Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/20894 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimídia realizadas no âmbito das atividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção desses recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimídia por parte dos alunos (futuros professores). |
id |
RCAP_475d25b346afc8b7e035f36ca68acd4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20894 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em PedagogiaNarrativas digitaisPowerpointTecnologias informação comunicaçãoEnsino superiorDigital storytellingInformation technologies and communicationHigher educationEste artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimídia realizadas no âmbito das atividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção desses recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimídia por parte dos alunos (futuros professores).This article presents an exploratory study with the use of information technologies and communication in the creation of multimedia digital storytelling activities carried out within the class of History and Politics of Technologies Applied to Education at the Federal University of Maranhão, Brazil. Students produced digital stories with the help of Power Point software. The results show that the production of digital resources foster creativity, collaborative work, research, synthesis, organization of ideas and, especially, is an incentive to use technology in teaching and learning as well as the production of material digital media by students (future teachers)Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaLisbôa, Eliana SantanaCoutinho, Clara Pereira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20894por1518-5370info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:23:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:23:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia |
title |
Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia |
spellingShingle |
Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia Bottentuit Junior, João Batista Narrativas digitais Powerpoint Tecnologias informação comunicação Ensino superior Digital storytelling Information technologies and communication Higher education |
title_short |
Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia |
title_full |
Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia |
title_fullStr |
Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia |
title_sort |
Narrativas digitais na formação inicial de professores : um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia |
author |
Bottentuit Junior, João Batista |
author_facet |
Bottentuit Junior, João Batista Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bottentuit Junior, João Batista Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas digitais Powerpoint Tecnologias informação comunicação Ensino superior Digital storytelling Information technologies and communication Higher education |
topic |
Narrativas digitais Powerpoint Tecnologias informação comunicação Ensino superior Digital storytelling Information technologies and communication Higher education |
description |
Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimídia realizadas no âmbito das atividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção desses recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimídia por parte dos alunos (futuros professores). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/20894 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/20894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1518-5370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545300039958528 |