Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Roberto Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29769
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Música realizado no Conservatório Regional de Évora Eborae Mvsica. Este documento está dividido em duas partes. A primeira parte pretende descrever a experiência e realização do estágio, abordando o enquadramento histórico e organizacional da instituição onde foi realizada a prática de ensino, como também a descrição de várias estratégias pedagógicas adotadas ao longo do ano letivo. A segunda parte baseia-se na investigação da problemática de fretboard da guitarra, direcionada especificamente para os alunos do Ensino Básico de Música. Para isso, foram utilizados três tipos de metodologia: a análise da bibliografia, pesquisa de campo e investigação-ação. O objetivo será compreender as dificuldades relacionadas com o conhecimento do braço da guitarra, apresentando várias soluções e estratégias de ensino que sejam capazes de simplificar e beneficiar o processo de aprendizagem do fretboard da guitarra; Report of Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: Guitar Fretboard Problematics in Elementary Music Education. Abstract: This report follows the Supervised Teaching Practice, integrated in the Master in Music Teaching, held at the Regional Conservatory of Évora Eborae Mvsica. This document is divided into two sections. The first section describes the internship, addressing the historical and organizational framework of the institution where the teaching practice was held, as well as the description of the pedagogical strategies adopted throughout the year. The second section is based on the investigation of guitar fretboard issues in students of basic music education. For this, it was used three types of methodologies: existing literature on the theme, field research, and action research, thus understanding the most frequent difficulties related to the knowledge of the guitar neck in elementary school students in order to present several teaching solutions and strategies that simplify and benefit the guitar fretboard learning process.
id RCAP_46b49ebe63dc34e69e887c4a137420a0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29769
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de músicaFretboardTécnica de GuitarraMúsicaEnsino BásicoFretboardGuitar TechniqueMusicElementary Music LevelO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Música realizado no Conservatório Regional de Évora Eborae Mvsica. Este documento está dividido em duas partes. A primeira parte pretende descrever a experiência e realização do estágio, abordando o enquadramento histórico e organizacional da instituição onde foi realizada a prática de ensino, como também a descrição de várias estratégias pedagógicas adotadas ao longo do ano letivo. A segunda parte baseia-se na investigação da problemática de fretboard da guitarra, direcionada especificamente para os alunos do Ensino Básico de Música. Para isso, foram utilizados três tipos de metodologia: a análise da bibliografia, pesquisa de campo e investigação-ação. O objetivo será compreender as dificuldades relacionadas com o conhecimento do braço da guitarra, apresentando várias soluções e estratégias de ensino que sejam capazes de simplificar e beneficiar o processo de aprendizagem do fretboard da guitarra; Report of Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: Guitar Fretboard Problematics in Elementary Music Education. Abstract: This report follows the Supervised Teaching Practice, integrated in the Master in Music Teaching, held at the Regional Conservatory of Évora Eborae Mvsica. This document is divided into two sections. The first section describes the internship, addressing the historical and organizational framework of the institution where the teaching practice was held, as well as the description of the pedagogical strategies adopted throughout the year. The second section is based on the investigation of guitar fretboard issues in students of basic music education. For this, it was used three types of methodologies: existing literature on the theme, field research, and action research, thus understanding the most frequent difficulties related to the knowledge of the guitar neck in elementary school students in order to present several teaching solutions and strategies that simplify and benefit the guitar fretboard learning process.Universidade de Évora2021-04-26T14:13:18Z2021-04-262021-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29769http://hdl.handle.net/10174/29769TID:202699200porDepartamento de Músicarobertopereira.r@gmail.com203Rodrigues, Roberto Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:18.234970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música
title Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música
Rodrigues, Roberto Pereira
Fretboard
Técnica de Guitarra
Música
Ensino Básico
Fretboard
Guitar Technique
Music
Elementary Music Level
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música
author Rodrigues, Roberto Pereira
author_facet Rodrigues, Roberto Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Roberto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Fretboard
Técnica de Guitarra
Música
Ensino Básico
Fretboard
Guitar Technique
Music
Elementary Music Level
topic Fretboard
Técnica de Guitarra
Música
Ensino Básico
Fretboard
Guitar Technique
Music
Elementary Music Level
description O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Música realizado no Conservatório Regional de Évora Eborae Mvsica. Este documento está dividido em duas partes. A primeira parte pretende descrever a experiência e realização do estágio, abordando o enquadramento histórico e organizacional da instituição onde foi realizada a prática de ensino, como também a descrição de várias estratégias pedagógicas adotadas ao longo do ano letivo. A segunda parte baseia-se na investigação da problemática de fretboard da guitarra, direcionada especificamente para os alunos do Ensino Básico de Música. Para isso, foram utilizados três tipos de metodologia: a análise da bibliografia, pesquisa de campo e investigação-ação. O objetivo será compreender as dificuldades relacionadas com o conhecimento do braço da guitarra, apresentando várias soluções e estratégias de ensino que sejam capazes de simplificar e beneficiar o processo de aprendizagem do fretboard da guitarra; Report of Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: Guitar Fretboard Problematics in Elementary Music Education. Abstract: This report follows the Supervised Teaching Practice, integrated in the Master in Music Teaching, held at the Regional Conservatory of Évora Eborae Mvsica. This document is divided into two sections. The first section describes the internship, addressing the historical and organizational framework of the institution where the teaching practice was held, as well as the description of the pedagogical strategies adopted throughout the year. The second section is based on the investigation of guitar fretboard issues in students of basic music education. For this, it was used three types of methodologies: existing literature on the theme, field research, and action research, thus understanding the most frequent difficulties related to the knowledge of the guitar neck in elementary school students in order to present several teaching solutions and strategies that simplify and benefit the guitar fretboard learning process.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26T14:13:18Z
2021-04-26
2021-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29769
http://hdl.handle.net/10174/29769
TID:202699200
url http://hdl.handle.net/10174/29769
identifier_str_mv TID:202699200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
robertopereira.r@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136674708455424