O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3892
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia para o Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2010
id RCAP_59b3345c185dcb7020a9a20219fa8933
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da induçãoFilosofia - Estudo e ensinoRaciocínio indutivoRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia para o Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2010Este relatório é composto por dois capítulos. O primeiro, de carácter mais científico e filosófico, aborda a temática inserida no Programa de Filosofia do 10º e 11º Anos de Escolaridade relativa à Unidade IV – Estatuto do Conhecimento Científico. Nele se pretende demonstrar a actualidade, relevância e pertinência da abordagem às questões epistemológicas em termos de aprendizagem no Ensino Secundário. Para o efeito, apresenta-se um curto desenvolvimento cronológico, sob diferentes perspectivas filosóficas, quanto à problemática da indução. O capítulo seguinte tem um carácter mais didáctico e pedagógico, centrando-se no relato das actividades lectivas no decurso da Prática de Ensino Supervisionado que realizámos na Escola Secundária Eça de Queirós, com uma turma do 11º Ano de Escolaridade. Nele se apresentam e discutem as actividades de planeamento, os objectivos pedagógicos e científicos, as estratégias, as formas de avaliação adoptadas, bem como os resultados alcançados pela nossa prática lectiva, seguida de uma reflexão pessoal e críticaABSTRACT: This report consists of two chapters. The first of a more scientific and philosophical talk, presents an approach to the Philosophy Program of the 10th and 11th Years of Schooling, manly the IVth Unit - Status of Scientific Knowledge. Therein we intend to demonstrate the actuality, relevance and pertinence of the approach to epistemological issues and its learning in the secondary education. To this purpose, we present a short chronological development under different philosophical perspectives, to the problem of induction. The second chapter presents a more didactic and teaching approach to the educational activities themselves during the Supervised Practice Teaching in Eça de Queirós Secondary School, with a group of 11th grade. Here are presented and discussed the planning activities, educational and scientific objectives, strategies, forms of assessment undertaken, and the results achieved by our teaching practice, followed by a personal reflection and critic.Graça, Adriana Silva,1960-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de2011-08-09T12:15:15Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-powerpointapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:40.390158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
title O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
spellingShingle O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de
Filosofia - Estudo e ensino
Raciocínio indutivo
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
title_short O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
title_full O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
title_fullStr O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
title_full_unstemmed O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
title_sort O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
author Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de
author_facet Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Adriana Silva,1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
Raciocínio indutivo
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
topic Filosofia - Estudo e ensino
Raciocínio indutivo
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia para o Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-08-09T12:15:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3892
url http://hdl.handle.net/10451/3892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
application/pdf
application/pdf
application/vnd.ms-excel
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.ms-powerpoint
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134181992693760