Internacionalização das empresas tecnológicas portuguesas: Adaptação ao modelo oval
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38729 |
Resumo: | O objeto desta dissertação assenta na importância da(s) estratégia(s) governamental, enquanto elemento fundamental para o sucesso da internacionalização das empresas. Num mercado de pequenas dimensões como é o mercado português, a conquista de novos espaços comerciais tornou-se desde há muito essencial para a sobrevivência de muitas empresas portuguesas e do próprio estado em si. Porém partir para a aventura da internacionalização além de nos trazer novas oportunidades, também nos trará outros desafios para os quais deveremos estar estruturalmente preparados. Incentivar as empresas nesta demanda é um processo que se inicia nas políticas governamentais e acaba em cada um de nós individualmente enquanto elementos pertencentes a esta “engrenagem”. Entender o papel fundamental de cada um destes pilares e da sua implicação no sucesso do outro e por conseguinte no sucesso global, é indispensável analisar. Avançando com uma abordagem de métodos mistos que visou entender, em todas as fases da análise, esta correlação transacional entre todos os pilares do processo, que se inicia nas políticas do governo e acaba na decisão sobre opção estratégica por parte da empresa. |
id |
RCAP_4617482993c1876f99bebc0cb55a1600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38729 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Internacionalização das empresas tecnológicas portuguesas: Adaptação ao modelo ovalInternacionalizaçãoInternacionalMercadoEstratégiaStart-upSoftwareTecnologiaBorn GlobalUppsalaModelo OvalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objeto desta dissertação assenta na importância da(s) estratégia(s) governamental, enquanto elemento fundamental para o sucesso da internacionalização das empresas. Num mercado de pequenas dimensões como é o mercado português, a conquista de novos espaços comerciais tornou-se desde há muito essencial para a sobrevivência de muitas empresas portuguesas e do próprio estado em si. Porém partir para a aventura da internacionalização além de nos trazer novas oportunidades, também nos trará outros desafios para os quais deveremos estar estruturalmente preparados. Incentivar as empresas nesta demanda é um processo que se inicia nas políticas governamentais e acaba em cada um de nós individualmente enquanto elementos pertencentes a esta “engrenagem”. Entender o papel fundamental de cada um destes pilares e da sua implicação no sucesso do outro e por conseguinte no sucesso global, é indispensável analisar. Avançando com uma abordagem de métodos mistos que visou entender, em todas as fases da análise, esta correlação transacional entre todos os pilares do processo, que se inicia nas políticas do governo e acaba na decisão sobre opção estratégica por parte da empresa.Alves, CaetanoRepositório ComumSilva, Jorge Manuel dos Santos2022-01-07T16:19:37Z2021-09-28T00:00:00Z2021-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38729202838080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:43.357725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internacionalização das empresas tecnológicas portuguesas: Adaptação ao modelo oval |
title |
Internacionalização das empresas tecnológicas portuguesas: Adaptação ao modelo oval |
spellingShingle |
Internacionalização das empresas tecnológicas portuguesas: Adaptação ao modelo oval Silva, Jorge Manuel dos Santos Internacionalização Internacional Mercado Estratégia Start-up Software Tecnologia Born Global Uppsala Modelo Oval Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Internacionalização das empresas tecnológicas portuguesas: Adaptação ao modelo oval |
title_full |
Internacionalização das empresas tecnológicas portuguesas: Adaptação ao modelo oval |
title_fullStr |
Internacionalização das empresas tecnológicas portuguesas: Adaptação ao modelo oval |
title_full_unstemmed |
Internacionalização das empresas tecnológicas portuguesas: Adaptação ao modelo oval |
title_sort |
Internacionalização das empresas tecnológicas portuguesas: Adaptação ao modelo oval |
author |
Silva, Jorge Manuel dos Santos |
author_facet |
Silva, Jorge Manuel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Caetano Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jorge Manuel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Internacional Mercado Estratégia Start-up Software Tecnologia Born Global Uppsala Modelo Oval Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Internacionalização Internacional Mercado Estratégia Start-up Software Tecnologia Born Global Uppsala Modelo Oval Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O objeto desta dissertação assenta na importância da(s) estratégia(s) governamental, enquanto elemento fundamental para o sucesso da internacionalização das empresas. Num mercado de pequenas dimensões como é o mercado português, a conquista de novos espaços comerciais tornou-se desde há muito essencial para a sobrevivência de muitas empresas portuguesas e do próprio estado em si. Porém partir para a aventura da internacionalização além de nos trazer novas oportunidades, também nos trará outros desafios para os quais deveremos estar estruturalmente preparados. Incentivar as empresas nesta demanda é um processo que se inicia nas políticas governamentais e acaba em cada um de nós individualmente enquanto elementos pertencentes a esta “engrenagem”. Entender o papel fundamental de cada um destes pilares e da sua implicação no sucesso do outro e por conseguinte no sucesso global, é indispensável analisar. Avançando com uma abordagem de métodos mistos que visou entender, em todas as fases da análise, esta correlação transacional entre todos os pilares do processo, que se inicia nas políticas do governo e acaba na decisão sobre opção estratégica por parte da empresa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-28T00:00:00Z 2021-09-28T00:00:00Z 2022-01-07T16:19:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38729 202838080 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38729 |
identifier_str_mv |
202838080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130012872343552 |