Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Fábio Miguel Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21443
Resumo: A presente tese de mestrado é um projeto-empresa cujo objetivo é desenvolver um plano de marketing para um serviço de subscrição de "smartphones" da Worten, empresa de retalho eletrónico do grupo Sonae. A Worten foi criada em 1996, talhando caminho até à liderança do seu mercado de atuação, posição que ocupa há já vários anos. A empresa tem como compromisso fazer chegar aos seus clientes as melhores soluções de tecnologia ao melhor preço. Com a sua posição firmada no mercado de eletrónica, a Worten procura novas formas de satisfazer as necessidades dos seus clientes, sendo os serviços uma das maiores avenidas de crescimento da companhia. Com a criação do serviço de subscrição de "smartphones", a Worten pretende ganhar quota num mercado que já lidera e, acima de tudo, introduzir um modelo de negócio que represente uma novidade no retalho de produtos eletrónicos e introduzir uma proposta de valor que seja realmente valorizada pelo consumidor. Esta tese propõe o desenvolvimento de um plano de marketing para este novo serviço que esteja o mais próximo da realidade possível, analisando o contexto externo e interno da Worten, a sua concorrência, assim como a proposta de implementação do mesmo. O processo de implementação proposto passa pelo desenvolvimento de ações estratégicas inerentes ao serviço, bem como o plano operacional, de forma a que o serviço ganhe preponderância no mercado nacional de eletrónica de consumo. De forma a compreender as características dos consumidores de eletrónica de consumo, será levado a cabo um estudo deste mercado.
id RCAP_4672060c89b47494b112f439ad5bc694
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicosPlano de marketingServiçosSubscriçãoRetalho eletrónicoProduto como um serviçoWortenMarketing planServicesSubscriptionElectronic retailProduct as a serviceA presente tese de mestrado é um projeto-empresa cujo objetivo é desenvolver um plano de marketing para um serviço de subscrição de "smartphones" da Worten, empresa de retalho eletrónico do grupo Sonae. A Worten foi criada em 1996, talhando caminho até à liderança do seu mercado de atuação, posição que ocupa há já vários anos. A empresa tem como compromisso fazer chegar aos seus clientes as melhores soluções de tecnologia ao melhor preço. Com a sua posição firmada no mercado de eletrónica, a Worten procura novas formas de satisfazer as necessidades dos seus clientes, sendo os serviços uma das maiores avenidas de crescimento da companhia. Com a criação do serviço de subscrição de "smartphones", a Worten pretende ganhar quota num mercado que já lidera e, acima de tudo, introduzir um modelo de negócio que represente uma novidade no retalho de produtos eletrónicos e introduzir uma proposta de valor que seja realmente valorizada pelo consumidor. Esta tese propõe o desenvolvimento de um plano de marketing para este novo serviço que esteja o mais próximo da realidade possível, analisando o contexto externo e interno da Worten, a sua concorrência, assim como a proposta de implementação do mesmo. O processo de implementação proposto passa pelo desenvolvimento de ações estratégicas inerentes ao serviço, bem como o plano operacional, de forma a que o serviço ganhe preponderância no mercado nacional de eletrónica de consumo. De forma a compreender as características dos consumidores de eletrónica de consumo, será levado a cabo um estudo deste mercado.This master's thesis is a project-company with the objective of developing a marketing plan for the new smartphone subscription service of Worten, an electronic retail company of the Sonae group. Worten was created in 1996 and since then it has been leading the way in its market, a position it has held for several years. The company is committed to providing its customers with the best technology solutions at the best price. With its position established in the consumer electronics market, Worten has been looking for new ways to satisfy the needs of its customers, with services being one of the company's biggest growth avenues. With the creation of the smartphone subscription service, Worten intends to gain market share in a market it already leads and, above all, to introduce a business model that is an absolute novelty in the retail of electronic products and to introduce a value proposal that is truly valued by the consumer. This thesis proposes the development of a marketing plan for this new service that is as close to reality as possible, analyzing the external and internal context of Worten, its competition, as well as the proposal for its implementation. The proposed implementation process involves the development of all the strategic actions inherent to the service, as well as the operational plan, so that the service gains preponderance in the national consumer electronics market. In order to understand the characteristics of consumers of consumer electronics, a study of this market will be carried out.2021-01-21T13:51:26Z2020-11-27T00:00:00Z2020-11-272020-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21443TID:202571262porPinto, Fábio Miguel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:48.532397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos
title Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos
spellingShingle Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos
Pinto, Fábio Miguel Rodrigues
Plano de marketing
Serviços
Subscrição
Retalho eletrónico
Produto como um serviço
Worten
Marketing plan
Services
Subscription
Electronic retail
Product as a service
title_short Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos
title_full Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos
title_fullStr Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos
title_full_unstemmed Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos
title_sort Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos
author Pinto, Fábio Miguel Rodrigues
author_facet Pinto, Fábio Miguel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Fábio Miguel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Serviços
Subscrição
Retalho eletrónico
Produto como um serviço
Worten
Marketing plan
Services
Subscription
Electronic retail
Product as a service
topic Plano de marketing
Serviços
Subscrição
Retalho eletrónico
Produto como um serviço
Worten
Marketing plan
Services
Subscription
Electronic retail
Product as a service
description A presente tese de mestrado é um projeto-empresa cujo objetivo é desenvolver um plano de marketing para um serviço de subscrição de "smartphones" da Worten, empresa de retalho eletrónico do grupo Sonae. A Worten foi criada em 1996, talhando caminho até à liderança do seu mercado de atuação, posição que ocupa há já vários anos. A empresa tem como compromisso fazer chegar aos seus clientes as melhores soluções de tecnologia ao melhor preço. Com a sua posição firmada no mercado de eletrónica, a Worten procura novas formas de satisfazer as necessidades dos seus clientes, sendo os serviços uma das maiores avenidas de crescimento da companhia. Com a criação do serviço de subscrição de "smartphones", a Worten pretende ganhar quota num mercado que já lidera e, acima de tudo, introduzir um modelo de negócio que represente uma novidade no retalho de produtos eletrónicos e introduzir uma proposta de valor que seja realmente valorizada pelo consumidor. Esta tese propõe o desenvolvimento de um plano de marketing para este novo serviço que esteja o mais próximo da realidade possível, analisando o contexto externo e interno da Worten, a sua concorrência, assim como a proposta de implementação do mesmo. O processo de implementação proposto passa pelo desenvolvimento de ações estratégicas inerentes ao serviço, bem como o plano operacional, de forma a que o serviço ganhe preponderância no mercado nacional de eletrónica de consumo. De forma a compreender as características dos consumidores de eletrónica de consumo, será levado a cabo um estudo deste mercado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27T00:00:00Z
2020-11-27
2020-09
2021-01-21T13:51:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21443
TID:202571262
url http://hdl.handle.net/10071/21443
identifier_str_mv TID:202571262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134779108491264