Trovadores de Deus ou servos de Roma... D. Fr. Bernardino Della Chiesa e Fr. Jaime Tarín - a intuição franciscana na China ao tempo do Patriarca de Antioquia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/23110 |
Resumo: | Ao tempo da expansão portuguesa, no término de Seiscentos e início de Setecentos, os missionários estabelecidos na China estiveram envolvidos em inúmeras controvérsias que abarcaram os missionários da Companhia de Jesus, associados ao Padroado de Portugal e missionários de outras Ordens Religiosas, como os Frades Menores (Franciscanos), que chegaram à China desde a província de S. Gregório Magno das Filipinas, tutelada pelo Patronato de Espanha, ou enquanto enviados da Congregação de Propaganda Fide, organismo promovido em 1622 pelo Sumo Pontífice que abriu uma nova dinâmica na dimensão religiosa associada à expansão. A falta de entendimento do «outro» contribuiu para que alguns missionários transportassem para a Igreja de Roma uma imagem da China e dos missionários que lá laboravam distante daquela prevista pelo olhar europeu. Nesta conjuntura, o Sumo Pontífice enviou para o Império do Meio os “seus olhos” através de um legado a latere – Charles Maillard de Tournon, Patriarca de Antioquia, que chegou ao território depois dos primeiros anos de Setecentos. Este legado promoveu a ira do Imperador da China que até então revelava respeito pelos europeus, particularmente os missionários da Companhia de Jesus, que deleitavam a corte com os seus conhecimentos. Perante a acção de Tournon, manifestamente contrária à aceitação das tradições locais entre os convertidos ao Cristianismo, o Imperador Kangxi publicou um documento onde expunha as condições para os missionários continuarem no território. Neste contexto procuraram-se os dias nas cartas de dois Frades Menores, em particular nas palavras versadas sobre esse momento em que foram confrontados com a eminente perda da missão, sendo obrigados a assumir o modelo que seguiam para a propagação do Evangelho: a obediência incondicional a Roma (contrária à aceitação das tradições sínicas) ou o comprometimento com o método missionário atribuído aos missionários da Companhia de Jesus. Entre a intuição e a instituição, Fr. Bernardino della Chiesa e Fr. Jaime Tarín expõe os conflitos de quem abraçou a herança de S. Francisco de Assis mas jurou fidelidade a uma Igreja vincadamente eurocêntrica. |
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Trovadores de Deus ou servos de Roma... D. Fr. Bernardino Della Chiesa e Fr. Jaime Tarín - a intuição franciscana na China ao tempo do Patriarca de AntioquiaFranciscanosKangxiJaime TarínChinaBernardino della ChiesaInstituiçãoIntuiçãoAcomodaçãoFranciscansInstitutionIntuitionAccommodationDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaAo tempo da expansão portuguesa, no término de Seiscentos e início de Setecentos, os missionários estabelecidos na China estiveram envolvidos em inúmeras controvérsias que abarcaram os missionários da Companhia de Jesus, associados ao Padroado de Portugal e missionários de outras Ordens Religiosas, como os Frades Menores (Franciscanos), que chegaram à China desde a província de S. Gregório Magno das Filipinas, tutelada pelo Patronato de Espanha, ou enquanto enviados da Congregação de Propaganda Fide, organismo promovido em 1622 pelo Sumo Pontífice que abriu uma nova dinâmica na dimensão religiosa associada à expansão. A falta de entendimento do «outro» contribuiu para que alguns missionários transportassem para a Igreja de Roma uma imagem da China e dos missionários que lá laboravam distante daquela prevista pelo olhar europeu. Nesta conjuntura, o Sumo Pontífice enviou para o Império do Meio os “seus olhos” através de um legado a latere – Charles Maillard de Tournon, Patriarca de Antioquia, que chegou ao território depois dos primeiros anos de Setecentos. Este legado promoveu a ira do Imperador da China que até então revelava respeito pelos europeus, particularmente os missionários da Companhia de Jesus, que deleitavam a corte com os seus conhecimentos. Perante a acção de Tournon, manifestamente contrária à aceitação das tradições locais entre os convertidos ao Cristianismo, o Imperador Kangxi publicou um documento onde expunha as condições para os missionários continuarem no território. Neste contexto procuraram-se os dias nas cartas de dois Frades Menores, em particular nas palavras versadas sobre esse momento em que foram confrontados com a eminente perda da missão, sendo obrigados a assumir o modelo que seguiam para a propagação do Evangelho: a obediência incondicional a Roma (contrária à aceitação das tradições sínicas) ou o comprometimento com o método missionário atribuído aos missionários da Companhia de Jesus. Entre a intuição e a instituição, Fr. Bernardino della Chiesa e Fr. Jaime Tarín expõe os conflitos de quem abraçou a herança de S. Francisco de Assis mas jurou fidelidade a uma Igreja vincadamente eurocêntrica.Along the Portuguese overseas expansion, by the end of the 17th century and beginning of the 18th century, the missionaries established in China were involved in countless controversies that involved the missionaries of the Company of Jesus, associated with the Portuguese Padroado (Portuguese Patronage of the East) and also missionaries from other Religious Orders, such as the Friars Minor (Franciscans), mainly. These arrived in China coming from the province of S. Gregorio Magno of the Philipines, which was headed by the Spain Patronage (Patronato de Manila), or as sent by the Propaganda Fide, organization promoted in 1622 by the Roman Pope who opened a new dynamic in the religious dimensions overseas. The lack of understanding of the “other” contributed to engagement of some missionaries in the transport to the Church of Rome, of a figure of China and its labourers, very distant from what was expected by the European vision. In this setting, the Pope sent to the Middle Empire “his eyes” through a legate a latere – Charles Maillard de Tournon, Patriarchy of Antioquia, who arrived in the territory after the first years of the 18th century. This legate promoted the anger of the Emperor of China, who had until then shown respect for the European, particularly for the Jesuits, who captivated them with their knowledge. Facing Tournon’s actions, clearly contrary to the acceptance of the local traditions among the Christianity converted, Kangxi Emperor published a document where he exposed the conditions set for the missionaries to remain in the territory. In this context days were sought put in the letters of two Friars Minor, particularly in the text about the moment in which they were confronted with the imminent loss of their mission, being forced to assume the model set out to the propaganda of the Catholic preaching: unconditional obedience to Rome (contrary to the acceptance of the Chinese traditions) or the commitment to the missionary method attributed to the missionaries of the Company of Jesus. Between intuition and institution, the Franciscans Fr. Bernardino della Chiesa and Fr. Jaime Tarín expose the conflicts of who embraced the inheritance of S. Francis of Assis but sworn faithfulness to a highly Eurocentric ChurchCosta, João Paulo Oliveira eRUNGuerreiro, Joana Filipa Martins2017-09-07T10:45:06Z2017-07-112017-03-302017-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/23110TID:201720493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:11:12Zoai:run.unl.pt:10362/23110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:27:39.505129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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