Política promocional do Pingo Doce: avaliação da atual estratégia e propostas de melhoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria do Céu Baptista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28106
Resumo: O setor da distribuição alimentar em Portugal tem um nível de concentração relativamente elevado. Por essa razão a competitividade existente no mercado retalhista português torna-se aguerrida, havendo a necessidade dos vários players se diferenciarem para aumentarem a sua quota de mercado. Com as promoções a dominarem o consumo e com a necessidade de novas formas de atrair os consumidores, há muitos desafios quando se traça a estratégia de marketing na grande distribuição. Este trabalho de investigação tem como objetivo avaliar a atual política promocional do Pingo Doce, identificando processos e mecanismos relacionados e, simultaneamente, apresentar propostas de melhoria ao atual de modelo promocional, que atenda a tais necessidades. O estudo segue uma abordagem exploratória com recurso a um método de investigação qualitativo baseado na recolha de dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas a um conjunto de responsáveis de diversas áreas, com um papel ativo na temática em estudo, na análise documental e na análise de dados secundários. Os resultados da investigação salientam que a estratégia HI-LO é a mais usada pelos players que atuam no mercado de retalho alimentar nacional, pelo que as promoções assumem um papel importante como forma de atrair clientes às lojas, apesar de, tendencialmente, perder a sua eficácia e não permitir diferenciação. Apesar desta influência, os resultados demonstram que, para além das promoções, é necessário construir outros pilares com atributos que permitam ao retalhista diferenciar-se da concorrência e construir uma relação saudável e duradoura com os clientes
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