A transferência de conhecimento entre a universidade e a empresa: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luís Miguel Mourão dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7824
Resumo: Independentemente da área de atuação da empresa, a inovação é um componente primordial na competitividade e, consequentemente, uma alavanca para subsistência da empresa no mercado. Das fontes originárias de conhecimento, as universidades, são aquelas que se podem evidenciar como uma importante fonte de pesquisa para o tecido empresarial. Nos últimos anos, o paradigma de universidade tem, por influência diversos fatores, vindo a ser alterado, esta transformação resulta, em grande medida, da exigência natural da sociedade atual que exige um papel mais interventivo da universidade no desenvolvimento económico e social. Para procurar dar resposta ao apelo da sociedade torna-se essencial a implementação de uma interação simbiótica entre a universidade e os atores socioeconómicos, mas concretamente, entre a universidade e o tecido empresarial. A cooperação entre universidades e empresas representa um desígnio europeu na promoção de pesquisa e desenvolvimento científicos. Este estudo visa a apresentação de uma caso de estudo em que a construção de pontes entre as IES e o mundo empresarial no processo de transferência de conhecimento se apresentou como vital e diferenciador no processo em causa. Na sequência da realização de um estudo descritivo suportado por um caso concreto em que se verificou uma aplicação real e efetiva de transferência de conhecimento, através de um projeto em co promoção, tendo por base a implementação de conhecimento originário de um contexto científico para o mundo empresarial, foi possível verificar a importância que o conhecimento pode aportar para o contexto económico e, de que forma pode ser encarado como garante de uma vantagem competitiva. Procurou-se fazer a ligação entre a revisão da literatura e esta análise de estudo descritivo.
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