Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1251
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II no 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Mestre Irene Cortesão e do Mestre Pedro Ferreira, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para o estágio profissionalizante, e de acordo com a prática vivenciada em sala de Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, com a finalidade de relacionar reflexivamente a prática com a teoria. Neste sentido, adotaram-se variados procedimentos para desenvolver o presente relatório, sendo eles a análise documental (de documentos definidos pelo Ministério da Educação e documentos definidos pela instituição); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo e registos de observação diários. Foram também realizadas comparações entre as duas valências, evidenciando semelhanças e diferenças observadas e vivenciadas e, refletiu-se também, acerca da transição de um contexto para o outro. Considera-se que esta experiência se tornou fundamental na aquisição de competências necessárias para a construção da profissionalização em contexto da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Alargaram-se os conhecimentos no sentido de uma prática reflexiva, indispensável ao crescimento pessoal e profissional, alicerce à futura prática docente.This report was done according to the Trainee I Curricular Units on Pre-School Teaching and Trainee II on Primary Teaching, for the Master degree in Pre-school and Primary School Teaching, under guidance of Master Irene Cortesão and Master Pedro Ferreira, from Paula Frassinetti School of Education. Considering the objectives defined for the professionalizing trainee, and according to practice in a Pre-school and Primary school classroom, some specific criteria were presented for its grounding, with the purpose of linking practice with theory. This way, several procedures were adopted to develop this report, such as document analysis (from documents established by the Ministry of Education and documents established by the institution); bibliographic research (complementing practice with theory); analysis and processing data of information collected on the field and daily observation records. It were also done comparisons between the two, highlighting similarities and differences observed and lived and, the transition between the two contexts was also an issue for the reflexion process. It is considered that this experience became fundamental in the acquisition of the necessary skills to the build the professionalization on a Pre-School and Primary School context. The knowledge was amplified in the sense of reflexive practice, essential to a personal and professional growth, foundation to a future as a teacher.
id RCAP_7580ffec1984b9d48a4135fb68881749
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitaçãoEnsino reflexivoDocente generalistaO presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II no 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Mestre Irene Cortesão e do Mestre Pedro Ferreira, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para o estágio profissionalizante, e de acordo com a prática vivenciada em sala de Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, com a finalidade de relacionar reflexivamente a prática com a teoria. Neste sentido, adotaram-se variados procedimentos para desenvolver o presente relatório, sendo eles a análise documental (de documentos definidos pelo Ministério da Educação e documentos definidos pela instituição); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo e registos de observação diários. Foram também realizadas comparações entre as duas valências, evidenciando semelhanças e diferenças observadas e vivenciadas e, refletiu-se também, acerca da transição de um contexto para o outro. Considera-se que esta experiência se tornou fundamental na aquisição de competências necessárias para a construção da profissionalização em contexto da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Alargaram-se os conhecimentos no sentido de uma prática reflexiva, indispensável ao crescimento pessoal e profissional, alicerce à futura prática docente.This report was done according to the Trainee I Curricular Units on Pre-School Teaching and Trainee II on Primary Teaching, for the Master degree in Pre-school and Primary School Teaching, under guidance of Master Irene Cortesão and Master Pedro Ferreira, from Paula Frassinetti School of Education. Considering the objectives defined for the professionalizing trainee, and according to practice in a Pre-school and Primary school classroom, some specific criteria were presented for its grounding, with the purpose of linking practice with theory. This way, several procedures were adopted to develop this report, such as document analysis (from documents established by the Ministry of Education and documents established by the institution); bibliographic research (complementing practice with theory); analysis and processing data of information collected on the field and daily observation records. It were also done comparisons between the two, highlighting similarities and differences observed and lived and, the transition between the two contexts was also an issue for the reflexion process. It is considered that this experience became fundamental in the acquisition of the necessary skills to the build the professionalization on a Pre-School and Primary School context. The knowledge was amplified in the sense of reflexive practice, essential to a personal and professional growth, foundation to a future as a teacher.2013-08-06T14:23:46Z2013-07-06T00:00:00Z2013-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1251porSilva, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:44.353554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação
title Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação
spellingShingle Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação
Silva, Sofia
Ensino reflexivo
Docente generalista
title_short Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação
title_full Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação
title_fullStr Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação
title_full_unstemmed Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação
title_sort Prática pedagógica de um profissional com dupla habilitação
author Silva, Sofia
author_facet Silva, Sofia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino reflexivo
Docente generalista
topic Ensino reflexivo
Docente generalista
description O presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II no 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Mestre Irene Cortesão e do Mestre Pedro Ferreira, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para o estágio profissionalizante, e de acordo com a prática vivenciada em sala de Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, com a finalidade de relacionar reflexivamente a prática com a teoria. Neste sentido, adotaram-se variados procedimentos para desenvolver o presente relatório, sendo eles a análise documental (de documentos definidos pelo Ministério da Educação e documentos definidos pela instituição); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo e registos de observação diários. Foram também realizadas comparações entre as duas valências, evidenciando semelhanças e diferenças observadas e vivenciadas e, refletiu-se também, acerca da transição de um contexto para o outro. Considera-se que esta experiência se tornou fundamental na aquisição de competências necessárias para a construção da profissionalização em contexto da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Alargaram-se os conhecimentos no sentido de uma prática reflexiva, indispensável ao crescimento pessoal e profissional, alicerce à futura prática docente.This report was done according to the Trainee I Curricular Units on Pre-School Teaching and Trainee II on Primary Teaching, for the Master degree in Pre-school and Primary School Teaching, under guidance of Master Irene Cortesão and Master Pedro Ferreira, from Paula Frassinetti School of Education. Considering the objectives defined for the professionalizing trainee, and according to practice in a Pre-school and Primary school classroom, some specific criteria were presented for its grounding, with the purpose of linking practice with theory. This way, several procedures were adopted to develop this report, such as document analysis (from documents established by the Ministry of Education and documents established by the institution); bibliographic research (complementing practice with theory); analysis and processing data of information collected on the field and daily observation records. It were also done comparisons between the two, highlighting similarities and differences observed and lived and, the transition between the two contexts was also an issue for the reflexion process. It is considered that this experience became fundamental in the acquisition of the necessary skills to the build the professionalization on a Pre-School and Primary School context. The knowledge was amplified in the sense of reflexive practice, essential to a personal and professional growth, foundation to a future as a teacher.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-06T14:23:46Z
2013-07-06T00:00:00Z
2013-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1251
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620974788608