Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Helena Umblina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3543
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e integra como principal objetivo aprofundar a reflexão sobre a ação educativa que desenvolvemos ao longo do presente ano letivo, num jardim de infância situado em contexto urbano. Nesse sentido, procedemos, num primeiro ponto, à contextualização da prática educativa e explicitação das opções pedagógicas em que se apoiou. Num segundo ponto, procuramos descrever, analisar e interpretar algumas das experiências de aprendizagem que desenvolvemos e que englobaram, de forma integrada, as diferentes áreas e domínios de conteúdo curricular. Ao longo do processo educativo, procurámos mobilizar saberes que nos permitissem ajudar as crianças a construírem aprendizagens significativas do ponto de vista da sua aprendizagem e desenvolvimento. Tentámos sustentar esse processo em princípios pedagógicos de natureza participativa, valorizando o papel ativo que as crianças assumem o seu próprio processo de aprendizagem, o direito de serem respeitadas como seres capazes de tomada de decisões e o papel mediador que, nesse processo, o educador é solicitado a assumir. Tomámos em consideração os interesses, necessidades formativas e ideias prévias do grupo, bem como os espaços e recursos disponíveis, quer ao nível da sala de atividades, quer da instituição e do contexto local, valorizando-os enquanto meios potencialmente facilitadores de aprendizagem e bem-estar das crianças. Por último, procedemos a uma reflexão sobre a ação e formação em que nos envolvemos, no sentido de melhor poder compreender e repensar esses processos, em ordem ao desenvolvimento de respostas educativas de qualidade. Em todo esse processo, foi fundamental procedermos ao alargamento de conhecimentos de natureza teórica e prática, com base na consulta de literatura científica e pedagógica no campo da educação de infância e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano e em dados que, no decurso da prática profissional, nos foi possível recolher e analisar.
id RCAP_cf8f6f44d3bff17098f7443778586344
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3543
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarAprendizagens integradasParticipação ativaExperiências de aprendizagemO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e integra como principal objetivo aprofundar a reflexão sobre a ação educativa que desenvolvemos ao longo do presente ano letivo, num jardim de infância situado em contexto urbano. Nesse sentido, procedemos, num primeiro ponto, à contextualização da prática educativa e explicitação das opções pedagógicas em que se apoiou. Num segundo ponto, procuramos descrever, analisar e interpretar algumas das experiências de aprendizagem que desenvolvemos e que englobaram, de forma integrada, as diferentes áreas e domínios de conteúdo curricular. Ao longo do processo educativo, procurámos mobilizar saberes que nos permitissem ajudar as crianças a construírem aprendizagens significativas do ponto de vista da sua aprendizagem e desenvolvimento. Tentámos sustentar esse processo em princípios pedagógicos de natureza participativa, valorizando o papel ativo que as crianças assumem o seu próprio processo de aprendizagem, o direito de serem respeitadas como seres capazes de tomada de decisões e o papel mediador que, nesse processo, o educador é solicitado a assumir. Tomámos em consideração os interesses, necessidades formativas e ideias prévias do grupo, bem como os espaços e recursos disponíveis, quer ao nível da sala de atividades, quer da instituição e do contexto local, valorizando-os enquanto meios potencialmente facilitadores de aprendizagem e bem-estar das crianças. Por último, procedemos a uma reflexão sobre a ação e formação em que nos envolvemos, no sentido de melhor poder compreender e repensar esses processos, em ordem ao desenvolvimento de respostas educativas de qualidade. Em todo esse processo, foi fundamental procedermos ao alargamento de conhecimentos de natureza teórica e prática, com base na consulta de literatura científica e pedagógica no campo da educação de infância e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano e em dados que, no decurso da prática profissional, nos foi possível recolher e analisar.Sanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBAfonso, Helena Umblina2012-02-24T15:09:11Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:17Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:25.326666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Afonso, Helena Umblina
Educação pré-escolar
Aprendizagens integradas
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Afonso, Helena Umblina
author_facet Afonso, Helena Umblina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Helena Umblina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Aprendizagens integradas
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
topic Educação pré-escolar
Aprendizagens integradas
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
description O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e integra como principal objetivo aprofundar a reflexão sobre a ação educativa que desenvolvemos ao longo do presente ano letivo, num jardim de infância situado em contexto urbano. Nesse sentido, procedemos, num primeiro ponto, à contextualização da prática educativa e explicitação das opções pedagógicas em que se apoiou. Num segundo ponto, procuramos descrever, analisar e interpretar algumas das experiências de aprendizagem que desenvolvemos e que englobaram, de forma integrada, as diferentes áreas e domínios de conteúdo curricular. Ao longo do processo educativo, procurámos mobilizar saberes que nos permitissem ajudar as crianças a construírem aprendizagens significativas do ponto de vista da sua aprendizagem e desenvolvimento. Tentámos sustentar esse processo em princípios pedagógicos de natureza participativa, valorizando o papel ativo que as crianças assumem o seu próprio processo de aprendizagem, o direito de serem respeitadas como seres capazes de tomada de decisões e o papel mediador que, nesse processo, o educador é solicitado a assumir. Tomámos em consideração os interesses, necessidades formativas e ideias prévias do grupo, bem como os espaços e recursos disponíveis, quer ao nível da sala de atividades, quer da instituição e do contexto local, valorizando-os enquanto meios potencialmente facilitadores de aprendizagem e bem-estar das crianças. Por último, procedemos a uma reflexão sobre a ação e formação em que nos envolvemos, no sentido de melhor poder compreender e repensar esses processos, em ordem ao desenvolvimento de respostas educativas de qualidade. Em todo esse processo, foi fundamental procedermos ao alargamento de conhecimentos de natureza teórica e prática, com base na consulta de literatura científica e pedagógica no campo da educação de infância e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano e em dados que, no decurso da prática profissional, nos foi possível recolher e analisar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-24T15:09:11Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3543
url http://hdl.handle.net/10198/3543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135173202149376