O percurso para a excelência nos cuidados à pessoa em situação crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41581 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa e evidencia o percurso efetuado durante os estágios na Unidade Curricular: Estágio Final e Relatório para aquisição de conhecimentos e de competências na área da pessoa em situação crítica, de modo a adquirir o título de enfermeira especialista e de mestre nesta área. Esta Unidade Curricular é composta por dois contextos de estágio, um que foi realizado no ambiente pré-hospitalar e o outro numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, no período de 5 de setembro de 2022 a 17 de dezembro de 2022. A metodologia selecionada foi a descritiva e crítico-reflexiva fundamentada com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de descrever e fundamentar o caminho percorrido para a aquisição de conhecimento e competências. A preocupação na realização de uma prática de excelência nos cuidados à pessoa crítica traduziu-se na realização de algumas atividades que promovem a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados e o desenvolvimento das aprendizagens profissionais. Com o intuito de melhorar a comunicação na transição dos cuidados da pessoa em situação crítica para o serviço de urgência, realizei uma revisão da literatura para identificar os fatores que influenciam a comunicação nesse período, sensibilizando os profissionais para uma melhoria da comunicação, traduzindo-se numa maior segurança para a pessoa em situação crítica. Com o objetivo de melhorar a prevenção e controlo de infeção na unidade de cuidados intensivos polivalente, realizei também uma revisão da literatura sobre as melhores práticas nos cuidados de higiene oral na pessoa em situação crítica submetida a ventilação mecânica invasiva para a prevenção da pneumonia associada à ventilação e concluí que a mesma deve ser realizada três vezes por dia com escovagem manual e gluconato de clorexidina a 0.2%. Ao longo deste caminho, adquiri competências no cuidar da pessoa em situação crítica e família/cuidador, na gestão de cuidados, na comunicação com a família, na identificação de focos de instabilidade, gestão da dor e na prevenção e controlo de infeção, promovendo segurança e qualidade dos cuidados prestados. Os objetivos delineados, as atividades realizadas, as aprendizagens profissionais e o desenvolvimento e aquisição de competências apresentam um objetivo comum, a execução de uma prática de excelência nos cuidados de enfermagem contribuindo para uma melhoria da qualidade dos mesmos e fundamentar a prática na evidência. No decorrer deste percurso surgiram algumas limitações como a inexperiência na procura pela evidência científica e a analise crítico – reflexiva do cuidar da pessoa em situação crítica. |
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O percurso para a excelência nos cuidados à pessoa em situação críticaThe path to excellence when caring for the person in critical conditionCompetênciasCuidados de enfermagemEnfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgicaPessoa em situação críticaCompetenciesNursing careNurse specialist in medical-surgical nursingPerson in critical conditionDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa e evidencia o percurso efetuado durante os estágios na Unidade Curricular: Estágio Final e Relatório para aquisição de conhecimentos e de competências na área da pessoa em situação crítica, de modo a adquirir o título de enfermeira especialista e de mestre nesta área. Esta Unidade Curricular é composta por dois contextos de estágio, um que foi realizado no ambiente pré-hospitalar e o outro numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, no período de 5 de setembro de 2022 a 17 de dezembro de 2022. A metodologia selecionada foi a descritiva e crítico-reflexiva fundamentada com a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de descrever e fundamentar o caminho percorrido para a aquisição de conhecimento e competências. A preocupação na realização de uma prática de excelência nos cuidados à pessoa crítica traduziu-se na realização de algumas atividades que promovem a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados e o desenvolvimento das aprendizagens profissionais. Com o intuito de melhorar a comunicação na transição dos cuidados da pessoa em situação crítica para o serviço de urgência, realizei uma revisão da literatura para identificar os fatores que influenciam a comunicação nesse período, sensibilizando os profissionais para uma melhoria da comunicação, traduzindo-se numa maior segurança para a pessoa em situação crítica. Com o objetivo de melhorar a prevenção e controlo de infeção na unidade de cuidados intensivos polivalente, realizei também uma revisão da literatura sobre as melhores práticas nos cuidados de higiene oral na pessoa em situação crítica submetida a ventilação mecânica invasiva para a prevenção da pneumonia associada à ventilação e concluí que a mesma deve ser realizada três vezes por dia com escovagem manual e gluconato de clorexidina a 0.2%. Ao longo deste caminho, adquiri competências no cuidar da pessoa em situação crítica e família/cuidador, na gestão de cuidados, na comunicação com a família, na identificação de focos de instabilidade, gestão da dor e na prevenção e controlo de infeção, promovendo segurança e qualidade dos cuidados prestados. Os objetivos delineados, as atividades realizadas, as aprendizagens profissionais e o desenvolvimento e aquisição de competências apresentam um objetivo comum, a execução de uma prática de excelência nos cuidados de enfermagem contribuindo para uma melhoria da qualidade dos mesmos e fundamentar a prática na evidência. No decorrer deste percurso surgiram algumas limitações como a inexperiência na procura pela evidência científica e a analise crítico – reflexiva do cuidar da pessoa em situação crítica.This internship report is part of the Master's Degree in Nursing, with Specialization in Medical-Surgical Nursing regarding Patient in Critical Condition, of Institute of Health Sciences, of the Universidade Católica Portuguesa and aims to describe the experience throughout the internships. The final Internship and its report aim to obtain knowledge and skills in critically ill patients’ area to be able and acquire the title of nurse specialist and obtain a master’s degree. This Course Unit consists of two internships: one was carried out at the Pre-Hospital context, the second at an Intensive Care Unit. Both were carried out in 2022, from September 5th to December 17th. The methodology was descriptive and critical-reflective based on bibliographical research, in order to describe and justify the work accomplished to develop skills and knowledge. There's a concern to maintain a practice of excellence when looking after patients in critical conditions. This has led to carrying out some activities that promote the continuous improvement of the quality of care provided and the development of professional learning. In order to improve the communication when handling over a critically ill patient in the Emergency Room, a literature review was done to identify the factors influencing the communication when handling over, raising professional's awareness to improve communication, to improve and ensure security for the person in a critical condition. With the aim of improving the prevention and control of infection in the multipurpose intensive care unit, a literature review was done regarding best practices in oral hygiene for patients in mechanical ventilation in order to prevent ventilator-associated Pneumonia and concluded that it should be performed three times a day with manual brushing and 0.2% chlorhexidine gluconate. New skills have been acquired regarding care management, the care of patients in critical conditions, communicating with their relatives, identifying and preventing outbreaks that lead to instability, pain management and infection prevention and control, promoting safety and quality of care. The objectives originally set, the activities carried out as well as the professional learning and the development and acquisition of competencies are intended to provide a practice of excellence in care and nursing contributing to an improvement in the quality of the same and basing the practice on evidence. During this course, some limitations emerged, such as inexperience in the search for scientific evidence and critical analysis – reflective of caring for the person in a critical situation.Neves, Vasco Manuel da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRocha, Sandra Patrícia Santos2023-07-05T17:11:28Z2023-05-312023-032023-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41581TID:203323602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:15.220201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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