Posições de acordes e memória física do diapasão da guitarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Joaquim Pedro de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21312
Resumo: O presente Relatório de Estágio realiza-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino da Música na variante de Instrumento pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O corpo de texto reparte-se por três capítulos. No primeiro é caracterizada a instituição em articulação com a qual se desenvolveu o estágio, bem como o guião que orientou a observação e prática do mestrando. No segundo é descrito o decorrer das aulas observadas e lecionadas ao longo do ano letivo 2021/22 e respetivas planificações e reflexões. No último capítulo apresenta-se o projeto de investigação-ação em que foi pretendido aferir o impacto de uma aprendizagem do repertório de guitarra clássica baseada na sua análise e apreensão através de posições de acordes.
id RCAP_47765ae572e2709693cf58108a8ca91e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Posições de acordes e memória física do diapasão da guitarraEnsino vocacional da músicaGuitarra clássicaMemóriaPosições de acordesAutonomiaMusic teachingClassical guitarMemoryChord shapesAutonomyO presente Relatório de Estágio realiza-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino da Música na variante de Instrumento pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O corpo de texto reparte-se por três capítulos. No primeiro é caracterizada a instituição em articulação com a qual se desenvolveu o estágio, bem como o guião que orientou a observação e prática do mestrando. No segundo é descrito o decorrer das aulas observadas e lecionadas ao longo do ano letivo 2021/22 e respetivas planificações e reflexões. No último capítulo apresenta-se o projeto de investigação-ação em que foi pretendido aferir o impacto de uma aprendizagem do repertório de guitarra clássica baseada na sua análise e apreensão através de posições de acordes.This Internship Report is composed for the course unit of Supervised Teaching Practice, in the context of the Master’s Degree in Music Teaching by ESMAE. The text is composed in three chapters: The first chapter deals with the profiling of the school in which the internship took place, as well as the guidelines for the observation and teaching by the candidate. The second chapter describes the lessons observed and taught by the candidate throughout the school year 2021/22,along with its plans and reflections upon them. The third and last chapter presents the research-intervention project in which it was sought to access the impact of classical guitar repertoire learning based on its analysis and apprehension through the scope of chord shapes.Caldeira, Artur Carlos Azevedo de SaraivaOliveira, FláviaJoão, DiogoEcheverri, SergioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Joaquim Pedro de Oliveira2023-01-04T16:09:28Z2022-11-232022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21312TID:203134648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:22.721728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Posições de acordes e memória física do diapasão da guitarra
title Posições de acordes e memória física do diapasão da guitarra
spellingShingle Posições de acordes e memória física do diapasão da guitarra
Ribeiro, Joaquim Pedro de Oliveira
Ensino vocacional da música
Guitarra clássica
Memória
Posições de acordes
Autonomia
Music teaching
Classical guitar
Memory
Chord shapes
Autonomy
title_short Posições de acordes e memória física do diapasão da guitarra
title_full Posições de acordes e memória física do diapasão da guitarra
title_fullStr Posições de acordes e memória física do diapasão da guitarra
title_full_unstemmed Posições de acordes e memória física do diapasão da guitarra
title_sort Posições de acordes e memória física do diapasão da guitarra
author Ribeiro, Joaquim Pedro de Oliveira
author_facet Ribeiro, Joaquim Pedro de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva
Oliveira, Flávia
João, Diogo
Echeverri, Sergio
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Joaquim Pedro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino vocacional da música
Guitarra clássica
Memória
Posições de acordes
Autonomia
Music teaching
Classical guitar
Memory
Chord shapes
Autonomy
topic Ensino vocacional da música
Guitarra clássica
Memória
Posições de acordes
Autonomia
Music teaching
Classical guitar
Memory
Chord shapes
Autonomy
description O presente Relatório de Estágio realiza-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino da Música na variante de Instrumento pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O corpo de texto reparte-se por três capítulos. No primeiro é caracterizada a instituição em articulação com a qual se desenvolveu o estágio, bem como o guião que orientou a observação e prática do mestrando. No segundo é descrito o decorrer das aulas observadas e lecionadas ao longo do ano letivo 2021/22 e respetivas planificações e reflexões. No último capítulo apresenta-se o projeto de investigação-ação em que foi pretendido aferir o impacto de uma aprendizagem do repertório de guitarra clássica baseada na sua análise e apreensão através de posições de acordes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
2022-11-23T00:00:00Z
2023-01-04T16:09:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21312
TID:203134648
url http://hdl.handle.net/10400.22/21312
identifier_str_mv TID:203134648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131501362675712