Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Pereira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3896
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010
id RCAP_e66dc2712b87bb486b45399b39dc88e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3896
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didácticaFilosofia - Estudo e ensinoValores (Filosofia)Ensino secundárioRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010Neste relatório pode encontrar-se uma proposta de abordagem filosóficodidáctica sobre a unidade curricular do Programa de Filosofia1 – A acção humana e os valores. As aulas leccionadas e relatadas no presente documento, bem como a sua fundamentação, incidem sobre três grandes temas filosóficos: o problema da liberdade, a questão dos valores e da valoração e, por fim, a temática da responsabilidade ecológica. Cada um dos temas referidos é de uma amplitude enorme pelo que não houve intenção de abordá-los de forma exaustiva. Além disso, a proposta dirige-se ao ensino secundário. Desta forma, teve de efectuar-se uma adaptação dos conteúdos ao nível de ensino a que se dirigiam. Apresenta-se, também, uma reflexão sobre temáticas pedagógicas importantes na formação docente. Esta reflexão baseia-se, fundamentalmente, no estudo de alguns filósofos que se dedicaram à pedagogia e à didáctica. Destes autores retiraram-se ideias e conceitos importantes para a concepção do que significa, e do que implica, ser professora de Filosofia. Reconhecendo que a experiência é a maior aliada da actividade docente, sabe-se que a proposta que se faz é, de alguma forma, provisória, na medida em que a sua aplicabilidade não poderia deixar de se modificar ao longo do tempo. Ainda assim, tendo como crença básica a ideia de que a educação é um dos principais motores de transformação social e acreditando que um mundo melhor é possível, o Mestrado em Ensino de Filosofia revelou-se um óptimo meio de iniciação para quem se quer dedicar à nobre actividade de ensinar.Resumen: En este relatório se puede encontrar una propuesta de abordaje filosóficodidáctico sobre la unidad curricular del Programa de Filosofía2 – La acción humana e los valores. Las clases dadas y relatadas en este documento, así como su fundamentación, inciden sobre tres grandes temas filosóficos: el problema de la libertad, la cuestión de los valores y de la valoración y, por fin, la temática de la responsabilidad ecológica. Cada uno de los temas referidos es de una amplitud enorme, por lo cual no hubo intención de hacer un abordaje exhaustivo. Además, la propuesta se dirige a la enseñanza secundaria. Así, se tuvo que realizar una adaptación de los contenidos al nivel de enseñanza al que se dirigen. Se presenta, también, una reflexión sobre temáticas pedagógicas importantes en la formación docente. Esta reflexión se basa, fundamentalmente, en el estudio de algunos filósofos que se dedicaron a la pedagogía y a la didáctica. De estos autores se extrajeron ideas y conceptos importantes para la concepción de lo que significa, y de lo que implica, ser profesora de Filosofía. Reconociendo que la experiencia es la mayor aliada de la actividad docente, se sabe que la propuesta hecha es, de alguna forma, provisoria, ya que su aplicabilidad no podría dejar de cambiarse con el tiempo. Aún así, teniendo como creencia básica la idea de que la educación es uno de los principales motores de transformación social y creyendo que un mundo mejor es posible, el Master en Enseñanza de la Filosofía demostró ser un óptimo medio de iniciación para quien quiere dedicarse a la noble actividad de enseñar.Assunção, Maria Cristina Beckert de,1956-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Maria Pereira de2011-08-09T15:41:03Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.ms-powerpointapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:40.592310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica
title Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica
spellingShingle Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica
Almeida, Maria Pereira de
Filosofia - Estudo e ensino
Valores (Filosofia)
Ensino secundário
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
title_short Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica
title_full Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica
title_fullStr Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica
title_full_unstemmed Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica
title_sort Acção humana e valores: uma abordagem filosófico-didáctica
author Almeida, Maria Pereira de
author_facet Almeida, Maria Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assunção, Maria Cristina Beckert de,1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
Valores (Filosofia)
Ensino secundário
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
topic Filosofia - Estudo e ensino
Valores (Filosofia)
Ensino secundário
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia, Universidade de Lisboa, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-08-09T15:41:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3896
url http://hdl.handle.net/10451/3896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.ms-powerpoint
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.ms-powerpoint
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134181998985216