Avaliação do desempenho docente na perspetiva dos professores avaliadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19104 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) |
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Avaliação do desempenho docente na perspetiva dos professores avaliadores371.136Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)As perceções dos professores sobre a política educativa são vitais para compreender o sucesso ou fracasso da sua implementação. O objetivo deste estudo é descrever o que os professores pensam sobre o novo modelo de avaliação de desempenho docente e os novos padrões de desempenho. Tendo isto presente, foi traduzida e adaptada à realidade portuguesa uma escala já usada por Tuytens e Devos na Bélgica. Este estudo auscultou os professores avaliadores (n = 173) no sentido de conhecer as suas perceções dos professores avaliadores sobre o modelo de avaliação de desempenho docente e de identificar as suas opiniões sobre a sua implementação. De um modo geral, os resultados deste estudo indicam que os professores veem a avaliação de desempenho docente como uma medida necessária; no entanto, gostariam de ter tido um papel mais ativo em todo o processo de implementação. A participação dos professores desde o início do processo é crucial para um modelo de avaliação de desempenho de qualidade porque, deste modo, o modelo será respeitado, aceite e bem sucedido. A existência de padrões de desempenho nacionais que tornem claro o que é esperado dos professores é também positiva, desde que os mesmos não sejam impostos, mas antes discutidos e partilhados. Já no que diz respeito aos efeitos, a perceção dos professores é negativa. Não há efeitos positivos nem para a escola, nem para o desempenho docente. Parece claro, neste estudo, que uma maior participação na mudança desde a sua conceção, implementação e monotorização teriam tornado este modelo mais claro, mais prático e mais eficaz.Teacher's perception of the educational policy is vital to understand the success or failure of the policy's implementation. The purpose of this study is to describe what teachers think about the new policy of teachers' evaluation and the new standards of teachers' performance. Having this in mind, a scale, used by Tuytens and Devos in Belgium, was translated and adapted to the Portuguese reality. The survey was addressed to Portuguese teachers who had to evaluate other teachers within the same school aiming to know their perception on the new teacher evaluation policy and identify their opinions about its implementation. Generally speaking the research results indicate that teachers identify this new policy on teacher evaluation as needed however they would like to have had a more active role in the whole process of implementation. Teacher participation in the whole process is crucial for a teacher evaluation policy of quality because then it will be respected, accepted and successful. The existence of job descriptions which make clear what is expected from them is also positive, if discussed and shared and not top-down imposed. As for the effects, teachers perceive them as negative. There are no positive effects, neither for the school nor for teacher's performance. It seems clear, in this study, that a greater involvement in the reform since its conception, implementation and monotorization would have made this policy clearer, more practical and really effective.Flores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoAraújo, Paula Cristina Alves de20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:41.530150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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