º ciclo da ilha de São Miguel e descortinar a sua relação com a profissionalidade docente (feedback dos professores), o envolvimento parental (apoio parental) e o sucesso escolar (classificações declaradas a Português). Para levar a cabo esta intenção, foi definida uma amostra de 219 alunos, de ambos os sexos, a frequentar o 4.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre 9 e 12 anos, pertencentes a três escolas básicas integradas da ilha de São Miguel. Os dados foram recolhidos através do inquérito por questionário, tendo sido utilizadas três escalas: a Escala de Envolvimento do Aluno na Escola: Uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D), de Feliciano Veiga (2013); a Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores (EPAFP) de Carolina Carvalho et al. (2014); e a Escala de Perceção dos Alunos do Apoio Parental (PAAP) de Ysseldyke e Christenson, (2002) com adaptação de Cláudia Silva (2017). Os resultados mostraram que o envolvimento dos alunos inquiridos é elevado, tendo em conta o ponto médio da escala de resposta. Foi, também, possível identificar algumas diferenças nos níveis de envolvimento em função do género, mas não se verificou o mesmo em relação às reprovações. A partir do desenvolvimento deste estudo, e nesta amostra, percebeu-se, ainda, que o feedback eficaz e o apoio parental são preditores significativos do envolvimento dos alunos na escola. Em suma, este estudo procurou encontrar um elo entre variáveis que podem contribuir para trajetos escolares mais robustos desde as primeiras experiências com o sistema de ensino formal, sabendo que perceber o comportamento da variável EAE poderá abrir caminhos para a definição de formas concertadas de intervenção em meio educativo, rumo ao sucesso escolar.ABSTRACT: The “Envolvimento dos Alunos na Escola” [school students ‘involvement] (EAE) has been the object of various studies looking to bring light to the construct, as well as to contextualize its importance, since the empirical evidence has shown that the involvement levels may interfere with the students´ school results. Furthermore, investigating has been unanimous in pointing the EAE as a success inducing indicator and means to avoid the alienation towards the school and the teaching-learning process. Within these considerations, the present study aims to characterize the 1.º ciclo [1st cycle] students of the Island of São Miguel´s involvement and reveal its correlation between the teachers ‘professionalism (teachers ‘feedback), parental involvement (parental support) and school success (Portuguese language declared ratings). To do so, a sample of 219 students was defined, composed of both genders, attending the 4th grade, aged between 9 and 12, enrolled in 3 “escolas básicas integradas” [integrated basic schools] of São Miguel. Data was collected via questioning inquiry, using three scales: Escala de Envolvimento do Aluno na Escola: Uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D), by Feliciano Veiga (2013); the Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores (EPAFP) by Carolina Carvalho et al. (2014); and the Escala de Perceção dos Alunos do Apoio Parental (PAAP) by Ysseldyke e Christenson, (2002) adapted by Cláudia Silva (2017). Results show that the students ‘involvement is high, considering the medium point of the response scale. It was also possible to identify some differences in the involvement levels depending on gender, but the same was not true when it came to failing. From this study and this sample, it was also noticeable that effective feedback and parental support are significant in predicting the students´ involvement in school. In short, this study has aimed to find a link between variables which may contribute to sturdier school paths, since the first experiences with the formal teaching system, knowing that the EAE variable behavior may pave the way to define joint ways of intervening in the educational environment, on the way to school success.Caldeira, Suzana NunesRepositório da Universidade dos AçoresTeixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro2023-12-14T10:32:00Z2023-09-252023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6805TID:203388100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T02:00:36Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:24.483322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel. |
title |
Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel. |
spellingShingle |
Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel. Teixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro Envolvimento do Aluno na Escola Sucesso Escolar Ciências da Educação |
title_short |
Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel. |
title_full |
Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel. |
title_fullStr |
Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel. |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel. |
title_sort |
Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel. |
author |
Teixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro |
author_facet |
Teixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Suzana Nunes Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento do Aluno na Escola Sucesso Escolar Ciências da Educação |
topic |
Envolvimento do Aluno na Escola Sucesso Escolar Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Ciências da Educação, 25 de setembro de 2023, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14T10:32:00Z 2023-09-25 2023-09-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/6805 TID:203388100 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/6805 |
identifier_str_mv |
TID:203388100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550007538024448 |