Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottentuit Junior, João Batista
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lisbôa, Eliana Santana, Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/20894
Resumo: Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimídia realizadas no âmbito das atividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção desses recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimídia por parte dos alunos (futuros professores).
id RCAP_475d25b346afc8b7e035f36ca68acd4c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em PedagogiaNarrativas digitaisPowerpointTecnologias informação comunicaçãoEnsino superiorDigital storytellingInformation technologies and communicationHigher educationEste artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimídia realizadas no âmbito das atividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção desses recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimídia por parte dos alunos (futuros professores).This article presents an exploratory study with the use of information technologies and communication in the creation of multimedia digital storytelling activities carried out within the class of History and Politics of Technologies Applied to Education at the Federal University of Maranhão, Brazil. Students produced digital stories with the help of Power Point software. The results show that the production of digital resources foster creativity, collaborative work, research, synthesis, organization of ideas and, especially, is an incentive to use technology in teaching and learning as well as the production of material digital media by students (future teachers)Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaLisbôa, Eliana SantanaCoutinho, Clara Pereira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20894por1518-5370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:23:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:23:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia
title Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia
spellingShingle Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia
Bottentuit Junior, João Batista
Narrativas digitais
Powerpoint
Tecnologias informação comunicação
Ensino superior
Digital storytelling
Information technologies and communication
Higher education
title_short Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia
title_full Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia
title_fullStr Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia
title_full_unstemmed Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia
title_sort Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia
author Bottentuit Junior, João Batista
author_facet Bottentuit Junior, João Batista
Lisbôa, Eliana Santana
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Lisbôa, Eliana Santana
Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottentuit Junior, João Batista
Lisbôa, Eliana Santana
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas digitais
Powerpoint
Tecnologias informação comunicação
Ensino superior
Digital storytelling
Information technologies and communication
Higher education
topic Narrativas digitais
Powerpoint
Tecnologias informação comunicação
Ensino superior
Digital storytelling
Information technologies and communication
Higher education
description Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimídia realizadas no âmbito das atividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção desses recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimídia por parte dos alunos (futuros professores).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/20894
url http://hdl.handle.net/1822/20894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1518-5370
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545300039958528