Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16665 |
Resumo: | O presente relatório tem como tema a prática de Mindfulness em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho nasceu da motivação de salientar a relevância da autoestima e da ansiedade na aprendizagem e de enfatizar a importância de um ensino mais humano, centrado nos valores da vida onde impera a visão holística da escola. Relaciona-se com uma investigação maioritariamente qualitativa, inscrita no paradigma construtivista, que procura associar os fundamentos teóricos da investigação em educação com as experiências observadas e vividas no contexto de 1º ciclo de Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação de inglês no 1º Ciclo. Este estudo visa compreender os efeitos da prática de Mindfulness na redução da ansiedade e na melhoria da autoestima e de que modo pode contribuir para uma melhor aprendizagem e, deste modo, ser trabalhado em paralelo com os objetivos a cumprir do currículo escolar. Face a estas considerações, este trabalho constitui uma investigação-ação recorrendo às metodologias qualitativas (notas de campo, análise de documentos, observação) mas também à metodologia quantitativa (questionários), para aferir qual o impacto da aplicação de práticas de Mindfulness em contexto escolar. Os resultados deste estudo indicam que a inclusão desta prática pode ter um aspeto facilitador na aprendizagem e incute valores para a vida. |
id |
RCAP_e6bcb7f65a15de2e3cc284a40cf3a1ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16665 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEBMindfulnessAutoestimaAutoconceitoAnsiedadeAprendizagemSelf-esteemSelf-conceptAnxietyLearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como tema a prática de Mindfulness em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho nasceu da motivação de salientar a relevância da autoestima e da ansiedade na aprendizagem e de enfatizar a importância de um ensino mais humano, centrado nos valores da vida onde impera a visão holística da escola. Relaciona-se com uma investigação maioritariamente qualitativa, inscrita no paradigma construtivista, que procura associar os fundamentos teóricos da investigação em educação com as experiências observadas e vividas no contexto de 1º ciclo de Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação de inglês no 1º Ciclo. Este estudo visa compreender os efeitos da prática de Mindfulness na redução da ansiedade e na melhoria da autoestima e de que modo pode contribuir para uma melhor aprendizagem e, deste modo, ser trabalhado em paralelo com os objetivos a cumprir do currículo escolar. Face a estas considerações, este trabalho constitui uma investigação-ação recorrendo às metodologias qualitativas (notas de campo, análise de documentos, observação) mas também à metodologia quantitativa (questionários), para aferir qual o impacto da aplicação de práticas de Mindfulness em contexto escolar. Os resultados deste estudo indicam que a inclusão desta prática pode ter um aspeto facilitador na aprendizagem e incute valores para a vida.This report has as its theme the practice of Mindfulness in the context of Primary Education. This work was born from a desire to emphasize the relevance of self-esteem and anxiety in learning and to emphasize the importance of humane teaching, centered on the values of life where the holistic view of the school is paramount. Its inset is mostly qualitative research, inscribed in the constructivist paradigm which seeks to associate the theoretical foundations of research in education with the experiences observed and lived in the context of Primary Education, within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master of Education in English in the Primary Education. This study aims to understand the effects of Mindfulness practice on reducing anxiety and improving self-esteem and how it can contribute to better learning and thus be worked in parallel with the objectives to be fulfilled in the school curriculum. In view of these considerations, this work constitutes an action-research using qualitative (field notes, document analysis, observation) and quantitative (questionnaires) methodologies to assess the impact of applying Mindfulness practices in the school context. The results of this study indicate that the inclusion of this practice can have a facilitating aspect in learning and instill values in life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sofia Maria Cruz de MeloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Sara Linhares2021-01-06T12:17:43Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16665TID:202698866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:44Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:14.361188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB |
title |
Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB |
spellingShingle |
Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB Martins, Sara Linhares Mindfulness Autoestima Autoconceito Ansiedade Aprendizagem Self-esteem Self-concept Anxiety Learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB |
title_full |
Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB |
title_fullStr |
Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB |
title_sort |
Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB |
author |
Martins, Sara Linhares |
author_facet |
Martins, Sara Linhares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Sofia Maria Cruz de Melo Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sara Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mindfulness Autoestima Autoconceito Ansiedade Aprendizagem Self-esteem Self-concept Anxiety Learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Mindfulness Autoestima Autoconceito Ansiedade Aprendizagem Self-esteem Self-concept Anxiety Learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório tem como tema a prática de Mindfulness em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho nasceu da motivação de salientar a relevância da autoestima e da ansiedade na aprendizagem e de enfatizar a importância de um ensino mais humano, centrado nos valores da vida onde impera a visão holística da escola. Relaciona-se com uma investigação maioritariamente qualitativa, inscrita no paradigma construtivista, que procura associar os fundamentos teóricos da investigação em educação com as experiências observadas e vividas no contexto de 1º ciclo de Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação de inglês no 1º Ciclo. Este estudo visa compreender os efeitos da prática de Mindfulness na redução da ansiedade e na melhoria da autoestima e de que modo pode contribuir para uma melhor aprendizagem e, deste modo, ser trabalhado em paralelo com os objetivos a cumprir do currículo escolar. Face a estas considerações, este trabalho constitui uma investigação-ação recorrendo às metodologias qualitativas (notas de campo, análise de documentos, observação) mas também à metodologia quantitativa (questionários), para aferir qual o impacto da aplicação de práticas de Mindfulness em contexto escolar. Os resultados deste estudo indicam que a inclusão desta prática pode ter um aspeto facilitador na aprendizagem e incute valores para a vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-06T12:17:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16665 TID:202698866 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16665 |
identifier_str_mv |
TID:202698866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131453739499520 |