A avaliação da formação : o caso de uma Instituição Particular de Solidariedade Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cátia Daniela Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29189
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
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spelling A avaliação da formação : o caso de uma Instituição Particular de Solidariedade Social371.26377658.3Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)A formação tem vindo a ganhar território no seio das organizações, chegando a ser mesmo encarada como uma estratégia adotada pelo Departamento de Recursos Humanos de qualquer organização. No entanto, não se pode conceber uma Ação de Formação, se não se encarar a avaliação da mesma, como uma etapa essencial e determinante no decorrer da mesma. A formação, atualmente, também é encarada como uma mais valia, uma vez que a desenvolver e a capacitar, tanto as organizações como os seus trabalhadores. Tal como a grande maioria as instituições, também a que foi por nós estudada, encara a Formação como uma valia, e, por isso mesmo, tem no seu organigrama um Departamento que é responsável pelas Ações de Formação, o Departamento de Qualidade e Segurança Alimentar. Porém a instituição não realiza a avaliação da formação, de modo formal e sistemático, sendo o nosso estágio um contributo nesse sentido. Assim, no presente relatório, abordaremos a Avaliação da Satisfação implementada no Centro Social Rosa dos Ventos. Esta avaliação foi elaborada com recurso à implementação de Inquéritos por Questionários, às diversas trabalhadoras da Instituição que participaram na Ação de Formação “Comportamentos disfuncionais na Criança”. De entre, as conclusões retiradas da análise que se efetuou aos dados recolhidos com os Inquéritos por Questionário ministrados às trabalhadoras, destaca-se uma satisfação elevada na maior parte das dimensões avaliadas da Ação de Formação., porém uma ou outra dimensão merecem ser revistas na medida em que o grau de satisfação não foi muito elevado. Por fim será de salientar que a avaliação da satisfação é apenas uma componente da avaliação da formação, sendo que a avaliação da formação deve ser complementada com outras modalidades de avaliação (Meignant,1999), bem como incluir nesse processo avaliativo outros atores e não apenas os formandos, sugestões e críticas a ter em consideração no desenvolvimento de trabalhos a serem desenvolvidos no futuro.Training has been gaining importance in the middle of organizations, reaching a level where it is seen as a strategy used by the Human Resources Department in any organization. However, one cannot create a training course without thinking of an evaluation as an essential stage and determinative for its completion. Training, nowadays, is also seen as an added value. Developing it, is to capacitate, not only the organizations, but its employees as well. Such as most institutions, the one we studied sees, too, training courses as an asset and, for that reason, as in its organizational chart a Department responsible for training courses, the Department of Food Quality and Safety. However, the institution does not conduct the evaluation of the training courses in a formal systematic method, making our traineeship a contribution in that sense. Thus, in this report, we approach the Satisfaction Assessment of the Rosa dos Ventos Social Center. This assessment was elaborated with the use of questionnaire surveys to several institution workers that participated in the training course “Dysfunctional Behaviors in Children”. From the conclusions withdrawn from the analyses of the data gathered in the questionnaire surveys given to the workers, stands out a high satisfaction in most of the dimensions assessed of the training course, although one or two dimension should be reviewed for cases the satisfaction assessment was not very high. Lastly, it should be highlighted the satisfaction assessments is only a component of the training course assessment, seen as the training course evaluation should the complemented with other methods of assessing (Meignant, 1999), as well as including in this process other agents and not just trainees, suggestions and critics to be considered in the development of other projects to be done in the future.Martins, Maria Fernanda dos SantosUniversidade do MinhoPereira, Cátia Daniela Fernandes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29189por201484005info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:39.086773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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