A influência das marcas nas publicações de uma influenciadora digital: estudo de caso: My Kind of Joy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Margarida Nogueira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58820
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
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spelling A influência das marcas nas publicações de uma influenciadora digital: estudo de caso: My Kind of JoyModaMarketing de modaMarketing digitalBlogsRedes sociaisInfluenciadores digitaisInstagramFashionFashion marketingSocial networksDigital influencersHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaAtualmente, o marketing encontra-se em ascensão no mundo digital e, simultaneamente, os influenciadores digitais têm vindo, cada vez mais, a ser procurados pelas marcas para realização de parcerias, cujo o objetivo passa pela partilha dos produtos dessas marcas nas redes sociais. Ou seja, é através dos “seguidores” destes influenciadores que as marcas procuram o reconhecimento de forma rápida e eficaz junto dos consumidores. Com foco na rede social Instagram da autora do blog My Kind of Joy, este estudo tem como objetivo compreender se existe variação na interatividade dos “seguidores” considerando a influência que as marcas têm, ou não, nas publicações da blogger. Através da análise de conteúdo do Instagram da blogger, no período entre abril de 2016 e abril de 2018, foi possível compreender quais as marcas que a mesma publicitou. Numa segunda fase realizou-se uma entrevista com a blogger, da qual se retirou, de entre outras pontos, quais as marcas com quem teve relação de parceria e quais as marcas que forneceram um briefing. Após a recolha destes dados, procedeu-se à análise da interatividade dos “seguidores”, respondendo-se assim ao principal objetivo da investigação. De forma a responder a novas questões levantadas, realizou-se uma quarta fase, na qual se analisaram as publicações com mais de 1500 “gostos” a fim de se comprovar que efetivamente as características das fotografias não alteram consoante a existência ou ausência de um briefing. Com esta investigação, concluiu-se que a blogger segue uma linha bastante semelhante em todas as suas publicações, percebendo-se assim, que não existe variação no número de “gostos” em publicações com presença ou ausência de um briefing e que efetivamente as características das fotografias se mantêm.Today, marketing is on the rise in the digital world and, at the same time, digital influencers have been increasingly seeked by brands for partnerships, whose theme is the sharing of products on social networks. That is, it’s through the influencer’s “followers” that brands seek recognition quickly and effectively with consumers. Focusing on the Instagram social network of the author of the blog My Kind of Joy, this study aims to understand if there is variation in the interactivity of "followers" considering the influence that brands have or do not have in the blogger's publications. Through the blogger’s Instagram content analysis, in the period between April 2016 and April 2018, it was possible to understand which brands she advertised. In a second phase, an interview was conducted with the blogger, from which, among other topics, were identified the brands that she had a partnership relationship and which brands provided a briefing. After collecting these data, the interactivity of the "followers" was analyzed, thus responding to the main objective of the research. In order to answer new questions that were raised, a fourth phase was carried out, in which publications with more than 1500 "likes" were analyzed in order to prove that the characteristics of the photographs do not change according to the existence or absence of a briefing. With this investigation, it was concluded that the blogger follows a very similar line in all her publications, realizing that there is no variation in the number of "likes" in publications with presence or absence of a briefing and that effectively the characteristics of the photographs are kept.Amaral, Inês Castro Vasconcelos MartinsUniversidade do MinhoSilva, Sara Margarida Nogueira20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58820por202151123info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:00.473236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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