Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/12653 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimédia realizadas no âmbito das actividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção destes recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimédia por parte dos alunos (futuros professores). |
id |
RCAP_4c946a3be28d9aa57867511d0c5ca80d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12653 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMANarrativas digitaisPowerpointTICEnsino superiorEste artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimédia realizadas no âmbito das actividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção destes recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimédia por parte dos alunos (futuros professores).CIEDUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)Universidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaLisbôa, Eliana SantanaCoutinho, Clara Pereira2011-06-292011-06-29T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:55:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:55:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA |
title |
Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA |
spellingShingle |
Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA Bottentuit Junior, João Batista Narrativas digitais Powerpoint TIC Ensino superior |
title_short |
Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA |
title_full |
Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA |
title_fullStr |
Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA |
title_sort |
Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA |
author |
Bottentuit Junior, João Batista |
author_facet |
Bottentuit Junior, João Batista Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bottentuit Junior, João Batista Lisbôa, Eliana Santana Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas digitais Powerpoint TIC Ensino superior |
topic |
Narrativas digitais Powerpoint TIC Ensino superior |
description |
Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimédia realizadas no âmbito das actividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção destes recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimédia por parte dos alunos (futuros professores). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-29 2011-06-29T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/12653 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/12653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544790987767808 |