Representações sociais de estudantes universitários relativamente a pessoas deficientes intelectuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/32860 |
Resumo: | Com o presente estudo pretendeu-se aprofundar a temática da deficiência intelectual, nomeadamente as representações sociais de estudantes universitários acerca deste tema. Realizou-se uma breve revisão de literatura, através da qual foi possível considerar que não só os estudos acerca da deficiência são escassos, como nos estudos até agora efetuados as imagens e perceções acerca das pessoas deficientes são maioritariamente negativas. Esta investigação teve, assim, como principal objetivo compreender se estas perceções negativas persistem. Deste modo, pediu-se aos participantes que respondessem a seis questões abertas, criando uma história ou situação na qual o deficiente intelectual é o ator principal. Com a informação recolhida procedeu-se a uma análise de conteúdo, na qual três juízes independentes categorizaram o conteúdo das respostas. Os resultados obtidos traduzem-se numa imagem da pessoa deficiente intelectual pautada pela dependência e necessidade de atenção. |
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Com o presente estudo pretendeu-se aprofundar a temática da deficiência intelectual, nomeadamente as representações sociais de estudantes universitários acerca deste tema. Realizou-se uma breve revisão de literatura, através da qual foi possível considerar que não só os estudos acerca da deficiência são escassos, como nos estudos até agora efetuados as imagens e perceções acerca das pessoas deficientes são maioritariamente negativas. Esta investigação teve, assim, como principal objetivo compreender se estas perceções negativas persistem. Deste modo, pediu-se aos participantes que respondessem a seis questões abertas, criando uma história ou situação na qual o deficiente intelectual é o ator principal. Com a informação recolhida procedeu-se a uma análise de conteúdo, na qual três juízes independentes categorizaram o conteúdo das respostas. Os resultados obtidos traduzem-se numa imagem da pessoa deficiente intelectual pautada pela dependência e necessidade de atenção. |
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