Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilaça, Sara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pacheco, António, Vieira, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52380
Resumo: O presente artigo faz uma revisão panorâmica sobre o paradigma da leitura à primeira vista, tema alvo de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Baseando-se nas competências da audiação, análise, memorização e orientação cinestésica foram realizadas atividades aplicadas em diferentes contextos e culminando com performances de uma leitura sujeita a avaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se estimulantes e vieram redimensionar a pertinência das experiências funcionais, já que as vantagens que estas atividades acarretam a nível didático, pedagógico e psicossocial, superam em grande escala, as dificuldades e desafios que implicam.
id RCAP_acf600bd18263b043166d4761105ae8a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupoSight Reading Strategies on teaching piano in groupsEstratégias de leitura à primeira vistaEnsino de piano em grupoLinguagem musicalHumanidades::ArtesO presente artigo faz uma revisão panorâmica sobre o paradigma da leitura à primeira vista, tema alvo de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Baseando-se nas competências da audiação, análise, memorização e orientação cinestésica foram realizadas atividades aplicadas em diferentes contextos e culminando com performances de uma leitura sujeita a avaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se estimulantes e vieram redimensionar a pertinência das experiências funcionais, já que as vantagens que estas atividades acarretam a nível didático, pedagógico e psicossocial, superam em grande escala, as dificuldades e desafios que implicam.This article presents a panoramic review of the paradigm of sight reading, the subject of an investigation developed during the Master Program in Music Education from the Universidade do Minho. Based on skills of audiation, analysis, memorization and kinesthetic orientation were carried out diversified activities applied in different contexts and culminating with performances of a sight reading subjected to evaluation. The results of the intervention were proved stimulating and revealed the importance of reading experiences, since the advantages that these activities entail in didactic, pedagogical and psychosocial level, far surpass the difficulties and challenges that imply. Keywords: Sight Reading Strategies. Teaching Piano in Group. Functional Language.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade da Coruña / Universidade do MinhoUniversidade do MinhoVilaça, SaraPacheco, AntónioVieira, Maria Helena20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52380porVilaça, S., Pacheco, A e Vieira, M. H. (2017). Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología e Educación, 2017, Vol. Extr, (Nº 04), A4-041--A4047, DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.24612386-741810.17979/reipe.2017.0.04.2461http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2461info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:42.000722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo
Sight Reading Strategies on teaching piano in groups
title Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo
spellingShingle Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo
Vilaça, Sara
Estratégias de leitura à primeira vista
Ensino de piano em grupo
Linguagem musical
Humanidades::Artes
title_short Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo
title_full Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo
title_fullStr Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo
title_full_unstemmed Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo
title_sort Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo
author Vilaça, Sara
author_facet Vilaça, Sara
Pacheco, António
Vieira, Maria Helena
author_role author
author2 Pacheco, António
Vieira, Maria Helena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilaça, Sara
Pacheco, António
Vieira, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de leitura à primeira vista
Ensino de piano em grupo
Linguagem musical
Humanidades::Artes
topic Estratégias de leitura à primeira vista
Ensino de piano em grupo
Linguagem musical
Humanidades::Artes
description O presente artigo faz uma revisão panorâmica sobre o paradigma da leitura à primeira vista, tema alvo de uma investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Baseando-se nas competências da audiação, análise, memorização e orientação cinestésica foram realizadas atividades aplicadas em diferentes contextos e culminando com performances de uma leitura sujeita a avaliação. Os resultados da intervenção revelaram-se estimulantes e vieram redimensionar a pertinência das experiências funcionais, já que as vantagens que estas atividades acarretam a nível didático, pedagógico e psicossocial, superam em grande escala, as dificuldades e desafios que implicam.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52380
url http://hdl.handle.net/1822/52380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vilaça, S., Pacheco, A e Vieira, M. H. (2017). Estratégias de leitura à primeira vista no ensino de piano em grupo. Revista de Estudios e Investigación en Psicología e Educación, 2017, Vol. Extr, (Nº 04), A4-041--A4047, DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.2461
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.04.2461
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2461
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña / Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña / Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132939400773632