Educar para os valores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4114 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010 |
id |
RCAP_463a176a364c901a75e6db2903c87efd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4114 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar para os valoresEnsino da filosofia - PortugalValores (Filosofia)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Filosofia. O estágio decorreu na Escola E.B.2,3/ S. Dr. Azevedo Neves, tendo início no ano lectivo de 2008, terminando em 2010. O estágio decorreu sob a orientação da Professora Cooperante Teresa Ximenez. Foram leccionadas aulas tanto ao 10º como ao 11º ano de escolaridade, com uma maior incidência na turma 11.1. O Relatório da prática de ensino supervisionada compreende: uma introdução; um primeiro capítulo destinado ao enquadramento da unidade no currículo escolar, tendo por base, os conhecimentos de referência, bem como, o contexto mais geral da sociedade actual; um segundo capítulo debruçando-se sobre a descrição das características essenciais dos alunos da turma e do seu envolvimento escolar; a análise da aplicação de um teste de diagnóstico que permitiu uma maior consolidação da descrição dos alunos; uma realização de considerações sobre os principais temas abordados no teste diagnóstico. O terceiro capítulo destina-se à descrição sumária das aulas realizadas. A quarta parte destina-se à análise das entrevistas realizadas aos encarregados de educação. A reflexão final ocupará o capítulo V; e por fim, uma última parte destinada a conclusões finais e eventuais implicações que devam ser tidas em consideração. Teremos ainda em conta, os anexos envolvidos no trabalho escolar. Por último, as referências bibliográficas. Procurámos ao longo deste relatório fundamentar as razões que estão na base da exclusão social, bem como, do insucesso escolar. A fundamentação filosófica foi fundamental, para a concretização do nosso objectivo ao defendermos a tese da importância da educação para os valores.The present report was written under the scope of a master degree in philosophy teaching. The training process took place in the basic and secondary School Dr. Azevedo, grades 5 to 12, starting in the academic year of 2008, and finishing in the year of 2010. The entire training process was performed under the directorate of the collaborator teacher Teresa Ximenez. Several lessons were taught to both 10º and 11º grades, particularly to the school class 11.1. The supervised teaching traineeship report comprises: an introduction section; a first chapter containing guidelines of the unity in the academic year, based on reference knowledge, as well as, the broader context of our current society; a second chapter describing essential characters of the students enrolled in the classes and their school involvement; an analysis of the application of a diagnosis test which allowed to build a more solid description of the students; a realization of considerations about the main issues addressed in the diagnosis test. The third chapter presents a brief discussion about the lessons taught. The fourth part of the current report, addresses the analysis of the interviews carried individually with a number of parents. Final thoughts take place in the fifth chapter; and thus, an ultimate part is meant to final conclusions and occasional implications to be brought. We will be also considering those annexes engaged in the school assignments. At the end, remain the bibliographic references. In the present report we intended to fundament those reasons that underpin social exclusion, as well as, the phenomenon of school failure. A philosophical grounding was fundamental to achieve our goals while standing for the argument of educating for moral values.Santos, Leonel Ribeiro dos, 1947-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Ana Cristina Ramos2011-09-15T12:01:25Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:50.584869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para os valores |
title |
Educar para os valores |
spellingShingle |
Educar para os valores Gomes, Ana Cristina Ramos Ensino da filosofia - Portugal Valores (Filosofia) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010 |
title_short |
Educar para os valores |
title_full |
Educar para os valores |
title_fullStr |
Educar para os valores |
title_full_unstemmed |
Educar para os valores |
title_sort |
Educar para os valores |
author |
Gomes, Ana Cristina Ramos |
author_facet |
Gomes, Ana Cristina Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Leonel Ribeiro dos, 1947- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Cristina Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da filosofia - Portugal Valores (Filosofia) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010 |
topic |
Ensino da filosofia - Portugal Valores (Filosofia) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2010 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-09-15T12:01:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4114 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134183914733568 |