Perspetivas de avaliação de desempenho docente : um estudo com professores em Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Abraão António do Espírito Santo Tavares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23944
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Avaliação)
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spelling Perspetivas de avaliação de desempenho docente : um estudo com professores em Cabo Verde371.136Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Avaliação)A avaliação de desempenho docente tem vindo a ser conceptualizada entre duas lógicas: a de controlo e a de desenvolvimento profissional, que originam, na sua implementação, diferentes modos de organização e avaliação do trabalho escolar e, consequentemente, de encarar a profissão docente. A investigação aborda as perspetivas de professores, de gestores e de diretores das escolas do Ensino Básico Integrado e do Ensino Secundário, para compreender se e em que medida o processo de avaliação do pessoal docente tem contribuído para melhorar a prestação pedagógica e o profissionalismo dos docentes em Cabo Verde. Foram definidos os seguintes objetivos: identificar as mudanças ocorridas nas práticas efetivas nas escolas a partir da lei nº 10/2000; analisar as relações estabelecidas entre a avaliação do pessoal docente e as suas práticas profissionais; verificar até que ponto avaliação docente contribui para melhoria do sistema de ensino. A investigação, de natureza qualitativa, utilizou o inquérito por entrevista semiestruturada como principal instrumento de recolha de dados. Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Os inquiridos foram professores (8), diretores da Escola Secundária (2) e gestores do Ensino Básico Integrado (2), em exercício nas 4 escolas públicas de Santiago - Cabo Verde (2 na Praia, 1 em São Domingos e 1 no Tarrafal). Os resultados revelam que os professores entrevistados consideram que o modelo de avaliação existente contribuiria para a melhoria do desenvolvimento profissional, bem como para a progressão e distinção do mérito se fosse dado cumprimento à legislação. O incumprimento origina uma certa fuga dos professores mais novos para outros serviços, bem como uma desmotivação significativa. Os fatores mais negativos da avaliação do desempenho docente prendem-se com o facto de os professores não concordarem com os avaliadores por não terem formação específica na área, bem como com o sistema de quotas para progressão e promoção na carreira. Para que a avaliação de desempenho docente seja um processo mais justo e com alguma equidade, os entrevistados consideram que devem ser criados conselhos científicos nas regiões e na administração central.The evaluation of teacher performance has been conceptualized from two perspectives: That of monitoring and professional development, which originate in its implementation, different modes of organization and evaluation of school work and, consequently, to face the teaching profession. The research addresses the perspectives of teachers, administrators and school principals of Integrated Basic Education and Secondary Education, to understand whether and to that extent the evaluation process of the teaching staff has contributed to improving the educational provision and professionalism of teachers in Cape Verde. We defined the following objectives: to identify the changes in effective practices in schools from the Law nº. 10/2000; analyze the relations established between the evaluation of teaching staff and their professional practice to check the extent to which teacher assessment contributes to improving the education system. The research is qualitative, the survey used semi-structured interview as the main instrument for data collection. Data were analyzed using content analysis respondents were teachers(8), directors of High School(2) and managers of Integrated Basic Education(2), acting in four public schools in Santiago- Cape Verde ( 2 in Praia, one in Saint Domingos and one in Tarrafal). The results show that the teachers interviewed believe that the existing assessment model would contribute to improving the professional development as well as the progression of merit and distinction if it complied with the legislation. Failure causes a leak of some younger teachers to other services as well as a significant disincentive. The most unfavorable evaluation of teacher performance relate to the fact that teachers do not agree with the reviewers for not having specific training in the area, as well as the quota system for career progression and promotion. For the evaluation of teaching performance is a fair process and with some equity, respondents consider that scientific advice should be created in the regions and central government.Alves, Maria PalmiraUniversidade do MinhoBorges, Abraão António do Espírito Santo Tavares20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:33.014179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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