As competências espaciais no ensino da geometria : a dinâmica da perspectiva linear na imaginação e no desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8831 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013 |
id |
RCAP_344c8eee5425f718e8ce09bd639db50e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/8831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As competências espaciais no ensino da geometria : a dinâmica da perspectiva linear na imaginação e no desenhoEnsino da geometriaGeometria descritivaPerspectivaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais e descreve a intervenção realizada numa turma do 11º ano de Artes Visuais, no âmbito da disciplina de Geometria Descritiva A, e é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida na Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras. O projeto de estágio relaciona-se com o desenvolvimento das competências espaciais, da imaginação e do desenho através da dinâmica da Perspetiva Linear, enquanto tema transversal, para o apuramento de aptidões atinentes à Geometria Descritiva. O objetivo da unidade didática foi desenvolver as capacidades criativas do aluno e a sua própria construção do saber na área do desenho de imaginação, através da realização de um projeto que englobasse vários campos artísticos como o design, as artes plásticas, a cenografia, a ilustração ou a arquitetura. O relatório organiza-se em três capítulos principais que estruturam e descrevem todo o processo de investigação, conceção e aplicação do projeto de estágio. No primeiro capítulo, Enquadramento Didático, apresentam-se os temas que fundamentam os objetivos da unidade didática no contexto da disciplina. Seguindo-se o segundo capítulo, Projeto de Estágio, em que é feito um enquadramento escolar de acordo com os recursos humanos, físicos e materiais, assim como uma descrição do projeto que relata a metodologia e estratégias adotadas durante a unidade didática. O último capítulo, Concretização do Projeto, é dedicado ao relato das aulas lecionadas e à avaliação, análise e interpretação dos resultados dos alunos, obtidos nas várias fases do projeto. O relatório termina ainda com algumas considerações finais referentes à experiência de ensino durante o estágio.This report was developed as part of a master's degree in Visual Arts Education and describes the intervention performed in a class of the 11th grade of Visual Arts within the discipline of descriptive geometry, concerning the practice of supervised teaching developed in Quinta do Marquês High School in Oeiras. The internship project deals with the development of spatial skills, imagination and drawing through the dynamics of Linear Perspective as a cross-cutting theme for the research into skills related to Descriptive Geometry. The goal of the didactic unit was to develop the creative abilities of the student and their own construction of knowledge by drawing from imagination, through a project that incorporates various artistic fields such as design, fine arts, set design, illustration or architecture. The report is organized in three main chapters that structure and describe the whole process of research, design and implementation of the project. In the first chapter, Didactic Framework, we present the themes that underlie the didactic unit‘s objectives in the context of the discipline. The following chapter, Internship Project, presents a framework of the school, concerning human, physical and material resources as well as a description of the project addressing the methodology and strategies adopted during the didactic unit. The last chapter, Implementation of the Project, focuses on the report of the lessons taught as well as the evaluation, analysis and interpretation of the results obtained by the students in the various phases of the project. The report ends with some concluding remarks related to the teaching experience during the internship.Trindade, António de Oriol, 1967-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Helena Sofia Pires, 1982-2013-07-18T15:21:34Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8831TID:201367785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:12.619968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As competências espaciais no ensino da geometria : a dinâmica da perspectiva linear na imaginação e no desenho |
title |
As competências espaciais no ensino da geometria : a dinâmica da perspectiva linear na imaginação e no desenho |
spellingShingle |
As competências espaciais no ensino da geometria : a dinâmica da perspectiva linear na imaginação e no desenho Ferreira, Helena Sofia Pires, 1982- Ensino da geometria Geometria descritiva Perspectiva Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
title_short |
As competências espaciais no ensino da geometria : a dinâmica da perspectiva linear na imaginação e no desenho |
title_full |
As competências espaciais no ensino da geometria : a dinâmica da perspectiva linear na imaginação e no desenho |
title_fullStr |
As competências espaciais no ensino da geometria : a dinâmica da perspectiva linear na imaginação e no desenho |
title_full_unstemmed |
As competências espaciais no ensino da geometria : a dinâmica da perspectiva linear na imaginação e no desenho |
title_sort |
As competências espaciais no ensino da geometria : a dinâmica da perspectiva linear na imaginação e no desenho |
author |
Ferreira, Helena Sofia Pires, 1982- |
author_facet |
Ferreira, Helena Sofia Pires, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trindade, António de Oriol, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helena Sofia Pires, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da geometria Geometria descritiva Perspectiva Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
topic |
Ensino da geometria Geometria descritiva Perspectiva Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-18T15:21:34Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/8831 TID:201367785 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/8831 |
identifier_str_mv |
TID:201367785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134226367381504 |