O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Joaquim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30960
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino da Música e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada este trabalho constitui-se, numa primeira parte, como um relatório referente à prática pedagógica realizada durante o estágio, procurando fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento e formação profissional tendo em conta que o percurso docente deve ser desenvolvido na sua dimensão profissional, social e ética, na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. A Prática de Ensino Supervisionada constitui-se assim como um contributo para a formação de futuros professores, na medida em que possibilita uma perceção mais próxima da realidade prática, complementando assim os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica. A segunda parte deste documento, integra o projeto de investigação subordinado ao tema “O contributo do Comprovisador na leitura musical à primeira vista” e é o reflexo de toda uma pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em Ensino da Música. Trata-se de um Projeto de Investigação – Ação que visa testar o impacto do software Comprovisador, e sua eficácia nas competências de leitura musical à primeira vista, abordagem essa quase sempre complexa, contribuindo deste modo para uma reflexão e sistematização académica.
id RCAP_49303cbdcffb7559e0cb26c50a8d1327
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vistaEnsino da músicaNovas tecnologiasComprovisadorLeitura à primeira vistaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do Mestrado em Ensino da Música e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada este trabalho constitui-se, numa primeira parte, como um relatório referente à prática pedagógica realizada durante o estágio, procurando fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento e formação profissional tendo em conta que o percurso docente deve ser desenvolvido na sua dimensão profissional, social e ética, na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. A Prática de Ensino Supervisionada constitui-se assim como um contributo para a formação de futuros professores, na medida em que possibilita uma perceção mais próxima da realidade prática, complementando assim os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica. A segunda parte deste documento, integra o projeto de investigação subordinado ao tema “O contributo do Comprovisador na leitura musical à primeira vista” e é o reflexo de toda uma pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em Ensino da Música. Trata-se de um Projeto de Investigação – Ação que visa testar o impacto do software Comprovisador, e sua eficácia nas competências de leitura musical à primeira vista, abordagem essa quase sempre complexa, contribuindo deste modo para uma reflexão e sistematização académica.Vieira, FernandoRepositório ComumNascimento, Joaquim2020-01-14T18:31:25Z2019-06-252019-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30960TID:202358216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:17.549494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista
title O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista
spellingShingle O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista
Nascimento, Joaquim
Ensino da música
Novas tecnologias
Comprovisador
Leitura à primeira vista
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista
title_full O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista
title_fullStr O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista
title_full_unstemmed O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista
title_sort O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista
author Nascimento, Joaquim
author_facet Nascimento, Joaquim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Novas tecnologias
Comprovisador
Leitura à primeira vista
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino da música
Novas tecnologias
Comprovisador
Leitura à primeira vista
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito do Mestrado em Ensino da Música e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada este trabalho constitui-se, numa primeira parte, como um relatório referente à prática pedagógica realizada durante o estágio, procurando fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento e formação profissional tendo em conta que o percurso docente deve ser desenvolvido na sua dimensão profissional, social e ética, na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. A Prática de Ensino Supervisionada constitui-se assim como um contributo para a formação de futuros professores, na medida em que possibilita uma perceção mais próxima da realidade prática, complementando assim os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica. A segunda parte deste documento, integra o projeto de investigação subordinado ao tema “O contributo do Comprovisador na leitura musical à primeira vista” e é o reflexo de toda uma pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em Ensino da Música. Trata-se de um Projeto de Investigação – Ação que visa testar o impacto do software Comprovisador, e sua eficácia nas competências de leitura musical à primeira vista, abordagem essa quase sempre complexa, contribuindo deste modo para uma reflexão e sistematização académica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
2019-06-25T00:00:00Z
2020-01-14T18:31:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30960
TID:202358216
url http://hdl.handle.net/10400.26/30960
identifier_str_mv TID:202358216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134917303468032