Modelo para determinação do grau de globalização da empresa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06052009-142632/ |
Resumo: | A globalização é um fenômeno que afeta todas as organizações; estas por sua vez apresentam níveis distintos de envolvimento internacional. Para testar qualquer teoria que considere a internacionalização da empresa uma variável interveniente é necessário dispor de um instrumento confiável para avaliar o grau de globalização relativa das empresas. Utilizando uma amostra, coletada em 2005, de 100 empresas consideradas as mais globalizadas do mundo pela United Nations on Trade and Development - UNCTAD, uma metodologia para elaboração de um indicador do nível de globalização de uma empresa é desenvolvida de modo a permitir estabelecer um ranking de globalização. O indicador obtido, cunhado GLB, é um zscore composto de nove atributos de superfície e, até onde foi possível verificar, suplanta outros indicadores propostos na literatura no que concerne a fidedignidade e validade. Sólida estrutura fatorial com comunalidades altas, cargas fatoriais elevadas, variância explicada superior a 74%, pressupostos estatísticos e conceituais atendidos, alfa de Cronbach superior a 0,95 foram confirmados com dados dos anos de 2003, 2004 e 2006 para as 100 maiores empresas do mundo e para as 100 maiores empresas dos países em desenvolvimento. Embora a globalização seja um conceito multidimensional, com o conjunto informacional disponível a análise fatorial apontou para um fator único. O GLB não se propõe a ser um indicador definitivo; outros atributos podem complementar ou substituir os itens que o compõem e, provavelmente, carregar em um fator adicional que capte aspectos ainda não contemplados. O uso mais criativo dos dados secundários disponíveis pode contribuir neste sentido. |
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Modelo para determinação do grau de globalização da empresaModel for determining the degree of globalization the companyAnálise multivariadaGlobalizaçãoGlobalizationIndices (Economy)Índices (Economia)Internacionalização de empresasInternationalization of businessMultivariate analysisA globalização é um fenômeno que afeta todas as organizações; estas por sua vez apresentam níveis distintos de envolvimento internacional. Para testar qualquer teoria que considere a internacionalização da empresa uma variável interveniente é necessário dispor de um instrumento confiável para avaliar o grau de globalização relativa das empresas. Utilizando uma amostra, coletada em 2005, de 100 empresas consideradas as mais globalizadas do mundo pela United Nations on Trade and Development - UNCTAD, uma metodologia para elaboração de um indicador do nível de globalização de uma empresa é desenvolvida de modo a permitir estabelecer um ranking de globalização. O indicador obtido, cunhado GLB, é um zscore composto de nove atributos de superfície e, até onde foi possível verificar, suplanta outros indicadores propostos na literatura no que concerne a fidedignidade e validade. Sólida estrutura fatorial com comunalidades altas, cargas fatoriais elevadas, variância explicada superior a 74%, pressupostos estatísticos e conceituais atendidos, alfa de Cronbach superior a 0,95 foram confirmados com dados dos anos de 2003, 2004 e 2006 para as 100 maiores empresas do mundo e para as 100 maiores empresas dos países em desenvolvimento. Embora a globalização seja um conceito multidimensional, com o conjunto informacional disponível a análise fatorial apontou para um fator único. O GLB não se propõe a ser um indicador definitivo; outros atributos podem complementar ou substituir os itens que o compõem e, provavelmente, carregar em um fator adicional que capte aspectos ainda não contemplados. O uso mais criativo dos dados secundários disponíveis pode contribuir neste sentido.The globalization is a phenomenon that affects all sorts of organizations, such organizations have different levels of international involvement. To test any theory that considers internationalization as an independent variable one need a reliable instrument to measure the relative globalization of companies. Based on a sample of the worlds 100 largest multinational companies collected in 2005 by the United Nations on Trade and Development - UNCTAD, a methodology to build an indicator of internationalization level of a company is developed in order to establish a globalization ranking. The estimator obtained, called GLB, is a zscore built up on nine surface attributes. Reliability and validity indicate that it supersedes some other indicators proposed in the literature. Strong factor structure with uniformly high communalities, several variables loadings strongly in the factor, explained variance above 74%, statistical and conceptual criteria attained, Cronbachs alpha far above the threshold where confirmed to data from 2003, 2004 and 2006 to the worlds 100 largest multinational companies and to the 100 largest companies from developing countries. Although globalization is a multidimensional concept, factor analysis identified a single factor to the informational set under scrutiny. The GLB is not proposed to be a definitive indicator; other variables are expected to complement or replace and likely load on additional factors, which could reveal other aspects of domain. A more creative use of archival data could help in this direction.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSecurato, Jose RobertoMoreira, Luís Fernando2009-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06052009-142632/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-06052009-142632Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A globalização é um fenômeno que afeta todas as organizações; estas por sua vez apresentam níveis distintos de envolvimento internacional. Para testar qualquer teoria que considere a internacionalização da empresa uma variável interveniente é necessário dispor de um instrumento confiável para avaliar o grau de globalização relativa das empresas. Utilizando uma amostra, coletada em 2005, de 100 empresas consideradas as mais globalizadas do mundo pela United Nations on Trade and Development - UNCTAD, uma metodologia para elaboração de um indicador do nível de globalização de uma empresa é desenvolvida de modo a permitir estabelecer um ranking de globalização. O indicador obtido, cunhado GLB, é um zscore composto de nove atributos de superfície e, até onde foi possível verificar, suplanta outros indicadores propostos na literatura no que concerne a fidedignidade e validade. Sólida estrutura fatorial com comunalidades altas, cargas fatoriais elevadas, variância explicada superior a 74%, pressupostos estatísticos e conceituais atendidos, alfa de Cronbach superior a 0,95 foram confirmados com dados dos anos de 2003, 2004 e 2006 para as 100 maiores empresas do mundo e para as 100 maiores empresas dos países em desenvolvimento. Embora a globalização seja um conceito multidimensional, com o conjunto informacional disponível a análise fatorial apontou para um fator único. O GLB não se propõe a ser um indicador definitivo; outros atributos podem complementar ou substituir os itens que o compõem e, provavelmente, carregar em um fator adicional que capte aspectos ainda não contemplados. O uso mais criativo dos dados secundários disponíveis pode contribuir neste sentido. |
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