O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30960 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Ensino da Música e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada este trabalho constitui-se, numa primeira parte, como um relatório referente à prática pedagógica realizada durante o estágio, procurando fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento e formação profissional tendo em conta que o percurso docente deve ser desenvolvido na sua dimensão profissional, social e ética, na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. A Prática de Ensino Supervisionada constitui-se assim como um contributo para a formação de futuros professores, na medida em que possibilita uma perceção mais próxima da realidade prática, complementando assim os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica. A segunda parte deste documento, integra o projeto de investigação subordinado ao tema “O contributo do Comprovisador na leitura musical à primeira vista” e é o reflexo de toda uma pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em Ensino da Música. Trata-se de um Projeto de Investigação – Ação que visa testar o impacto do software Comprovisador, e sua eficácia nas competências de leitura musical à primeira vista, abordagem essa quase sempre complexa, contribuindo deste modo para uma reflexão e sistematização académica. |
id |
RCAP_49303cbdcffb7559e0cb26c50a8d1327 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30960 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vistaEnsino da músicaNovas tecnologiasComprovisadorLeitura à primeira vistaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito do Mestrado em Ensino da Música e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada este trabalho constitui-se, numa primeira parte, como um relatório referente à prática pedagógica realizada durante o estágio, procurando fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento e formação profissional tendo em conta que o percurso docente deve ser desenvolvido na sua dimensão profissional, social e ética, na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. A Prática de Ensino Supervisionada constitui-se assim como um contributo para a formação de futuros professores, na medida em que possibilita uma perceção mais próxima da realidade prática, complementando assim os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica. A segunda parte deste documento, integra o projeto de investigação subordinado ao tema “O contributo do Comprovisador na leitura musical à primeira vista” e é o reflexo de toda uma pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em Ensino da Música. Trata-se de um Projeto de Investigação – Ação que visa testar o impacto do software Comprovisador, e sua eficácia nas competências de leitura musical à primeira vista, abordagem essa quase sempre complexa, contribuindo deste modo para uma reflexão e sistematização académica.Vieira, FernandoRepositório ComumNascimento, Joaquim2020-01-14T18:31:25Z2019-06-252019-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30960TID:202358216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:17.549494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista |
title |
O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista |
spellingShingle |
O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista Nascimento, Joaquim Ensino da música Novas tecnologias Comprovisador Leitura à primeira vista Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista |
title_full |
O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista |
title_fullStr |
O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista |
title_full_unstemmed |
O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista |
title_sort |
O contributo do comprovisador na leitura musical à primeira vista |
author |
Nascimento, Joaquim |
author_facet |
Nascimento, Joaquim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Fernando Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Novas tecnologias Comprovisador Leitura à primeira vista Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino da música Novas tecnologias Comprovisador Leitura à primeira vista Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No âmbito do Mestrado em Ensino da Música e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada este trabalho constitui-se, numa primeira parte, como um relatório referente à prática pedagógica realizada durante o estágio, procurando fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento e formação profissional tendo em conta que o percurso docente deve ser desenvolvido na sua dimensão profissional, social e ética, na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, na dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. A Prática de Ensino Supervisionada constitui-se assim como um contributo para a formação de futuros professores, na medida em que possibilita uma perceção mais próxima da realidade prática, complementando assim os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação académica. A segunda parte deste documento, integra o projeto de investigação subordinado ao tema “O contributo do Comprovisador na leitura musical à primeira vista” e é o reflexo de toda uma pesquisa desenvolvida ao longo do Mestrado em Ensino da Música. Trata-se de um Projeto de Investigação – Ação que visa testar o impacto do software Comprovisador, e sua eficácia nas competências de leitura musical à primeira vista, abordagem essa quase sempre complexa, contribuindo deste modo para uma reflexão e sistematização académica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-25 2019-06-25T00:00:00Z 2020-01-14T18:31:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/30960 TID:202358216 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/30960 |
identifier_str_mv |
TID:202358216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134917303468032 |