Impacto das formações modulares certificadas da Associação Industrial do Minho, na perspetiva dos formandos : conceção e implementação de uma proposta de avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29183 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
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Impacto das formações modulares certificadas da Associação Industrial do Minho, na perspetiva dos formandos : conceção e implementação de uma proposta de avaliação371.26377658.3Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)O presente relatório, produto do estágio desenvolvimento na Associação Industrial do Minho, no âmbito do Mestrado em Educação, área de especialização Formação, Trabalho e Recursos Humanos aborda a problemática das Formações Modulares Certificadas (FMC), no âmbito da Formação Profissional de Adultos, e tem por objetivo principal a conceção, e consequente implementação, de uma proposta de avaliação de impacto desta oferta formativa, nos formandos, a nível pessoal/social e profissional. Teoricamente, sob a forma de escrutínio crítico, discutimos os pressupostos inerentes à Formação Profissional, nomeadamente a oferta formativa FMC, convocando: em primeira instância, uma clarificação do termo formação e as diversas conotações que foi adquirindo, em função dos díspares contextos históricos vivenciados; num segundo momento, a exposição breve de um referencial de acontecimentos desde a Educação Popular às Formações Modulares Certificadas; num terceiro momento, a exploração da problemática suprarreferida através da discussão das perceções de especialistas do campo da educação neste âmbito; e, por último, a temática da avaliação da formação, descortinando os estudos existentes nessa área relativamente às Formações Modulares Certificadas. Tendo em vista alcançar o objetivo enunciado, recorremos a uma metodologia de pendor quantitativo e qualitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário a um total de 184 formandos que frequentaram e concluíram com sucesso FMC, cessadas no ano de 2012, e da realização de entrevistas a 6 formandos, cujos resultados se expõem no último capítulo.This report, the product of the professional practice developed in the Minho Industrial Association, under the Master in Education – Training, Work and Human Resources, discusses the problematic of the Certified Modular Training (FMC) as part of the Adults Professional Training thematic, and whose main objective is the design and subsequent implementation, of an impact assessment proposal of this training offer on the trainees, at personal / social and professional level. Theoretically, in the form of critical scrutiny, we discuss the assumptions inherent to Professional Training, in particular the FMC training offer, calling, at first instance, a clarification of the term training and the various connotations it has acquired, on the basis of experienced disparate historical contexts; subsequently, a brief exposure of a benchmark of events from the Popular Education to the Certified Modular Training; on a third time, the abovementioned problematic exploitation by discussing the perceptions within this context of experts in the field of education; and, lastly, the training evaluation thematic, revealing the existing studies in this area in relation to the Certified Modular Training. In order to achieve the stated objective, we have used a quantitative and qualitative methodology, through the application of a survey questionnaire to a total of 184 trainees who attended and successfully completed one FMC, ceased in 2012, and the realization of interviews with six students, whose results are exposed in the last chapter.Ferreira, Fernando IlídioUniversidade do MinhoLeite, Alexandra Margarida Carvalho20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29183por201500213info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:31.698071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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