Influenciadores como estratégia do marketing digital: Estudo de caso: Marca Nivea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Helena Goulão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27513
Resumo: As tecnologias digitais ocupam cada vez mais um espaço muito importante e permanente na vida dos indivíduos, seja para uso profissional ou lazer, de tal forma que operam transformações em vários panoramas. Esta evolução do digital, motivada pela crescente expansão do fácil acesso à Internet e das novas ferramentas digitais desenvolvidas, tem provocado transformações e alterado o comportamento dos indivíduos enquanto consumidores. É neste sentido que o marketing digital surge, para acompanhar o novo e moderno consumidor. No contexto do marketing digital, apresenta-se o marketing de influência, no qual os influenciadores têm vindo a ganhar um destaque e um espaço na vida dos consumidores. Estas figuras são cada vez mais uma referência impactante para as gerações, nas mais variadas dimensões. Os influenciadores tornam-se atraentes para as marcas, que encontram nestas figuras a ponte necessária para estabelecerem uma relação de lealdade e confiança com os consumidores. Desta forma, torna-se pertinente, através da presente dissertação, estabelecer e perceber a perspetiva dos seguidores relativamente aos influenciadores digitais, nas mais variadas dimensões, e consequentemente, o impacto de influência que estas figuras exercem na tomada de decisão de compra dos seguidores, mais concretamente em relação à marca Nivea, por meio de uma análise qualitativa de dados recolhidos com base em entrevistas. Através dos dados analisados, concluiu-se que é dada, pelos utilizadores, importância e credibilidade ao influenciador, atribuindo-lhes uma grande responsabilidade social. É concluído, ainda, que os influenciadores digitais desenvolvem alterações nos hábitos de compra dos seguidores, em fases diferentes.
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