Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottentuit Junior, João Batista
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lisbôa, Eliana Santana, Coutinho, Clara Pereira
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/12653
Resumo: Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimédia realizadas no âmbito das actividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção destes recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimédia por parte dos alunos (futuros professores).
id RCAP_4c946a3be28d9aa57867511d0c5ca80d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMANarrativas digitaisPowerpointTICEnsino superiorEste artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimédia realizadas no âmbito das actividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção destes recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimédia por parte dos alunos (futuros professores).CIEDUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)Universidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaLisbôa, Eliana SantanaCoutinho, Clara Pereira2011-06-292011-06-29T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:55:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:55:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA
title Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA
spellingShingle Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA
Bottentuit Junior, João Batista
Narrativas digitais
Powerpoint
TIC
Ensino superior
title_short Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA
title_full Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA
title_fullStr Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA
title_full_unstemmed Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA
title_sort Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: um estudo com alunos de pedagogia da UFMA
author Bottentuit Junior, João Batista
author_facet Bottentuit Junior, João Batista
Lisbôa, Eliana Santana
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Lisbôa, Eliana Santana
Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottentuit Junior, João Batista
Lisbôa, Eliana Santana
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas digitais
Powerpoint
TIC
Ensino superior
topic Narrativas digitais
Powerpoint
TIC
Ensino superior
description Este artigo apresenta um estudo exploratório com o uso das tecnologias de informação e comunicação na criação de narrativas digitais multimédia realizadas no âmbito das actividades da disciplina de História e Política das Tecnologias Aplicadas à Educação na Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Os alunos produziram narrativas digitais com o auxílio do software Power Point. Os resultados mostram que a produção destes recursos digitais favorecem a criatividade, o trabalho colaborativo, a pesquisa, a síntese, a organização de ideias e, principalmente, constitui num incentivo ao uso das tecnologias no ensino e na aprendizagem, bem como a produção de material digital multimédia por parte dos alunos (futuros professores).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-29
2011-06-29T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/12653
url http://hdl.handle.net/1822/12653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544790987767808