Relação entre foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios em programas de lealdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lunie Imamura de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/32324
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Pedro José Steiner Neto
id UFPR_7c2ba26390d7c5ba703e57eecf9c9568
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32324
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lima, Lunie Imamura deSteiner Neto, Pedro José, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2018-10-03T16:03:45Z2018-10-03T16:03:45Z2012https://hdl.handle.net/1884/32324Orientador : Prof. Dr. Pedro José Steiner NetoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 28/02/2012Bibliografia: fls. 107-119Resumo: Esta tese analisa a relação entre o foco regulatório e o tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios de participantes de programas de lealdade através da condução de três experimentos. A percepção de sacrifícios, medida através da frequência de resgate de prêmios, do alcance da pontuação e da compreensão das regras dos programas já foram abordadas em estudos passados, porém não foram relacionadas a nenhuma causa em particular. Assim, neste estudo, testam-se o efeito do foco regulatório sobre a escolha da premiação e sobre a percepção de sacrifícios (experimento 1), o efeito do foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios (experimento 2), e o efeito do foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios, a satisfação com o prêmio e a disposição para ingressar no programa (experimento 3). O experimento 1, do tipo 2 por 1 between-subjects design, resultou na preferência por premiações hedônicas por parte dos indivíduos alocados no cenário de promoção, enquanto indivíduos no cenário de prevenção preferiram premiações utilitárias. Quanto ao nível de frequência de resgate de prêmios e a propensão ao alcance da pontuação, estes foram maiores para indivíduos no cenário de promocção. Com relação ao o nível de compreensão das regras dos programas, este foi maior para indivíduos no cenário de prevenção. O experimento 2, do tipo 2 por 2 between-subjects design, resultou em maiores índices de frequência de resgate de prêmios e alcance da pontuação para indivíduos no cenário de promoção com premiação hedônica. Da mesma forma para indivíduos no cenário de prevenção com premiação utilitária. Sobre o nível de compreensão das regras dos programas, observou-se que independente da premiação ofertada, ela foi maior para indivíduos no cenário de prevenção. O experimento 3, seguindo o mesmo design do experimento anterior, corroborou os resultados encontrados nos experimentos anteriores com relação ao nível de frequência de resgate de prêmios, propensão ao alcance da pontuação e nível de compreensão das regras dos programas. Quanto ao nível de satisfação com o prêmio ofertado e a disposição para participar do programa, observou-se que indivíduos alocados no cenário de promoção com premiação hedônica indicaram maiores níveis de satisfação e disposição para participar do programa, da mesma forma que indivíduos alocados no cenário de prevenção com premiação utilitária. Concluiu-se que existe um efeito de compatibilidade entre o foco regulatório e o tipo de premiação que influencia a percepção de sacrifícios dos consumidores de programas de lealdade. E ainda, que tanto a satisfação com o prêmio quanto a disposição para ingressar no programa também refletem a compatibilidade entre o foco regulatório e o tipo de premiação.Abstract: This dissertation analyzes the relationship between regulatory focus and reward type on consumers' perceived sacrifices in loyalty programs through three experiments that were conducted. Perceived sacrifices was measured through redeeming rewards frequency, attaining points disposition and understanding loyalty program's rules, measures already seen in previous studies but never associated with any cause in particular. Therefore, we test the effects of regulatory focus on reward type choice and perceived sacrifices (experiment 1), the effects of regulatory focus and reward type on perceived sacrifices (experiment 2) and, the effects of regulatory focus and reward type on reward satisfaction and willingness to enroll in the program (experiment 3). Experiment 1, 2 by 1 between-subjects design, resulted in preference for hedonic rewards for participants who were put into a promotion condition, whereas participants who were put into a prevention condition showed preference for utilitarian rewards. As for rewards' redemption frequency and points' attainment disposition, participants in the promotion condition showed higher scores. On the other hand, understanding loyalty program's rules was higher for participants in the prevention condition. Experiment 2, 2 by 2 between-subjects design, resulted in higher scores for rewards' redemption and points' attainment disposition for participants who were put into a promotion condition and received a hedonic reward or who were put into a prevention condition and received a utilitarian reward. As for understanding loyalty program's rules, independent of reward type received, participants who were put into the prevention condition showed higher scores. Experiment 3 followed the same design used in experiment 2 and confirmed its findings concerning rewards' redemption frequency, points' attainment disposition and understanding loyalty program's rules. As for satisfaction with reward and willingness to enroll in the program, participants who were put into a promotion condition and received a hedonic reward or participants who were put into a prevention condition and received a utilitarian reward showed higher scores. We conclude that there is a compatibility effect between program's regulatory focus and reward type offered that influences consumers' perceived sacrifices in loyalty programs. Furthermore, satisfaction with reward and willingness to enroll in the program follows the same pattern above found.131f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalSatisfação do consumidorPromoçõesClientes - FidelidadeTesesAdministraçãoRelação entre foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios em programas de lealdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUNIE IMAMURA DE LIMA.pdfapplication/pdf11000018https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32324/1/R%20-%20T%20-%20LUNIE%20IMAMURA%20DE%20LIMA.pdf811d05969af78526141bde60639dc398MD51open accessTEXTR - T - LUNIE IMAMURA DE LIMA.pdf.txtExtracted Texttext/plain259153https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32324/2/R%20-%20T%20-%20LUNIE%20IMAMURA%20DE%20LIMA.pdf.txt2b7dcd4226403d7de5a6490b18acfdddMD52open accessTHUMBNAILR - T - LUNIE IMAMURA DE LIMA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32324/3/R%20-%20T%20-%20LUNIE%20IMAMURA%20DE%20LIMA.pdf.jpga873d7060aa92759af169e690e224e75MD53open access1884/323242018-10-03 13:03:45.956open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32324Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-10-03T16:03:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios em programas de lealdade
title Relação entre foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios em programas de lealdade
spellingShingle Relação entre foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios em programas de lealdade
Lima, Lunie Imamura de
Satisfação do consumidor
Promoções
Clientes - Fidelidade
Teses
Administração
title_short Relação entre foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios em programas de lealdade
title_full Relação entre foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios em programas de lealdade
title_fullStr Relação entre foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios em programas de lealdade
title_full_unstemmed Relação entre foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios em programas de lealdade
title_sort Relação entre foco regulatório e tipo de premiação sobre a percepção de sacrifícios em programas de lealdade
author Lima, Lunie Imamura de
author_facet Lima, Lunie Imamura de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Steiner Neto, Pedro José, 1954-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lunie Imamura de
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do consumidor
Promoções
Clientes - Fidelidade
Teses
Administração
topic Satisfação do consumidor
Promoções
Clientes - Fidelidade
Teses
Administração
description Orientador : Prof. Dr. Pedro José Steiner Neto
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-03T16:03:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-03T16:03:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/32324
url https://hdl.handle.net/1884/32324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32324/1/R%20-%20T%20-%20LUNIE%20IMAMURA%20DE%20LIMA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32324/2/R%20-%20T%20-%20LUNIE%20IMAMURA%20DE%20LIMA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32324/3/R%20-%20T%20-%20LUNIE%20IMAMURA%20DE%20LIMA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 811d05969af78526141bde60639dc398
2b7dcd4226403d7de5a6490b18acfddd
a873d7060aa92759af169e690e224e75
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860659699253248