Aprendizagem e ansiedade no ensino à distância em alunos do 6ºano do 2ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cristina Elisabete Peixoto da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14475
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Aprendizagem e ansiedade no ensino à distância em alunos do 6ºano do 2ºCEBAnsiedadeAutoestimaRendimento escolarEnsino remoto de emergênciaAnxietySelf esteemSchool performanceEmergency remote teachingRelatório de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Está organizado em duas partes distintas: a primeira remete para a PES no 1.º e no 2.º CEB, e a segunda remete para a apresentação do estudo empírico, realizado 2.º CEB, com o objetivo principal de compreender como o Ensino Remoto de Emergência pode impactar os níveis de ansiedade e de autoestima nos alunos e como estes variam em função do rendimento escolar. A temática da aprendizagem e ansiedade no ensino à distância em tempos de pandemia COVID-19 é da maior importância no desenvolvimento do conhecimento no mundo atual. As dificuldades enfrentadas por jovens à entrada do 2ºCEB condicionam o seu desempenho, devido aos sucessivos confinamentos e as condições do meio onde se encontram inseridos. É esta a temática que se pretende desenvolver no presente relatório de mestrado sabendo que a ansiedade é uma reação natural do organismo necessária para a sobrevivência social. Porém quando é desproporcional torna-se patológica e desencadeia sofrimento e problemas de ordem social. A metodologia usada é de natureza quantitativa, mas também foi utilizada uma metodologia qualitativa - Focus Group – no processo de construção do instrumento de recolha de dados sobre ansiedade no ensino online. Foi elaborado um inquérito com três partes. O tratamento dos dados foi realizado com recurso ao Software Statistical Package for Social Sciences, versão 26. Os resultados do estudo permitem concluir que existe uma relação efetiva entre a ansiedade e a autoestima e consequentemente no rendimento escolar, contudo ficou inconclusivo asseverar que o Ensino Remoto de Emergência condiciona as aprendizagens em alunos ansiosos e/ou com uma autoestima baixa.Abstract This Report was developed within the Curricular Unit (CU) Supervised Teaching Practice (STP) II of the Master “Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE”, at Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. The Report is organized in two distinct parts: the first approaches the STP in the 1st and 2nd CBE, and the second presents the empirical study, implemented, in the 2nd CBE with the main objective of to understand how Emergency Remote Education can impact the levels of anxiety and self-esteem in students and how these vary according to school performance, in the 2nd CBE, in times of COVID 19 pandemic. The theme of learning and anxiety in distance learning in times of the COVID 19 pandemic is of the greatest importance in the development of knowledge in today's world. The difficulties faced by young people at the entrance of the 2ºCEB affect their performance, due to the successive confinements and the conditions of the environment where they are inserted. This is the theme that is intended to be developed in this master's report, knowing that anxiety is a natural reaction of the organism necessary for social survival. However, when it is disproportionate, it becomes pathological and triggers suffering and social problems. The methodology used is quantitative in nature, but a qualitative methodology - Focus Group - was also used in the process of constructing the data collection instrument on anxiety in online teaching. A three-part survey was constructed. Data processing was performed using the Statistical Package for Social Sciences Software, version 26. The results of the study allow us to conclude that there is an effective relationship between anxiety and self-esteem and, consequently, in school performance, however it was inconclusive to assert that Emergency Remote Teaching conditions learning in anxious students and/or with low self-esteem.Covas, FilomenaRCIPLCunha, Cristina Elisabete Peixoto da2022-03-16T09:32:53Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14475TID:202938212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:16.600979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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