Advocacia para Professores Universitários em Regime de Dedicação Exclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/81957 |
Resumo: | ADVOCACIA PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM REGIME DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA ADVOCACY FOR UNIVERSITY PROFESSORS IN “EXCLUSIVE DEDICATION” REGIME OF CONTRACTING Marcelo Lauar Leite* RESUMO: Tendo por objeto o art. 21, XII, da Lei do Magistério Federal (LMF), que trata da colaboração esporádica de professores sob o regime de dedicação exclusiva (RDE) em assuntos de sua especialidade, esse trabalho investiga a hipótese de ser possível a esses servidores o exercício da advocacia. Sob a base metodológica popperiana aplicada às ciências sociais, foram analisados os requisitos para a colaboração em atividades externas à Instituição Federal de Ensino (IFE) – a regulamentação e autorização institucional, esporadicidade e assuntos da especialidade do docente. Em seguida, examinou-se a natureza científica (ou tecnológica) da advocacia, para, por fim, tratar dos aspectos concretos mais problemáticos da hipótese, quais sejam: em quê, para quem e de que forma se poderia advogar licitamente sob o amparo do RDE. PALAVRAS-CHAVE: Magistério Superior. Dedicação Exclusiva. Advocacia. ABSTRACT: Having as object the art. 21, XII, of the Law of the Federal Magisterium (LMF), which deals with the sporadic collaboration of teachers under exclusive dedication regime of contracting (RDE) in subjects of their specialty, this work investigates the hypothesis that it is possible for these civil servants to exercise advocacy. Under the Popperian methodological basis applied to the social sciences, the requirements for collaboration in activities outside the Federal Educational Institution (IFE) - the regulation and institutional authorization, sporadicity and subjects of the teacher's specialty - were analyzed. Next, the scientific (or technological) nature of advocacy was examined, in order to finally address the most problematic concrete aspects of the hypothesis, namely: in what, for whom and in what form would it be possible to legally advocate under the RDE. KEYWORDS: Higher Education. Exclusive Dedication Regime of Contracting. Advocacy. SUMÁRIO: Introdução. 1 Requisitos da Colaboração Externa. 1.1 Regulamentação e Autorização Institucional. 1.2 Esporadicidade. 1.3 Assuntos da Especialidade do Docente. 2 Advocacia e Docência em Dedicação Exclusiva. 2.1 A Advocacia é uma Atividade Científica ou Tecnológica? 2.2 Morfologia da Colaboração. 2.2.1 Em Quê? 2.2.2 Para Quem? 2.2.3 De Que Forma? Considerações Finais. Referências.* Doutor em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Rio Grande do Norte. |
id |
UFRGS-14_bf77b3537162f271c8331df5812bfcec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/81957 |
network_acronym_str |
UFRGS-14 |
network_name_str |
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Advocacia para Professores Universitários em Regime de Dedicação Exclusivamagistério superiordedicação exclusivaadvocacia.ADVOCACIA PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM REGIME DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA ADVOCACY FOR UNIVERSITY PROFESSORS IN “EXCLUSIVE DEDICATION” REGIME OF CONTRACTING Marcelo Lauar Leite* RESUMO: Tendo por objeto o art. 21, XII, da Lei do Magistério Federal (LMF), que trata da colaboração esporádica de professores sob o regime de dedicação exclusiva (RDE) em assuntos de sua especialidade, esse trabalho investiga a hipótese de ser possível a esses servidores o exercício da advocacia. Sob a base metodológica popperiana aplicada às ciências sociais, foram analisados os requisitos para a colaboração em atividades externas à Instituição Federal de Ensino (IFE) – a regulamentação e autorização institucional, esporadicidade e assuntos da especialidade do docente. Em seguida, examinou-se a natureza científica (ou tecnológica) da advocacia, para, por fim, tratar dos aspectos concretos mais problemáticos da hipótese, quais sejam: em quê, para quem e de que forma se poderia advogar licitamente sob o amparo do RDE. PALAVRAS-CHAVE: Magistério Superior. Dedicação Exclusiva. Advocacia. ABSTRACT: Having as object the art. 21, XII, of the Law of the Federal Magisterium (LMF), which deals with the sporadic collaboration of teachers under exclusive dedication regime of contracting (RDE) in subjects of their specialty, this work investigates the hypothesis that it is possible for these civil servants to exercise advocacy. Under the Popperian methodological basis applied to the social sciences, the requirements for collaboration in activities outside the Federal Educational Institution (IFE) - the regulation and institutional authorization, sporadicity and subjects of the teacher's specialty - were analyzed. Next, the scientific (or technological) nature of advocacy was examined, in order to finally address the most problematic concrete aspects of the hypothesis, namely: in what, for whom and in what form would it be possible to legally advocate under the RDE. KEYWORDS: Higher Education. Exclusive Dedication Regime of Contracting. Advocacy. SUMÁRIO: Introdução. 1 Requisitos da Colaboração Externa. 1.1 Regulamentação e Autorização Institucional. 1.2 Esporadicidade. 1.3 Assuntos da Especialidade do Docente. 2 Advocacia e Docência em Dedicação Exclusiva. 2.1 A Advocacia é uma Atividade Científica ou Tecnológica? 2.2 Morfologia da Colaboração. 2.2.1 Em Quê? 2.2.2 Para Quem? 2.2.3 De Que Forma? Considerações Finais. Referências.* Doutor em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Rio Grande do Norte. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/8195710.22456/2317-8558.81957Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; Vol. 13 No. 2 (2018): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGSCadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; v. 13 n. 2 (2018): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGS2317-85581678-5029reponame:Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/81957/52016Copyright (c) 2019 Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Marcelo Lauar2019-09-23T21:19:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/81957Revistahttp://seer.ufrgs.br/ppgdirPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/oai||revistappgdir@ufrgs.br2317-85581678-5029opendoar:2019-09-23T21:19:50Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Advocacia para Professores Universitários em Regime de Dedicação Exclusiva |
title |
Advocacia para Professores Universitários em Regime de Dedicação Exclusiva |
spellingShingle |
Advocacia para Professores Universitários em Regime de Dedicação Exclusiva Leite, Marcelo Lauar magistério superior dedicação exclusiva advocacia. |
title_short |
Advocacia para Professores Universitários em Regime de Dedicação Exclusiva |
title_full |
Advocacia para Professores Universitários em Regime de Dedicação Exclusiva |
title_fullStr |
Advocacia para Professores Universitários em Regime de Dedicação Exclusiva |
title_full_unstemmed |
Advocacia para Professores Universitários em Regime de Dedicação Exclusiva |
title_sort |
Advocacia para Professores Universitários em Regime de Dedicação Exclusiva |
author |
Leite, Marcelo Lauar |
author_facet |
Leite, Marcelo Lauar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Marcelo Lauar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
magistério superior dedicação exclusiva advocacia. |
topic |
magistério superior dedicação exclusiva advocacia. |
description |
ADVOCACIA PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM REGIME DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA ADVOCACY FOR UNIVERSITY PROFESSORS IN “EXCLUSIVE DEDICATION” REGIME OF CONTRACTING Marcelo Lauar Leite* RESUMO: Tendo por objeto o art. 21, XII, da Lei do Magistério Federal (LMF), que trata da colaboração esporádica de professores sob o regime de dedicação exclusiva (RDE) em assuntos de sua especialidade, esse trabalho investiga a hipótese de ser possível a esses servidores o exercício da advocacia. Sob a base metodológica popperiana aplicada às ciências sociais, foram analisados os requisitos para a colaboração em atividades externas à Instituição Federal de Ensino (IFE) – a regulamentação e autorização institucional, esporadicidade e assuntos da especialidade do docente. Em seguida, examinou-se a natureza científica (ou tecnológica) da advocacia, para, por fim, tratar dos aspectos concretos mais problemáticos da hipótese, quais sejam: em quê, para quem e de que forma se poderia advogar licitamente sob o amparo do RDE. PALAVRAS-CHAVE: Magistério Superior. Dedicação Exclusiva. Advocacia. ABSTRACT: Having as object the art. 21, XII, of the Law of the Federal Magisterium (LMF), which deals with the sporadic collaboration of teachers under exclusive dedication regime of contracting (RDE) in subjects of their specialty, this work investigates the hypothesis that it is possible for these civil servants to exercise advocacy. Under the Popperian methodological basis applied to the social sciences, the requirements for collaboration in activities outside the Federal Educational Institution (IFE) - the regulation and institutional authorization, sporadicity and subjects of the teacher's specialty - were analyzed. Next, the scientific (or technological) nature of advocacy was examined, in order to finally address the most problematic concrete aspects of the hypothesis, namely: in what, for whom and in what form would it be possible to legally advocate under the RDE. KEYWORDS: Higher Education. Exclusive Dedication Regime of Contracting. Advocacy. SUMÁRIO: Introdução. 1 Requisitos da Colaboração Externa. 1.1 Regulamentação e Autorização Institucional. 1.2 Esporadicidade. 1.3 Assuntos da Especialidade do Docente. 2 Advocacia e Docência em Dedicação Exclusiva. 2.1 A Advocacia é uma Atividade Científica ou Tecnológica? 2.2 Morfologia da Colaboração. 2.2.1 Em Quê? 2.2.2 Para Quem? 2.2.3 De Que Forma? Considerações Finais. Referências.* Doutor em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Rio Grande do Norte. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer Review Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/81957 10.22456/2317-8558.81957 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/81957 |
identifier_str_mv |
10.22456/2317-8558.81957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/ppgdir/article/view/81957/52016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; Vol. 13 No. 2 (2018): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGS Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir./UFRGS; v. 13 n. 2 (2018): Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFRGS 2317-8558 1678-5029 reponame:Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) |
collection |
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1825134630888538112 |