Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sara Linhares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16665
Resumo: O presente relatório tem como tema a prática de Mindfulness em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho nasceu da motivação de salientar a relevância da autoestima e da ansiedade na aprendizagem e de enfatizar a importância de um ensino mais humano, centrado nos valores da vida onde impera a visão holística da escola. Relaciona-se com uma investigação maioritariamente qualitativa, inscrita no paradigma construtivista, que procura associar os fundamentos teóricos da investigação em educação com as experiências observadas e vividas no contexto de 1º ciclo de Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação de inglês no 1º Ciclo. Este estudo visa compreender os efeitos da prática de Mindfulness na redução da ansiedade e na melhoria da autoestima e de que modo pode contribuir para uma melhor aprendizagem e, deste modo, ser trabalhado em paralelo com os objetivos a cumprir do currículo escolar. Face a estas considerações, este trabalho constitui uma investigação-ação recorrendo às metodologias qualitativas (notas de campo, análise de documentos, observação) mas também à metodologia quantitativa (questionários), para aferir qual o impacto da aplicação de práticas de Mindfulness em contexto escolar. Os resultados deste estudo indicam que a inclusão desta prática pode ter um aspeto facilitador na aprendizagem e incute valores para a vida.
id RCAP_e6bcb7f65a15de2e3cc284a40cf3a1ce
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16665
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEBMindfulnessAutoestimaAutoconceitoAnsiedadeAprendizagemSelf-esteemSelf-conceptAnxietyLearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como tema a prática de Mindfulness em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho nasceu da motivação de salientar a relevância da autoestima e da ansiedade na aprendizagem e de enfatizar a importância de um ensino mais humano, centrado nos valores da vida onde impera a visão holística da escola. Relaciona-se com uma investigação maioritariamente qualitativa, inscrita no paradigma construtivista, que procura associar os fundamentos teóricos da investigação em educação com as experiências observadas e vividas no contexto de 1º ciclo de Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação de inglês no 1º Ciclo. Este estudo visa compreender os efeitos da prática de Mindfulness na redução da ansiedade e na melhoria da autoestima e de que modo pode contribuir para uma melhor aprendizagem e, deste modo, ser trabalhado em paralelo com os objetivos a cumprir do currículo escolar. Face a estas considerações, este trabalho constitui uma investigação-ação recorrendo às metodologias qualitativas (notas de campo, análise de documentos, observação) mas também à metodologia quantitativa (questionários), para aferir qual o impacto da aplicação de práticas de Mindfulness em contexto escolar. Os resultados deste estudo indicam que a inclusão desta prática pode ter um aspeto facilitador na aprendizagem e incute valores para a vida.This report has as its theme the practice of Mindfulness in the context of Primary Education. This work was born from a desire to emphasize the relevance of self-esteem and anxiety in learning and to emphasize the importance of humane teaching, centered on the values of life where the holistic view of the school is paramount. Its inset is mostly qualitative research, inscribed in the constructivist paradigm which seeks to associate the theoretical foundations of research in education with the experiences observed and lived in the context of Primary Education, within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master of Education in English in the Primary Education. This study aims to understand the effects of Mindfulness practice on reducing anxiety and improving self-esteem and how it can contribute to better learning and thus be worked in parallel with the objectives to be fulfilled in the school curriculum. In view of these considerations, this work constitutes an action-research using qualitative (field notes, document analysis, observation) and quantitative (questionnaires) methodologies to assess the impact of applying Mindfulness practices in the school context. The results of this study indicate that the inclusion of this practice can have a facilitating aspect in learning and instill values in life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sofia Maria Cruz de MeloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Sara Linhares2021-01-06T12:17:43Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16665TID:202698866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:44Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:14.361188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB
title Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB
spellingShingle Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB
Martins, Sara Linhares
Mindfulness
Autoestima
Autoconceito
Ansiedade
Aprendizagem
Self-esteem
Self-concept
Anxiety
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB
title_full Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB
title_fullStr Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB
title_full_unstemmed Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB
title_sort Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB
author Martins, Sara Linhares
author_facet Martins, Sara Linhares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sofia Maria Cruz de Melo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sara Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness
Autoestima
Autoconceito
Ansiedade
Aprendizagem
Self-esteem
Self-concept
Anxiety
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Mindfulness
Autoestima
Autoconceito
Ansiedade
Aprendizagem
Self-esteem
Self-concept
Anxiety
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório tem como tema a prática de Mindfulness em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho nasceu da motivação de salientar a relevância da autoestima e da ansiedade na aprendizagem e de enfatizar a importância de um ensino mais humano, centrado nos valores da vida onde impera a visão holística da escola. Relaciona-se com uma investigação maioritariamente qualitativa, inscrita no paradigma construtivista, que procura associar os fundamentos teóricos da investigação em educação com as experiências observadas e vividas no contexto de 1º ciclo de Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação de inglês no 1º Ciclo. Este estudo visa compreender os efeitos da prática de Mindfulness na redução da ansiedade e na melhoria da autoestima e de que modo pode contribuir para uma melhor aprendizagem e, deste modo, ser trabalhado em paralelo com os objetivos a cumprir do currículo escolar. Face a estas considerações, este trabalho constitui uma investigação-ação recorrendo às metodologias qualitativas (notas de campo, análise de documentos, observação) mas também à metodologia quantitativa (questionários), para aferir qual o impacto da aplicação de práticas de Mindfulness em contexto escolar. Os resultados deste estudo indicam que a inclusão desta prática pode ter um aspeto facilitador na aprendizagem e incute valores para a vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-06T12:17:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16665
TID:202698866
url http://hdl.handle.net/10400.22/16665
identifier_str_mv TID:202698866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131453739499520