Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29769 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Música realizado no Conservatório Regional de Évora Eborae Mvsica. Este documento está dividido em duas partes. A primeira parte pretende descrever a experiência e realização do estágio, abordando o enquadramento histórico e organizacional da instituição onde foi realizada a prática de ensino, como também a descrição de várias estratégias pedagógicas adotadas ao longo do ano letivo. A segunda parte baseia-se na investigação da problemática de fretboard da guitarra, direcionada especificamente para os alunos do Ensino Básico de Música. Para isso, foram utilizados três tipos de metodologia: a análise da bibliografia, pesquisa de campo e investigação-ação. O objetivo será compreender as dificuldades relacionadas com o conhecimento do braço da guitarra, apresentando várias soluções e estratégias de ensino que sejam capazes de simplificar e beneficiar o processo de aprendizagem do fretboard da guitarra; Report of Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: Guitar Fretboard Problematics in Elementary Music Education. Abstract: This report follows the Supervised Teaching Practice, integrated in the Master in Music Teaching, held at the Regional Conservatory of Évora Eborae Mvsica. This document is divided into two sections. The first section describes the internship, addressing the historical and organizational framework of the institution where the teaching practice was held, as well as the description of the pedagogical strategies adopted throughout the year. The second section is based on the investigation of guitar fretboard issues in students of basic music education. For this, it was used three types of methodologies: existing literature on the theme, field research, and action research, thus understanding the most frequent difficulties related to the knowledge of the guitar neck in elementary school students in order to present several teaching solutions and strategies that simplify and benefit the guitar fretboard learning process. |
id |
RCAP_46b49ebe63dc34e69e887c4a137420a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29769 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de músicaFretboardTécnica de GuitarraMúsicaEnsino BásicoFretboardGuitar TechniqueMusicElementary Music LevelO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Música realizado no Conservatório Regional de Évora Eborae Mvsica. Este documento está dividido em duas partes. A primeira parte pretende descrever a experiência e realização do estágio, abordando o enquadramento histórico e organizacional da instituição onde foi realizada a prática de ensino, como também a descrição de várias estratégias pedagógicas adotadas ao longo do ano letivo. A segunda parte baseia-se na investigação da problemática de fretboard da guitarra, direcionada especificamente para os alunos do Ensino Básico de Música. Para isso, foram utilizados três tipos de metodologia: a análise da bibliografia, pesquisa de campo e investigação-ação. O objetivo será compreender as dificuldades relacionadas com o conhecimento do braço da guitarra, apresentando várias soluções e estratégias de ensino que sejam capazes de simplificar e beneficiar o processo de aprendizagem do fretboard da guitarra; Report of Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: Guitar Fretboard Problematics in Elementary Music Education. Abstract: This report follows the Supervised Teaching Practice, integrated in the Master in Music Teaching, held at the Regional Conservatory of Évora Eborae Mvsica. This document is divided into two sections. The first section describes the internship, addressing the historical and organizational framework of the institution where the teaching practice was held, as well as the description of the pedagogical strategies adopted throughout the year. The second section is based on the investigation of guitar fretboard issues in students of basic music education. For this, it was used three types of methodologies: existing literature on the theme, field research, and action research, thus understanding the most frequent difficulties related to the knowledge of the guitar neck in elementary school students in order to present several teaching solutions and strategies that simplify and benefit the guitar fretboard learning process.Universidade de Évora2021-04-26T14:13:18Z2021-04-262021-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29769http://hdl.handle.net/10174/29769TID:202699200porDepartamento de Músicarobertopereira.r@gmail.com203Rodrigues, Roberto Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:18.234970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música |
title |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música |
spellingShingle |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música Rodrigues, Roberto Pereira Fretboard Técnica de Guitarra Música Ensino Básico Fretboard Guitar Technique Music Elementary Music Level |
title_short |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música |
title_full |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música |
title_fullStr |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música |
title_sort |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: problemática de Fretboard da guitarra no ensino básico de música |
author |
Rodrigues, Roberto Pereira |
author_facet |
Rodrigues, Roberto Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Roberto Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fretboard Técnica de Guitarra Música Ensino Básico Fretboard Guitar Technique Music Elementary Music Level |
topic |
Fretboard Técnica de Guitarra Música Ensino Básico Fretboard Guitar Technique Music Elementary Music Level |
description |
O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Música realizado no Conservatório Regional de Évora Eborae Mvsica. Este documento está dividido em duas partes. A primeira parte pretende descrever a experiência e realização do estágio, abordando o enquadramento histórico e organizacional da instituição onde foi realizada a prática de ensino, como também a descrição de várias estratégias pedagógicas adotadas ao longo do ano letivo. A segunda parte baseia-se na investigação da problemática de fretboard da guitarra, direcionada especificamente para os alunos do Ensino Básico de Música. Para isso, foram utilizados três tipos de metodologia: a análise da bibliografia, pesquisa de campo e investigação-ação. O objetivo será compreender as dificuldades relacionadas com o conhecimento do braço da guitarra, apresentando várias soluções e estratégias de ensino que sejam capazes de simplificar e beneficiar o processo de aprendizagem do fretboard da guitarra; Report of Relatório de Prática de Ensino Supervisionada Realizada no Conservatório Regional de Évora – EBORAE MVSICA: Guitar Fretboard Problematics in Elementary Music Education. Abstract: This report follows the Supervised Teaching Practice, integrated in the Master in Music Teaching, held at the Regional Conservatory of Évora Eborae Mvsica. This document is divided into two sections. The first section describes the internship, addressing the historical and organizational framework of the institution where the teaching practice was held, as well as the description of the pedagogical strategies adopted throughout the year. The second section is based on the investigation of guitar fretboard issues in students of basic music education. For this, it was used three types of methodologies: existing literature on the theme, field research, and action research, thus understanding the most frequent difficulties related to the knowledge of the guitar neck in elementary school students in order to present several teaching solutions and strategies that simplify and benefit the guitar fretboard learning process. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26T14:13:18Z 2021-04-26 2021-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29769 http://hdl.handle.net/10174/29769 TID:202699200 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29769 |
identifier_str_mv |
TID:202699200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música robertopereira.r@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136674708455424 |