CONHECENDO AS BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2672 |
Resumo: | A gestão do conhecimento vem se tornando primordial para atingir vantagem competitiva nas organizações. Esta gestão é indispensável pois com a multinacionalização nos negócios, o desenvolvimento tecnológico, a aproximação dos gostos, as expectativas, os padrões de qualidade nas empresas que operam globalmente, trocando bens e serviços se faz necessário gestores com conduta empreendedora baseada em princípios éticos, postura versátil e que, principalmente, tenha como foco que o conhecimento é o capital intelectual que traz a inovação. Considerar as práticas da GC e as novas tecnologias da informação e comunicação na contemporaneidade requer, antes de quaisquer ações, o entendimento de conceitos e a definição da necessidade para as organizações conseguirem apreender que o conhecimento a ser gerido está nas pessoas que ali trabalham e que o gestor desempenha papel essencial para capturar o conhecimento tácito e explicito que cada um traz consigo devido aos seus estudos, vivências e interações com as pessoas em seu entorno. Para tanto, é preciso muita habilidade do administrador, a fim de possibilitar que os mesmos se aventurem por terrenos desconhecidos, contentando - se a seguir o caminho que lhe foi transmitido como seguro favorecendo a captura do conhecimento. |
id |
UNICESU-1_e8d66eac19ddc8ea79e9e5938e1f0a14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2672 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
CONHECENDO AS BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTOGestão do conhecimentoOrganizaçõesVantagem competitivaA gestão do conhecimento vem se tornando primordial para atingir vantagem competitiva nas organizações. Esta gestão é indispensável pois com a multinacionalização nos negócios, o desenvolvimento tecnológico, a aproximação dos gostos, as expectativas, os padrões de qualidade nas empresas que operam globalmente, trocando bens e serviços se faz necessário gestores com conduta empreendedora baseada em princípios éticos, postura versátil e que, principalmente, tenha como foco que o conhecimento é o capital intelectual que traz a inovação. Considerar as práticas da GC e as novas tecnologias da informação e comunicação na contemporaneidade requer, antes de quaisquer ações, o entendimento de conceitos e a definição da necessidade para as organizações conseguirem apreender que o conhecimento a ser gerido está nas pessoas que ali trabalham e que o gestor desempenha papel essencial para capturar o conhecimento tácito e explicito que cada um traz consigo devido aos seus estudos, vivências e interações com as pessoas em seu entorno. Para tanto, é preciso muita habilidade do administrador, a fim de possibilitar que os mesmos se aventurem por terrenos desconhecidos, contentando - se a seguir o caminho que lhe foi transmitido como seguro favorecendo a captura do conhecimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-12T17:21:15Z2019-11-12T17:21:15Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2672porCANATO, Maria Luisa GarciaGALLO, Andréia dos SantosCANATO, Carlos Cezarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:47:21Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2672Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:47:21Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECENDO AS BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO |
title |
CONHECENDO AS BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO |
spellingShingle |
CONHECENDO AS BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO CANATO, Maria Luisa Garcia Gestão do conhecimento Organizações Vantagem competitiva |
title_short |
CONHECENDO AS BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO |
title_full |
CONHECENDO AS BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO |
title_fullStr |
CONHECENDO AS BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
CONHECENDO AS BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO |
title_sort |
CONHECENDO AS BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO |
author |
CANATO, Maria Luisa Garcia |
author_facet |
CANATO, Maria Luisa Garcia GALLO, Andréia dos Santos CANATO, Carlos Cezar |
author_role |
author |
author2 |
GALLO, Andréia dos Santos CANATO, Carlos Cezar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CANATO, Maria Luisa Garcia GALLO, Andréia dos Santos CANATO, Carlos Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Organizações Vantagem competitiva |
topic |
Gestão do conhecimento Organizações Vantagem competitiva |
description |
A gestão do conhecimento vem se tornando primordial para atingir vantagem competitiva nas organizações. Esta gestão é indispensável pois com a multinacionalização nos negócios, o desenvolvimento tecnológico, a aproximação dos gostos, as expectativas, os padrões de qualidade nas empresas que operam globalmente, trocando bens e serviços se faz necessário gestores com conduta empreendedora baseada em princípios éticos, postura versátil e que, principalmente, tenha como foco que o conhecimento é o capital intelectual que traz a inovação. Considerar as práticas da GC e as novas tecnologias da informação e comunicação na contemporaneidade requer, antes de quaisquer ações, o entendimento de conceitos e a definição da necessidade para as organizações conseguirem apreender que o conhecimento a ser gerido está nas pessoas que ali trabalham e que o gestor desempenha papel essencial para capturar o conhecimento tácito e explicito que cada um traz consigo devido aos seus estudos, vivências e interações com as pessoas em seu entorno. Para tanto, é preciso muita habilidade do administrador, a fim de possibilitar que os mesmos se aventurem por terrenos desconhecidos, contentando - se a seguir o caminho que lhe foi transmitido como seguro favorecendo a captura do conhecimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-12T17:21:15Z 2019-11-12T17:21:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2672 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098724982784000 |