Necessidades de Informação dos Familiares/Pessoa Significativa dos Clientes Cirúrgicos, no Bloco Operatório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7618 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado em Enfermagem Perioperatória |
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Necessidades de Informação dos Familiares/Pessoa Significativa dos Clientes Cirúrgicos, no Bloco OperatórioEnfermeiro PerioperatórioFamiliaresNecessidades de InformaçãoBloco OperatórioRelatório de Estágio de Mestrado em Enfermagem PerioperatóriaO presente relatório surge no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Perioperatória tem como finalidade descrever a análise reflexiva realizada sobre a prática em contexto de estágio, as aprendizagens e o desenvolvimento de competências conducentes ao grau de Mestre em Enfermagem Perioperatória. O enquadramento teórico aborda a qualidade em saúde, a enfermagem, e em particular a enfermagem Perioperatória, à luz da Teoria de Merle Mishel. Apresentamos a investigação realizada, centrada nas “Necessidades de Informação dos Familiares/Pessoa Significativa dos Clientes Cirúrgicos, no Bloco Operatório”, desenvolvida segundo a metodologia de projeto. Este estudo de natureza descritiva permitiu caraterizar os familiares/pessoas significativas maioritariamente do sexo feminino (75%), esposas (35,7%), com idades médias de 51,29 anos, na maioria, com escolaridade primária (26,8%) ou com 12ºano (23,1%), com profissões fora da área da saúde (42,9%), ou reformadas (32,1%). Mais de 90% da amostra recebeu informação sobre o decorrer da cirurgia do seu ente querido, no fim da intervenção cirúrgica e à saída da UCPA. Referem que não necessitam de outro tipo de informação para além daquele que foi fornecido, embora 10,7% (n=6) considerou que faltava informação médica. A maioria dos inquiridos (91,1%) avalia a informação fornecida pelo enfermeiro perioperatório de “muito” importante. Verificaram-se elevados níveis de satisfação com a informação disponibilizada pelo enfermeiro do bloco operatório às famílias, (76,8%). Estes dados foram apresentados e discutidos com a equipa de enfermagem onde se realizou estágio, tendo decorrido estratégias de melhoria da prática. Os resultados justificam a importância de um papel de enfermeiro perioperatório que colmata as necessidades de informação dos familiares/pessoa significativa do cliente cirúrgico, no bloco operatório, são também o reflexo da vontade intrínseca de uma equipa perioperatória, em melhorar os cuidados prestados em busca de melhores padrões de qualidade como a satisfação dos clientes cirúrgicos.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de SaúdeCabrita, MadalenaRepositório ComumMonteiro, Maria Odete Martins Fernandes2015-01-30T10:23:33Z2015-012014-102015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:10.473580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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