As intencionalidades da intervenção educativa : princípios pedagógicos gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Inês Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1249
Resumo: A Educação Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico são dois contextos que apesar de diferentes, representam a génesis do processo de ensino e de aprendizagem. Através dos estágios realizados, foi possibilitada a aquisição de competências básicas de um futuro profissional com habilitação para a docência generalista. Neste sentido, defende-se a necessidade de uma continuidade educativa na medida em que a aprendizagem deve ser produzida de uma forma articulada e globalizante, onde o desenvolvimento da criança é contínuo. Uma vez que o principal objetivo da Educação/Ensino consiste no desenvolvimento global e harmonioso da criança, defende-se uma intencionalidade educativa, baseada na sequência Observar - Planear - Agir – Avaliar, a qual se deve interligar e suceder, coerentemente. Adotou-se uma postura reflexiva, em todo o percurso profissionalizante, uma vez que, tal como defende Perrenoud (2002), se reexaminaram objetivos, procedimentos e evidências, ingressando-se num ciclo de permanente aperfeiçoamento. Metodologicamente, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, com recurso a dois grupos de participantes: um grupo que frequentava a Educação Pré- Escolar e uma turma de 2º ano, do 1ºCiclo do Ensino Básico. Realizaram-se estratégias de recolha de dados, nomeadamente, a observação direta e participante e os documentos orientadores, de cada valência, concluindo-se com uma apresentação e interpretação dos dados obtidos.Preschool and 1st Cycle Primary School are two educational contexts which, although different, represent the genesis of the teaching-learning process. Through two apprenticeships, it was possible to acquire the basic competences for a future professional in general teaching. That being said, in this thesis the necessity for educational continuity is proclaimed, in the sense that the child’s development should occur in an articulate, comprehensive and continuous manner. Having in mind that the main objective of Education/Teaching consists on a global and harmonious child development, an intentional education practice is defended, based on the Observe – Plan – Act – Evaluate approach, which should interconnect with itself coherently. A posture of active pondering and reflection was adopted during the apprenticeships, following the ideas of Perrenoud (2002) according to which objectives, procedures and facts should be re-examined in a cycle of constant professional refinement. Methodologically, a qualitative study was done, using two groups of participants: one Preschool group and a class attending the 2nd year of the 1st Primary School Cycle. The data was acquired through direct observation and through the analysis of guidelines from both educational contexts. Finally, an analysis of this data is presented and interpreted.
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