Leitura à primeira vista ao piano: contributos da prática deliberada na descodificação e ação motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gustavo José dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26744
Resumo: A presente dissertação reflete um projeto de investigação que esteve permanentemente interligado com os objetivos da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada. Foi abordada a temática da leitura à primeira vista, que é uma habilidade fundamental e requerida por todos os músicos. Neste sentido, o presente trabalho visa averiguar se, mediante a prática deliberada da leitura à primeira vista, existe uma melhoria desta habilidade ao nível da descodificação dos elementos básicos de uma partitura e consequente ação motora. Durante o ano letivo de 2017/2018, foi realizado um conjunto de sessões de instrução junto de três alunos inseridos na classe de piano da professora Klara Dolynay da Escola de Música São Teotónio. As ferramentas de obtenção de dados envolveram dois momentos performativos, registados em formato audiovisual, e dois questionários. A avaliação do registo audiovisual foi feita por três professores avaliadores, através de uma ficha de avaliação idealizada para o efeito. Concluiu-se que os alunos participantes obtiveram melhores resultados em um teste de leitura à primeira vista, após serem submetidos a instrução específica
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