A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Lélio Moura
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira, Beatriz, Paiva, Débora Pereira, Gebara, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.404
Resumo: A violência escolar tem sido alvo de uma preocupação crescente nas últimas duas décadas, nota-se um grande aumento da investigação sobre o tema, em especial sobre um tipo específico de violência escolar – o bullying. O bullying pode ser definido como uma ação em que um ou mais indivíduos agridem física, verbal ou emocionalmente outro indivíduo. O fenômeno se apresenta como um padrão repetido de intimidação física e psicológica, cuja intenção é provocar mal-estar, dominar socialmente (e fisicamente) o outro e demonstrar poder perante o grupo social. Os conflitos provenientes do bullying afetam as relações formais e informais entre os alunos podendo atingir situações de agressividade e violência. Tendo em vista estes aspectos, a pesquisa delineou-se com o objectivo de identificar, compreender a dimensão do problema e analisar os níveis de bullying num conjunto de agrupamento de escolas da Sub-Região de Saúde de Bragança, no nordeste de Portugal. Almeja-se ainda perceber a quem é que as crianças pedem ajuda em situação de vitimação uma vez que a rede de apoios é importante para desenhar linhas fundamentais do programa de intervenção. Os resultados apontam que 36,4% dos alunos respondentes afirmaram terem sofrido agressão, uma, duas ou mais vezes. Salienta-se que a maior parte das agressões ocorre no recreio. Por fim, ressalta-se que mais de 70% dos alunos inquiridos apontaram apreciar a presença de professores e principalmente de funcionários, no ambiente do recreio.
id RCAP_70de12508186374ca7a500a53853ade2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesasNúmero 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.A violência escolar tem sido alvo de uma preocupação crescente nas últimas duas décadas, nota-se um grande aumento da investigação sobre o tema, em especial sobre um tipo específico de violência escolar – o bullying. O bullying pode ser definido como uma ação em que um ou mais indivíduos agridem física, verbal ou emocionalmente outro indivíduo. O fenômeno se apresenta como um padrão repetido de intimidação física e psicológica, cuja intenção é provocar mal-estar, dominar socialmente (e fisicamente) o outro e demonstrar poder perante o grupo social. Os conflitos provenientes do bullying afetam as relações formais e informais entre os alunos podendo atingir situações de agressividade e violência. Tendo em vista estes aspectos, a pesquisa delineou-se com o objectivo de identificar, compreender a dimensão do problema e analisar os níveis de bullying num conjunto de agrupamento de escolas da Sub-Região de Saúde de Bragança, no nordeste de Portugal. Almeja-se ainda perceber a quem é que as crianças pedem ajuda em situação de vitimação uma vez que a rede de apoios é importante para desenhar linhas fundamentais do programa de intervenção. Os resultados apontam que 36,4% dos alunos respondentes afirmaram terem sofrido agressão, uma, duas ou mais vezes. Salienta-se que a maior parte das agressões ocorre no recreio. Por fim, ressalta-se que mais de 70% dos alunos inquiridos apontaram apreciar a presença de professores e principalmente de funcionários, no ambiente do recreio.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2009-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.404por1646-2335Lourenço, Lélio MouraPereira, BeatrizPaiva, Débora PereiraGebara, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:37.371775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
title A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
spellingShingle A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
Lourenço, Lélio Moura
Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
title_short A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
title_full A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
title_fullStr A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
title_full_unstemmed A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
title_sort A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
author Lourenço, Lélio Moura
author_facet Lourenço, Lélio Moura
Pereira, Beatriz
Paiva, Débora Pereira
Gebara, Carla
author_role author
author2 Pereira, Beatriz
Paiva, Débora Pereira
Gebara, Carla
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Lélio Moura
Pereira, Beatriz
Paiva, Débora Pereira
Gebara, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
topic Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.
description A violência escolar tem sido alvo de uma preocupação crescente nas últimas duas décadas, nota-se um grande aumento da investigação sobre o tema, em especial sobre um tipo específico de violência escolar – o bullying. O bullying pode ser definido como uma ação em que um ou mais indivíduos agridem física, verbal ou emocionalmente outro indivíduo. O fenômeno se apresenta como um padrão repetido de intimidação física e psicológica, cuja intenção é provocar mal-estar, dominar socialmente (e fisicamente) o outro e demonstrar poder perante o grupo social. Os conflitos provenientes do bullying afetam as relações formais e informais entre os alunos podendo atingir situações de agressividade e violência. Tendo em vista estes aspectos, a pesquisa delineou-se com o objectivo de identificar, compreender a dimensão do problema e analisar os níveis de bullying num conjunto de agrupamento de escolas da Sub-Região de Saúde de Bragança, no nordeste de Portugal. Almeja-se ainda perceber a quem é que as crianças pedem ajuda em situação de vitimação uma vez que a rede de apoios é importante para desenhar linhas fundamentais do programa de intervenção. Os resultados apontam que 36,4% dos alunos respondentes afirmaram terem sofrido agressão, uma, duas ou mais vezes. Salienta-se que a maior parte das agressões ocorre no recreio. Por fim, ressalta-se que mais de 70% dos alunos inquiridos apontaram apreciar a presença de professores e principalmente de funcionários, no ambiente do recreio.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.404
url https://doi.org/10.25755/int.404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130947372711936