Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.402 |
Resumo: | O bullying é cada vez mais um fenómeno que preocupa os diversos agentes educativos, devido à sua prevalência nas escolas e às consequências nefastas para a saúde e bem-estar das vítimas e dos agressores. O presente estudo debruça-se sobre a incidência e natureza dos comportamentos de bullying em crianças do 1º Ciclo. Nesse sentido foi constituída uma amostra de 240 alunos do 2º ao 4º ano de escolaridade, tendo sido aplicado o questionário de auto-relato de Olweus (adaptado por Oliveira & Tomás, 1994, cit. por Pereira, 2002). Os resultados evidenciaram uma prevalência preocupante de 30,42% de vítimas, 18,75% de agressores e 9,58% de vítimas-agressivas. As agressões mais frequentes remetem para o bullying verbal e tendem a ocorrer maioritariamente no recreio. Os agressores são, principalmente, colegas da mesma sala ou mais velhos. Na sua maioria, as vítimas sentem-se apoiadas pelos pares, especialmente os rapazes, embora menos de metade das mesmas conte a adultos (professores e pais). Os rapazes referiram ser significativamente mais agressores e mais vítimas de comportamentos directos de bullying, enquanto que as raparigas referiram ser mais vítimas de bullying relacional. Os rapazes tendem a agredir sobretudo rapazes e as raparigas sobretudo raparigas. Dada a elevada prevalência dos comportamentos de bullying observada no presente estudo, salienta-se a necessidade de se implementarem programas de intervenção desde os primeiros anos de escolaridade. |
id |
RCAP_92ea2a09b1ed9b0ebf68c2e2b80abc6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/402 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de LisboaNúmero 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.O bullying é cada vez mais um fenómeno que preocupa os diversos agentes educativos, devido à sua prevalência nas escolas e às consequências nefastas para a saúde e bem-estar das vítimas e dos agressores. O presente estudo debruça-se sobre a incidência e natureza dos comportamentos de bullying em crianças do 1º Ciclo. Nesse sentido foi constituída uma amostra de 240 alunos do 2º ao 4º ano de escolaridade, tendo sido aplicado o questionário de auto-relato de Olweus (adaptado por Oliveira & Tomás, 1994, cit. por Pereira, 2002). Os resultados evidenciaram uma prevalência preocupante de 30,42% de vítimas, 18,75% de agressores e 9,58% de vítimas-agressivas. As agressões mais frequentes remetem para o bullying verbal e tendem a ocorrer maioritariamente no recreio. Os agressores são, principalmente, colegas da mesma sala ou mais velhos. Na sua maioria, as vítimas sentem-se apoiadas pelos pares, especialmente os rapazes, embora menos de metade das mesmas conte a adultos (professores e pais). Os rapazes referiram ser significativamente mais agressores e mais vítimas de comportamentos directos de bullying, enquanto que as raparigas referiram ser mais vítimas de bullying relacional. Os rapazes tendem a agredir sobretudo rapazes e as raparigas sobretudo raparigas. Dada a elevada prevalência dos comportamentos de bullying observada no presente estudo, salienta-se a necessidade de se implementarem programas de intervenção desde os primeiros anos de escolaridade.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2009-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.402por1646-2335Raimundo, RaquelSeixas, Sónia Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:37.286448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa |
title |
Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa |
spellingShingle |
Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa Raimundo, Raquel Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares. |
title_short |
Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa |
title_full |
Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa |
title_fullStr |
Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa |
title_sort |
Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa |
author |
Raimundo, Raquel |
author_facet |
Raimundo, Raquel Seixas, Sónia Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Seixas, Sónia Raquel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raimundo, Raquel Seixas, Sónia Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares. |
topic |
Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares. |
description |
O bullying é cada vez mais um fenómeno que preocupa os diversos agentes educativos, devido à sua prevalência nas escolas e às consequências nefastas para a saúde e bem-estar das vítimas e dos agressores. O presente estudo debruça-se sobre a incidência e natureza dos comportamentos de bullying em crianças do 1º Ciclo. Nesse sentido foi constituída uma amostra de 240 alunos do 2º ao 4º ano de escolaridade, tendo sido aplicado o questionário de auto-relato de Olweus (adaptado por Oliveira & Tomás, 1994, cit. por Pereira, 2002). Os resultados evidenciaram uma prevalência preocupante de 30,42% de vítimas, 18,75% de agressores e 9,58% de vítimas-agressivas. As agressões mais frequentes remetem para o bullying verbal e tendem a ocorrer maioritariamente no recreio. Os agressores são, principalmente, colegas da mesma sala ou mais velhos. Na sua maioria, as vítimas sentem-se apoiadas pelos pares, especialmente os rapazes, embora menos de metade das mesmas conte a adultos (professores e pais). Os rapazes referiram ser significativamente mais agressores e mais vítimas de comportamentos directos de bullying, enquanto que as raparigas referiram ser mais vítimas de bullying relacional. Os rapazes tendem a agredir sobretudo rapazes e as raparigas sobretudo raparigas. Dada a elevada prevalência dos comportamentos de bullying observada no presente estudo, salienta-se a necessidade de se implementarem programas de intervenção desde os primeiros anos de escolaridade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.402 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130947369566208 |