Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21443 |
Resumo: | A presente tese de mestrado é um projeto-empresa cujo objetivo é desenvolver um plano de marketing para um serviço de subscrição de "smartphones" da Worten, empresa de retalho eletrónico do grupo Sonae. A Worten foi criada em 1996, talhando caminho até à liderança do seu mercado de atuação, posição que ocupa há já vários anos. A empresa tem como compromisso fazer chegar aos seus clientes as melhores soluções de tecnologia ao melhor preço. Com a sua posição firmada no mercado de eletrónica, a Worten procura novas formas de satisfazer as necessidades dos seus clientes, sendo os serviços uma das maiores avenidas de crescimento da companhia. Com a criação do serviço de subscrição de "smartphones", a Worten pretende ganhar quota num mercado que já lidera e, acima de tudo, introduzir um modelo de negócio que represente uma novidade no retalho de produtos eletrónicos e introduzir uma proposta de valor que seja realmente valorizada pelo consumidor. Esta tese propõe o desenvolvimento de um plano de marketing para este novo serviço que esteja o mais próximo da realidade possível, analisando o contexto externo e interno da Worten, a sua concorrência, assim como a proposta de implementação do mesmo. O processo de implementação proposto passa pelo desenvolvimento de ações estratégicas inerentes ao serviço, bem como o plano operacional, de forma a que o serviço ganhe preponderância no mercado nacional de eletrónica de consumo. De forma a compreender as características dos consumidores de eletrónica de consumo, será levado a cabo um estudo deste mercado. |
id |
RCAP_4672060c89b47494b112f439ad5bc694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21443 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicosPlano de marketingServiçosSubscriçãoRetalho eletrónicoProduto como um serviçoWortenMarketing planServicesSubscriptionElectronic retailProduct as a serviceA presente tese de mestrado é um projeto-empresa cujo objetivo é desenvolver um plano de marketing para um serviço de subscrição de "smartphones" da Worten, empresa de retalho eletrónico do grupo Sonae. A Worten foi criada em 1996, talhando caminho até à liderança do seu mercado de atuação, posição que ocupa há já vários anos. A empresa tem como compromisso fazer chegar aos seus clientes as melhores soluções de tecnologia ao melhor preço. Com a sua posição firmada no mercado de eletrónica, a Worten procura novas formas de satisfazer as necessidades dos seus clientes, sendo os serviços uma das maiores avenidas de crescimento da companhia. Com a criação do serviço de subscrição de "smartphones", a Worten pretende ganhar quota num mercado que já lidera e, acima de tudo, introduzir um modelo de negócio que represente uma novidade no retalho de produtos eletrónicos e introduzir uma proposta de valor que seja realmente valorizada pelo consumidor. Esta tese propõe o desenvolvimento de um plano de marketing para este novo serviço que esteja o mais próximo da realidade possível, analisando o contexto externo e interno da Worten, a sua concorrência, assim como a proposta de implementação do mesmo. O processo de implementação proposto passa pelo desenvolvimento de ações estratégicas inerentes ao serviço, bem como o plano operacional, de forma a que o serviço ganhe preponderância no mercado nacional de eletrónica de consumo. De forma a compreender as características dos consumidores de eletrónica de consumo, será levado a cabo um estudo deste mercado.This master's thesis is a project-company with the objective of developing a marketing plan for the new smartphone subscription service of Worten, an electronic retail company of the Sonae group. Worten was created in 1996 and since then it has been leading the way in its market, a position it has held for several years. The company is committed to providing its customers with the best technology solutions at the best price. With its position established in the consumer electronics market, Worten has been looking for new ways to satisfy the needs of its customers, with services being one of the company's biggest growth avenues. With the creation of the smartphone subscription service, Worten intends to gain market share in a market it already leads and, above all, to introduce a business model that is an absolute novelty in the retail of electronic products and to introduce a value proposal that is truly valued by the consumer. This thesis proposes the development of a marketing plan for this new service that is as close to reality as possible, analyzing the external and internal context of Worten, its competition, as well as the proposal for its implementation. The proposed implementation process involves the development of all the strategic actions inherent to the service, as well as the operational plan, so that the service gains preponderance in the national consumer electronics market. In order to understand the characteristics of consumers of consumer electronics, a study of this market will be carried out.2021-01-21T13:51:26Z2020-11-27T00:00:00Z2020-11-272020-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21443TID:202571262porPinto, Fábio Miguel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:48.532397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos |
title |
Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos |
spellingShingle |
Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos Pinto, Fábio Miguel Rodrigues Plano de marketing Serviços Subscrição Retalho eletrónico Produto como um serviço Worten Marketing plan Services Subscription Electronic retail Product as a service |
title_short |
Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos |
title_full |
Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos |
title_fullStr |
Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos |
title_sort |
Plano de marketing de um serviço de subscrição de produtos eletrónicos |
author |
Pinto, Fábio Miguel Rodrigues |
author_facet |
Pinto, Fábio Miguel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Fábio Miguel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de marketing Serviços Subscrição Retalho eletrónico Produto como um serviço Worten Marketing plan Services Subscription Electronic retail Product as a service |
topic |
Plano de marketing Serviços Subscrição Retalho eletrónico Produto como um serviço Worten Marketing plan Services Subscription Electronic retail Product as a service |
description |
A presente tese de mestrado é um projeto-empresa cujo objetivo é desenvolver um plano de marketing para um serviço de subscrição de "smartphones" da Worten, empresa de retalho eletrónico do grupo Sonae. A Worten foi criada em 1996, talhando caminho até à liderança do seu mercado de atuação, posição que ocupa há já vários anos. A empresa tem como compromisso fazer chegar aos seus clientes as melhores soluções de tecnologia ao melhor preço. Com a sua posição firmada no mercado de eletrónica, a Worten procura novas formas de satisfazer as necessidades dos seus clientes, sendo os serviços uma das maiores avenidas de crescimento da companhia. Com a criação do serviço de subscrição de "smartphones", a Worten pretende ganhar quota num mercado que já lidera e, acima de tudo, introduzir um modelo de negócio que represente uma novidade no retalho de produtos eletrónicos e introduzir uma proposta de valor que seja realmente valorizada pelo consumidor. Esta tese propõe o desenvolvimento de um plano de marketing para este novo serviço que esteja o mais próximo da realidade possível, analisando o contexto externo e interno da Worten, a sua concorrência, assim como a proposta de implementação do mesmo. O processo de implementação proposto passa pelo desenvolvimento de ações estratégicas inerentes ao serviço, bem como o plano operacional, de forma a que o serviço ganhe preponderância no mercado nacional de eletrónica de consumo. De forma a compreender as características dos consumidores de eletrónica de consumo, será levado a cabo um estudo deste mercado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-27T00:00:00Z 2020-11-27 2020-09 2021-01-21T13:51:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/21443 TID:202571262 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/21443 |
identifier_str_mv |
TID:202571262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134779108491264 |