Plano de marketing : restaurante "A Choupana"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Pedro Miguel Pereira da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10702
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_b633b64e6851dbe149aec5ba19bb5edd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing : restaurante "A Choupana"RestauraçãoServiçosMarketing de ServiçosPlano de Marketing7 PRestaurantsServicesServices MarketingMarketing PlanMestrado em MarketingEste trabalho de projeto visa desenvolver um plano de marketing para ?A Choupana?, um restaurante que conta com meio século de história e que se situa no coração de Évora. Os objetivos principais deste plano são: aumentar a visibilidade do restaurante e aumentar as vendas em 25% até ao fim de 2016. Na elaboração deste projeto utilizou-se como metodologia o action research que permite desenvolver a pesquisa em contacto com a atividade, enquanto esta se desenrola. Recorreu-se ainda à obtenção de dados primários e de dados secundários. Ao gerente e aos colaboradores foi aplicada uma entrevista semiestruturada, de carácter informal, com o intuito de concluir sobre a prestação do serviço, possíveis pontos de melhoria e ainda perceber as suas opiniões sobre os seus locais de trabalho. Aos clientes foi pedido que respondessem a um questionário direcionado à qualidade do serviço, baseado no modelo SERVQUAL proposto por Parasuraman, Zeithaml & Berry (1988). Destes concluiu-se que a qualidade do serviço estava, bastante bem classificada, e permitiu perceber que os elementos tangíveis do restaurante estão ligeiramente abaixo das expetativas dos clientes.This project aims to develop a marketing plan for "A Choupana", a restaurant that has half a century of history and is situated in the heart of Évora. The main objectives of this marketing plan are to increase the restaurant's visibility and increase sales by 25% by the end of 2016. In the elaboration of this project was used the action research, methodology that allows to develop research in the direct contact with activity, as it unfolds. The primary data and secondary data were also collected. The manager and employees were engaged in semi-structured informal interview in order to conclude on the provision of the service, possible points of improvement and further opinions about their workplaces. Customers were asked to respond to a questionnaire directed to the quality of service, based on SERVQUAL model proposed by Parasuraman, Zeithaml and Berry (1988). It led to conclude that the quality of service was quite well scored, and allowed us to perceive that the tangible elements of the restaurant are slightly below customer expectations.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna SilveiraRepositório da Universidade de LisboaNobre, Pedro Miguel Pereira da Silva2016-01-19T10:27:17Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10702porNobre, Pedro Miguel Pereira da Silva (2015). "Plano de marketing : restaurante "A Choupana"". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:07.330130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing : restaurante "A Choupana"
title Plano de marketing : restaurante "A Choupana"
spellingShingle Plano de marketing : restaurante "A Choupana"
Nobre, Pedro Miguel Pereira da Silva
Restauração
Serviços
Marketing de Serviços
Plano de Marketing
7 P
Restaurants
Services
Services Marketing
Marketing Plan
title_short Plano de marketing : restaurante "A Choupana"
title_full Plano de marketing : restaurante "A Choupana"
title_fullStr Plano de marketing : restaurante "A Choupana"
title_full_unstemmed Plano de marketing : restaurante "A Choupana"
title_sort Plano de marketing : restaurante "A Choupana"
author Nobre, Pedro Miguel Pereira da Silva
author_facet Nobre, Pedro Miguel Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna Silveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Pedro Miguel Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Restauração
Serviços
Marketing de Serviços
Plano de Marketing
7 P
Restaurants
Services
Services Marketing
Marketing Plan
topic Restauração
Serviços
Marketing de Serviços
Plano de Marketing
7 P
Restaurants
Services
Services Marketing
Marketing Plan
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-19T10:27:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10702
url http://hdl.handle.net/10400.5/10702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nobre, Pedro Miguel Pereira da Silva (2015). "Plano de marketing : restaurante "A Choupana"". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053565149184