A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesas
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.404 |
Resumo: | A violência escolar tem sido alvo de uma preocupação crescente nas últimas duas décadas, nota-se um grande aumento da investigação sobre o tema, em especial sobre um tipo específico de violência escolar – o bullying. O bullying pode ser definido como uma ação em que um ou mais indivíduos agridem física, verbal ou emocionalmente outro indivíduo. O fenômeno se apresenta como um padrão repetido de intimidação física e psicológica, cuja intenção é provocar mal-estar, dominar socialmente (e fisicamente) o outro e demonstrar poder perante o grupo social. Os conflitos provenientes do bullying afetam as relações formais e informais entre os alunos podendo atingir situações de agressividade e violência. Tendo em vista estes aspectos, a pesquisa delineou-se com o objectivo de identificar, compreender a dimensão do problema e analisar os níveis de bullying num conjunto de agrupamento de escolas da Sub-Região de Saúde de Bragança, no nordeste de Portugal. Almeja-se ainda perceber a quem é que as crianças pedem ajuda em situação de vitimação uma vez que a rede de apoios é importante para desenhar linhas fundamentais do programa de intervenção. Os resultados apontam que 36,4% dos alunos respondentes afirmaram terem sofrido agressão, uma, duas ou mais vezes. Salienta-se que a maior parte das agressões ocorre no recreio. Por fim, ressalta-se que mais de 70% dos alunos inquiridos apontaram apreciar a presença de professores e principalmente de funcionários, no ambiente do recreio. |
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A gestão educacional e o bullying: um estudo em escolas portuguesasNúmero 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.A violência escolar tem sido alvo de uma preocupação crescente nas últimas duas décadas, nota-se um grande aumento da investigação sobre o tema, em especial sobre um tipo específico de violência escolar – o bullying. O bullying pode ser definido como uma ação em que um ou mais indivíduos agridem física, verbal ou emocionalmente outro indivíduo. O fenômeno se apresenta como um padrão repetido de intimidação física e psicológica, cuja intenção é provocar mal-estar, dominar socialmente (e fisicamente) o outro e demonstrar poder perante o grupo social. Os conflitos provenientes do bullying afetam as relações formais e informais entre os alunos podendo atingir situações de agressividade e violência. Tendo em vista estes aspectos, a pesquisa delineou-se com o objectivo de identificar, compreender a dimensão do problema e analisar os níveis de bullying num conjunto de agrupamento de escolas da Sub-Região de Saúde de Bragança, no nordeste de Portugal. Almeja-se ainda perceber a quem é que as crianças pedem ajuda em situação de vitimação uma vez que a rede de apoios é importante para desenhar linhas fundamentais do programa de intervenção. Os resultados apontam que 36,4% dos alunos respondentes afirmaram terem sofrido agressão, uma, duas ou mais vezes. Salienta-se que a maior parte das agressões ocorre no recreio. Por fim, ressalta-se que mais de 70% dos alunos inquiridos apontaram apreciar a presença de professores e principalmente de funcionários, no ambiente do recreio.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2009-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.404por1646-2335Lourenço, Lélio MouraPereira, BeatrizPaiva, Débora PereiraGebara, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:37.371775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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