Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parra, Iveta Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12139
Resumo: O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como finalidade aprofundar a reflexão sobre a ação educativa que desenvolvemos num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Apresenta a caraterização da instituição e do grupo de crianças, as opções pedagógicas em que procurámos apoiar a ação educativa, bem como algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no decurso da ação educativa. Estas experiências integram uma abordagem integrada e integradora das diferentes áreas de conteúdo previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. A prática educativa foi orientada segundo uma perspetiva de aprendizagem pela ação, valorizando o papel ativo da criança e do educador, enquanto mediador e facilitador do desenvolvimento desse processo. Inclui ainda uma reflexão acerca da prática educativa, na sua globalidade, tendo em conta o ambiente educativo e processo de aprendizagem promovido com as crianças, bem como os seus contributos para a nossa formação e desenvolvimento pessoal e profissional.
id RCAP_46c1141ce57ffb44b772d95977517bbe
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarPrática de ensino supervisionadaExperiências de aprendizagens integradasPedagogia participativaO presente relatório corresponde ao relato de um trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como finalidade aprofundar a reflexão sobre a ação educativa que desenvolvemos num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Apresenta a caraterização da instituição e do grupo de crianças, as opções pedagógicas em que procurámos apoiar a ação educativa, bem como algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no decurso da ação educativa. Estas experiências integram uma abordagem integrada e integradora das diferentes áreas de conteúdo previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. A prática educativa foi orientada segundo uma perspetiva de aprendizagem pela ação, valorizando o papel ativo da criança e do educador, enquanto mediador e facilitador do desenvolvimento desse processo. Inclui ainda uma reflexão acerca da prática educativa, na sua globalidade, tendo em conta o ambiente educativo e processo de aprendizagem promovido com as crianças, bem como os seus contributos para a nossa formação e desenvolvimento pessoal e profissional.This report corresponds to the report of a work within the course of Supervised Teaching Practice of the Masters in Preschool Education, and aims to deepen the reflection on the educational work we develop a garden for children located in an urban context. Presents the characterization of the institution and the group of children, educational options that sought to support educational activities, as well as some learning experiences developed during the educational activity. These experiments are part of an integrated approach and integrating the different content areas specified in the Curriculum Guidelines for Pre-school Education. Educational practice was oriented according to an action learning perspective, emphasizing the active role of the child and the educator as a mediator and facilitator in the development of this process. It also includes a reflection on the educational practice as a whole, taking into account the educational environment and learning process promoted with children as well as their contributions to our training and personal and professional development.Sanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBParra, Iveta Pinto2015-10-08T08:30:26Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12139TID:201989816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:24Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:31.241060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Parra, Iveta Pinto
Educação pré-escolar
Prática de ensino supervisionada
Experiências de aprendizagens integradas
Pedagogia participativa
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Parra, Iveta Pinto
author_facet Parra, Iveta Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Parra, Iveta Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Prática de ensino supervisionada
Experiências de aprendizagens integradas
Pedagogia participativa
topic Educação pré-escolar
Prática de ensino supervisionada
Experiências de aprendizagens integradas
Pedagogia participativa
description O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como finalidade aprofundar a reflexão sobre a ação educativa que desenvolvemos num jardim-de-infância situado em contexto urbano. Apresenta a caraterização da instituição e do grupo de crianças, as opções pedagógicas em que procurámos apoiar a ação educativa, bem como algumas experiências de aprendizagem desenvolvidas no decurso da ação educativa. Estas experiências integram uma abordagem integrada e integradora das diferentes áreas de conteúdo previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. A prática educativa foi orientada segundo uma perspetiva de aprendizagem pela ação, valorizando o papel ativo da criança e do educador, enquanto mediador e facilitador do desenvolvimento desse processo. Inclui ainda uma reflexão acerca da prática educativa, na sua globalidade, tendo em conta o ambiente educativo e processo de aprendizagem promovido com as crianças, bem como os seus contributos para a nossa formação e desenvolvimento pessoal e profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-08T08:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12139
TID:201989816
url http://hdl.handle.net/10198/12139
identifier_str_mv TID:201989816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135263907119104