Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Filipa Henriques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6998
Resumo: O presente documento procura, de forma fundamentada, apresentar a prática educativa desenvolvida em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) em Educação Pré-Escolar no Jardim de Infância das Árvores. Desta forma, abordar-se-á um pouco da história da Educação Pré-Escolar em Portugal, dando-se relevo a documentos importantes para a prática do educador, caracterizar-se-á o contexto educativo onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada e, ainda, salientar-se-á a importância do papel da avaliação no Jardim de Infância. Neste relatório pretende-se, ainda, dar destaque à aprendizagem da geometria na Educação Pré-Escolar, tema que surgiu no decorrer da experiência de ensino e aprendizagem, e que será desenvolvido partindo de bases teóricas e práticas. Assim, procurar-se-á pôr em evidência atividades geométricas idealizadas para as crianças desenvolverem a utilização de múltiplas capacidades como a capacidade espacial, a de manipular objetos geométricos, a de aplicar os conhecimentos geométricos noutros contextos e a de organizar o raciocínio lógico-matemático.
id RCAP_472d58280e57c3d7faa3ef535be9db31
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infânciaEducação pré-escolarGeometriaPrática de ensino supervisionadaO presente documento procura, de forma fundamentada, apresentar a prática educativa desenvolvida em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) em Educação Pré-Escolar no Jardim de Infância das Árvores. Desta forma, abordar-se-á um pouco da história da Educação Pré-Escolar em Portugal, dando-se relevo a documentos importantes para a prática do educador, caracterizar-se-á o contexto educativo onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada e, ainda, salientar-se-á a importância do papel da avaliação no Jardim de Infância. Neste relatório pretende-se, ainda, dar destaque à aprendizagem da geometria na Educação Pré-Escolar, tema que surgiu no decorrer da experiência de ensino e aprendizagem, e que será desenvolvido partindo de bases teóricas e práticas. Assim, procurar-se-á pôr em evidência atividades geométricas idealizadas para as crianças desenvolverem a utilização de múltiplas capacidades como a capacidade espacial, a de manipular objetos geométricos, a de aplicar os conhecimentos geométricos noutros contextos e a de organizar o raciocínio lógico-matemático.This work seeks, with good reason, present educational practice developed in the context of Supervised Teaching Practice (Teacher Training I and II) in Pre-School Education in Kindergarten of Árvores. In such, it will be addressed some of the history of Pre-School Education in Portugal, giving relief to important documents to the practice of the educator, it will be characterized the educacional practice where the Supervised Teaching Practice was realized and it will be also noted the importance of the role of evaluation in Kindergarten. This report is intended to also highlight the learning of geometry in Pre-School education, a theme that emerged during the teaching and learning experience, and that will be developed starting from theoretical and practical bases. Thus, it will be sought to highlight geometric activities developed to the children, to develop the use of multiple skills such as spatial ability, to manipulate geometric objects, the geometric knowledge to apply in other contexts and to organize logical mathematical reasoning. Keywords: Nursery2016-12-06T10:08:46Z2016-12-06T00:00:00Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6998porMorais, Filipa Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:57Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:15.102966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infância
title Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infância
spellingShingle Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infância
Morais, Filipa Henriques
Educação pré-escolar
Geometria
Prática de ensino supervisionada
title_short Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infância
title_full Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infância
title_fullStr Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infância
title_full_unstemmed Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infância
title_sort Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infância
author Morais, Filipa Henriques
author_facet Morais, Filipa Henriques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Filipa Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Geometria
Prática de ensino supervisionada
topic Educação pré-escolar
Geometria
Prática de ensino supervisionada
description O presente documento procura, de forma fundamentada, apresentar a prática educativa desenvolvida em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) em Educação Pré-Escolar no Jardim de Infância das Árvores. Desta forma, abordar-se-á um pouco da história da Educação Pré-Escolar em Portugal, dando-se relevo a documentos importantes para a prática do educador, caracterizar-se-á o contexto educativo onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada e, ainda, salientar-se-á a importância do papel da avaliação no Jardim de Infância. Neste relatório pretende-se, ainda, dar destaque à aprendizagem da geometria na Educação Pré-Escolar, tema que surgiu no decorrer da experiência de ensino e aprendizagem, e que será desenvolvido partindo de bases teóricas e práticas. Assim, procurar-se-á pôr em evidência atividades geométricas idealizadas para as crianças desenvolverem a utilização de múltiplas capacidades como a capacidade espacial, a de manipular objetos geométricos, a de aplicar os conhecimentos geométricos noutros contextos e a de organizar o raciocínio lógico-matemático.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06T10:08:46Z
2016-12-06T00:00:00Z
2016-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6998
url http://hdl.handle.net/10348/6998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137117631152128