A avaliação do desempenho docente e a problemática dos objectivos individuais: da prescrição às práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/13929 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) |
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A avaliação do desempenho docente e a problemática dos objectivos individuais: da prescrição às práticas371.136Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)No presente estudo, investigaram-se as perspectivas dos professores do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário sobre o sistema de ADD, assim como a pertinência da formulação dos Objectivos Individuais (OI). Para tal, definiram-se os seguintes objectivos, compreender as perspectivas dos docentes sobre a sua avaliação de desempenho; identificar o que os professores consideram necessário ter em conta na sua avaliação; identificar os critérios, instrumentos, procedimentos a considerar na sua avaliação; indicar os intervenientes, para além do próprio avaliado; e conhecer a opinião dos professores sobre a obrigatoriedade, ou não, da apresentação dos OI para a ADD. Tendo em conta um quadro teórico focalizado na avaliação do desempenho docente e na formulação dos objectivos individuais, perspectivada no sentido do desenvolvimento profissional, optámos por realizar uma investigação de natureza quantitativa. O principal instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário (Quivy & Campenhoudt, 1988; Bell, 2004; Fox, 1981), dirigido a um grupo de professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, em exercício de funções nas 27 escolas públicas do distrito de Viana do Castelo. A análise dos dados foi realizada com recurso à estatística descritiva e inferencial, utilizando o programa SPSS (versão 17 para o Windows). Os principais resultados revelam que os professores consideram que este modelo é apenas uma formalidade burocrática, controla o acesso à progressão da carreira, é um instrumento de controlo do trabalho dos professores a nível de escola, aumenta a competitividade entre os pares e é um ritual sem efeito na melhoria das práticas. Para avaliar o professor é necessário ter em conta o contexto, planificar de acordo com os alunos e utilizar diversificados elementos e instrumentos de avaliação. Para garantir a equidade na avaliação consideram que os intervenientes, além do professor, será o director da escola ou um par do mesmo grupo disciplinar. Consideram os professores que a apresentação dos OI é prescindível, não terá repercussões na prática e conduzirá o professor a ser mais benevolente nas classificações dos alunos.In the current study, the perspectives of 3rd stage basic school (3º ciclo) teachers towards Teacher Performance Appraisal (TPA) system have been investigated, as well as the pertinence of devising Individual Goals (IG). For that purpose, the following aims have been set: understand the teachers’ own perspective over their performance appraisal; identify what teachers consider necessary to take into account for their appraisal; point out any participants in the process besides themselves; know the teachers’ opinion on whether it should be compulsory to present Individual Goals concerning TPA. Taking into account a theoretical view focused on the teacher performance appraisal and the formulation of individual goals seeking professional development, we chose to develop a quantitative kind of investigation. Data was collected mainly through a survey by questionnaire (Quivy & Campenhoudt, 1988; Bell, 2004; Fox, 1981), aimed at a group of basic and secondary school teachers currently teaching at one of 27 schools within the district of Viana do Castelo. Data was then analysed through descriptive and inferential statistics, using software SPSS (version 17 for Windows). The main results showed that teachers consider that this model is a mere bureaucratic formality, it controls the access to career progression, it is an instrument to control teachers’ work at school, it increases peer competitiveness and it is a ritual with no effect on the improvement of the teaching practice. To appraise a teacher’s performance it is necessary to consider the context, to plan lessons according to the students and to use varied assessment elements. To guarantee total fairness throughout the process of appraisal it is considered that the participants, besides the teacher, should be the school principal or a peer from the same teaching area. It is thought that the presentation of individual goals is dispensable for this will not be reflected in the teaching practice and will lead the teacher to a more benevolent student grading.Alves, Maria PalmiraUniversidade do MinhoTeixeira, Ana Elisabete Rodrigues São João20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:13.509623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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