Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Diana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1312
Resumo: As alterações legislativas de 2007, ao regime de habilitação para a docência, vieram alargar os domínios de habilitação generalista, passando a compreender a habilitação conjunta para o 1º ciclo e 2º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório expõe uma descrição sobre o processo de desenvolvimento pessoal e profissional experienciado, enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, ao longo dos estágios realizados nas duas valências. No sentido de produzir conhecimento sobre a intervenção educativa, assente numa prática reflexiva, considerada fundamental para o exercício e desenvolvimento da profissionalidade. Para tal, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, referente aos participantes do estudo, composto por vinte e quatro alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e vinte do 2º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório é colocado em evidência o desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária em ambas as valências, tendo em conta uma descrição detalhada da intervenção educativa nos dois contextos e, consequente, reflexão. Ser professor, hodiernamente, não é uma tarefa fácil. Para a dar resposta às novas necessidades da sociedade, o professor deve procurar diversificar as suas práticas de ensino, organizar ambientes de aprendizagem motivadores e estimulantes, conhecer as diferentes inteligências dos seus alunos e saber tirar partido delas, promovendo aprendizagens significativas. O professor tem a responsabilidade de desenvolver o potencial criativo de cada aluno e de apoiar o desenvolvimento de cidadãos críticos e participativos. O professor deve ter cada vez mais um caráter dinâmico, reflexivo, complexo e transdisciplinar. ABSTRACT Legislative changes in 2007, the regime's license for teaching, came to extend the areas of generalist qualification, going to understand the joint qualification for the 1st cycle and 2nd cycle of basic education. This report presents a description of the process of personal and professional development experienced as a student of the Master in Teaching 1st and 2nd cycle of basic education over the internships in both valences. In order to produce knowledge about the educational intervention, based on reflective practice, considered fundamental for the exercise and development of professionalism. To this end, we opted for a qualitative study, referring to the study participants, composed of twenty four students of the 1st cycle of basic education and twenty of the 2nd cycle of basic education. Throughout the report is placed in evidence the professional and personal development of the trainee in both valences, given a detailed description of the educational intervention in both contexts and the consequent reflection. Being a teacher, in our times, is not an easy task. To meet the changing needs of society, the teacher should seek to diversify their teaching practices, organize learning environments motivating and stimulating to know the different intelligences of your students and know how to take advantage of them, promoting meaningful learning. The teacher has the responsibility to develop the creative potential of each student and support the development of critical citizens and participatory. The teacher should have an increasingly dynamic character, reflective, complex and transdisciplinary.ESEPF17
id RCAP_a98e8bc4936cdaa72bdec658657371c7
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaCriatividadeProfessor reflexivoAs alterações legislativas de 2007, ao regime de habilitação para a docência, vieram alargar os domínios de habilitação generalista, passando a compreender a habilitação conjunta para o 1º ciclo e 2º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório expõe uma descrição sobre o processo de desenvolvimento pessoal e profissional experienciado, enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, ao longo dos estágios realizados nas duas valências. No sentido de produzir conhecimento sobre a intervenção educativa, assente numa prática reflexiva, considerada fundamental para o exercício e desenvolvimento da profissionalidade. Para tal, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, referente aos participantes do estudo, composto por vinte e quatro alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e vinte do 2º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório é colocado em evidência o desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária em ambas as valências, tendo em conta uma descrição detalhada da intervenção educativa nos dois contextos e, consequente, reflexão. Ser professor, hodiernamente, não é uma tarefa fácil. Para a dar resposta às novas necessidades da sociedade, o professor deve procurar diversificar as suas práticas de ensino, organizar ambientes de aprendizagem motivadores e estimulantes, conhecer as diferentes inteligências dos seus alunos e saber tirar partido delas, promovendo aprendizagens significativas. O professor tem a responsabilidade de desenvolver o potencial criativo de cada aluno e de apoiar o desenvolvimento de cidadãos críticos e participativos. O professor deve ter cada vez mais um caráter dinâmico, reflexivo, complexo e transdisciplinar. ABSTRACT Legislative changes in 2007, the regime's license for teaching, came to extend the areas of generalist qualification, going to understand the joint qualification for the 1st cycle and 2nd cycle of basic education. This report presents a description of the process of personal and professional development experienced as a student of the Master in Teaching 1st and 2nd cycle of basic education over the internships in both valences. In order to produce knowledge about the educational intervention, based on reflective practice, considered fundamental for the exercise and development of professionalism. To this end, we opted for a qualitative study, referring to the study participants, composed of twenty four students of the 1st cycle of basic education and twenty of the 2nd cycle of basic education. Throughout the report is placed in evidence the professional and personal development of the trainee in both valences, given a detailed description of the educational intervention in both contexts and the consequent reflection. Being a teacher, in our times, is not an easy task. To meet the changing needs of society, the teacher should seek to diversify their teaching practices, organize learning environments motivating and stimulating to know the different intelligences of your students and know how to take advantage of them, promoting meaningful learning. The teacher has the responsibility to develop the creative potential of each student and support the development of critical citizens and participatory. The teacher should have an increasingly dynamic character, reflective, complex and transdisciplinary.ESEPF172013-11-18T11:45:41Z2013-07-09T00:00:00Z2013-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1312TID:201908913porGarcia, Dianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:45Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:47.382507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico
title Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico
spellingShingle Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico
Garcia, Diana
1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Criatividade
Professor reflexivo
title_short Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico
title_full Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico
title_fullStr Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico
title_full_unstemmed Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico
title_sort Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico
author Garcia, Diana
author_facet Garcia, Diana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Diana
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Criatividade
Professor reflexivo
topic 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Criatividade
Professor reflexivo
description As alterações legislativas de 2007, ao regime de habilitação para a docência, vieram alargar os domínios de habilitação generalista, passando a compreender a habilitação conjunta para o 1º ciclo e 2º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório expõe uma descrição sobre o processo de desenvolvimento pessoal e profissional experienciado, enquanto estudante do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, ao longo dos estágios realizados nas duas valências. No sentido de produzir conhecimento sobre a intervenção educativa, assente numa prática reflexiva, considerada fundamental para o exercício e desenvolvimento da profissionalidade. Para tal, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, referente aos participantes do estudo, composto por vinte e quatro alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e vinte do 2º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do relatório é colocado em evidência o desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária em ambas as valências, tendo em conta uma descrição detalhada da intervenção educativa nos dois contextos e, consequente, reflexão. Ser professor, hodiernamente, não é uma tarefa fácil. Para a dar resposta às novas necessidades da sociedade, o professor deve procurar diversificar as suas práticas de ensino, organizar ambientes de aprendizagem motivadores e estimulantes, conhecer as diferentes inteligências dos seus alunos e saber tirar partido delas, promovendo aprendizagens significativas. O professor tem a responsabilidade de desenvolver o potencial criativo de cada aluno e de apoiar o desenvolvimento de cidadãos críticos e participativos. O professor deve ter cada vez mais um caráter dinâmico, reflexivo, complexo e transdisciplinar. ABSTRACT Legislative changes in 2007, the regime's license for teaching, came to extend the areas of generalist qualification, going to understand the joint qualification for the 1st cycle and 2nd cycle of basic education. This report presents a description of the process of personal and professional development experienced as a student of the Master in Teaching 1st and 2nd cycle of basic education over the internships in both valences. In order to produce knowledge about the educational intervention, based on reflective practice, considered fundamental for the exercise and development of professionalism. To this end, we opted for a qualitative study, referring to the study participants, composed of twenty four students of the 1st cycle of basic education and twenty of the 2nd cycle of basic education. Throughout the report is placed in evidence the professional and personal development of the trainee in both valences, given a detailed description of the educational intervention in both contexts and the consequent reflection. Being a teacher, in our times, is not an easy task. To meet the changing needs of society, the teacher should seek to diversify their teaching practices, organize learning environments motivating and stimulating to know the different intelligences of your students and know how to take advantage of them, promoting meaningful learning. The teacher has the responsibility to develop the creative potential of each student and support the development of critical citizens and participatory. The teacher should have an increasingly dynamic character, reflective, complex and transdisciplinary.ESEPF17
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-18T11:45:41Z
2013-07-09T00:00:00Z
2013-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1312
TID:201908913
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1312
identifier_str_mv TID:201908913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621917458432