Representações sociais acerca de pessoas com deficiência intelectual: comparação entre estudantes de ciências exatas e de ciências sociais e humanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia Filipa Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32917
Resumo: O principal objetivo da presente dissertação baseou-se em enriquecer o conhecimento acerca das representações sociais da pessoa com deficiência intelectual. Os resultados obtidos foram examinados relativamente às suas implicações na integração socioprofissional deste grupo específico. Assim, pediu-se a 324 estudantes universitários – 162 de ciências exatas e 162 de ciências sociais e humanas – para analisarem até que ponto uma série de traços de personalidade se aplica ou não em duas condições: pessoa com deficiência intelectual e pessoa com sucesso pessoal e profissional. Devido à escassez de estudos sobre esta temática, utilizou-se de um design exploratório para o estudo. Todos os resultados aqui obtidos foram comparados entre estudantes de ciências exatas e estudantes de ciências sociais e humanas. Na análise de dados, utilizaram-se testes não-paramétricos, estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória de componentes principais e testes de hipótese em relação a efeitos de à vontade nas relações com as pessoas com deficiência intelectual. Embora existam diferenças entre estudantes de ciências exatas e ciências sociais e humanas, os resultados revelam uma imagem do deficiente intelectual marcada por grande imaturidade relacional e afectividade e, simultaneamente, diferenças consideráveis no que respeita às características necessárias ao sucesso profissional e pessoal. No final deste estudo, verificou-se que ainda existem sérias barreiras psicossociais no processo de integração socioprofissional.
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