Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008 |
Summary: | Discutir sobre comunicação estratégica implica, inicialmente, em responder a duas questões: de qual comunicação estamos falando e qual o entendimento/compreensão de estratégia, e, especialmente, comunicação estratégica? Essas precisões conceituais, sob nossa perspectiva, poderão auxiliar gestores de comunicação a (re)pensar as ações e as práticas de comunicação que são definidas como estratégicas. O presente artigo objetiva, portanto, problematizar as duas questões apontadas e destacar possibilidades para viabilizar a comunicação estratégica nos ambientes organizacionais. Recorremos ao pensamento complexo e a autores de referência em Comunicação, Comunicação Organizacional e Comunicação Estratégica para nos auxiliar nas discussões, bem como para sugerir dimensões de análise para a comunicação estratégica. |
id |
RCAP_461e199b226f7abbaf6dabc07121592f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2183-54622018000200008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizaçõesComunicaçãocomunicação organizacionalcomunicação estratégicaorganizaçõesDiscutir sobre comunicação estratégica implica, inicialmente, em responder a duas questões: de qual comunicação estamos falando e qual o entendimento/compreensão de estratégia, e, especialmente, comunicação estratégica? Essas precisões conceituais, sob nossa perspectiva, poderão auxiliar gestores de comunicação a (re)pensar as ações e as práticas de comunicação que são definidas como estratégicas. O presente artigo objetiva, portanto, problematizar as duas questões apontadas e destacar possibilidades para viabilizar a comunicação estratégica nos ambientes organizacionais. Recorremos ao pensamento complexo e a autores de referência em Comunicação, Comunicação Organizacional e Comunicação Estratégica para nos auxiliar nas discussões, bem como para sugerir dimensões de análise para a comunicação estratégica.Centro de Investigação Media e JornalismoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa2018-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008Media & Jornalismo v.18 n.33 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008Scrofernenker,Cleusa Maria AndradeOliveira,Rosângela Florczak deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:30:44Zoai:scielo:S2183-54622018000200008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:07.658375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações |
title |
Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações |
spellingShingle |
Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações Scrofernenker,Cleusa Maria Andrade Comunicação comunicação organizacional comunicação estratégica organizações |
title_short |
Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações |
title_full |
Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações |
title_fullStr |
Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações |
title_full_unstemmed |
Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações |
title_sort |
Comunicação estratégica: (im) precisões conceituais e dimensões possíveis no contexto das organizações |
author |
Scrofernenker,Cleusa Maria Andrade |
author_facet |
Scrofernenker,Cleusa Maria Andrade Oliveira,Rosângela Florczak de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Rosângela Florczak de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scrofernenker,Cleusa Maria Andrade Oliveira,Rosângela Florczak de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação comunicação organizacional comunicação estratégica organizações |
topic |
Comunicação comunicação organizacional comunicação estratégica organizações |
description |
Discutir sobre comunicação estratégica implica, inicialmente, em responder a duas questões: de qual comunicação estamos falando e qual o entendimento/compreensão de estratégia, e, especialmente, comunicação estratégica? Essas precisões conceituais, sob nossa perspectiva, poderão auxiliar gestores de comunicação a (re)pensar as ações e as práticas de comunicação que são definidas como estratégicas. O presente artigo objetiva, portanto, problematizar as duas questões apontadas e destacar possibilidades para viabilizar a comunicação estratégica nos ambientes organizacionais. Recorremos ao pensamento complexo e a autores de referência em Comunicação, Comunicação Organizacional e Comunicação Estratégica para nos auxiliar nas discussões, bem como para sugerir dimensões de análise para a comunicação estratégica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Media e Jornalismo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Media e Jornalismo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Media & Jornalismo v.18 n.33 2018 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137398262595584 |