Docentes de enfermagem em Portugal: a realidade dos professores em regime de dedicação exclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Amélia Simões
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Afonso, Natércio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/12543
Resumo: A reconfiguração do ensino de Enfermagem, nos últimos anos, conduziu a uma nova construção do corpo docente. Compreender o processo de reconfiguração profissional dos docentes de enfermagem nos vários territórios académicos em Portugal é a finalidade da nossa investigação. O presente artigo tem como objectivo a determinação da população acessível: professores de enfermagem em tempo integral, dedicação exclusiva e a exercer funções em Portugal. O estudo, conceptualmente enquadrado na Sociologia das Profissões e no processo identitário dos docentes no itinerário educativo, visa conhecer a distribuição docente nos vários territórios académicos. A recolha de dados ocorreu em duas fases e foi conduzida pelo instrumento: “Ficha do Docente”. As conclusões apontam para uma distribuição docente com maior expressão em Escolas não integradas. A categoria profissional mais expressiva é a de Professor Adjunto e o grau académico com maior representação é o de Mestre. Na formação avançada parece estar ausente um plano de formação, mas antes presente uma construção individual.
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