Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/104877 |
Resumo: | Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia |
id |
RCAP_4776a44d3a3c5afc5b7fbb8da41c788b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/104877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda.Strategic Planning- The case of Esquecer o Tempo, Lda.Planeamento estratégicoEstratégiaVantagem competitivaAnálise estratégicaObjetivos estratégicosStrategic planningStrategyCompetitive AdvantageStrategic AnalysisStrategic ObjectivesTrabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaQualquer organização tem como objetivo alcançar o sucesso. O planeamento estratégico reúne os processos e análises necessárias de forma a guiar a empresa para que seja bem-sucedida no meio a que pertence. Por ser um processo dinâmico e sistemático, visa além do alcance dos objetivos e metas da organização, assegurar a adaptação da mesma às constantes alterações do meio em que se insere, bem como garantir uma resposta adequada às necessidades do cliente, criando e mantendo uma vantagem competitiva. É na necessidade de um planeamento estratégico para a Esquecer o Tempo, Lda. que surge este trabalho de projeto. De forma a sustentar e acompanhar as decisões estratégicas e a mudança organizacional ambicionadas no projeto 12 STEPS, que liderei durante o meu estágio profissional na empresa, apliquei, sustentados numa breve revisão da literatura, modelos e ferramentas de análise estratégica, de forma a identificar oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos. Ao longo da análise surgiram oportunidades como a tendência de crescimento do e-commerce e aumento da procura de artigo de ourivesaria, joalharia e relojoaria para homem, bem como ameaças decorrentes do poder negocial do cliente e da volatilidade da cotação dos metais preciosos. Já na análise interna à empresa, identifiquei pontos fortes como é o caso do conhecimento profundo do setor, reputação da marca e a captação de vários segmentos de clientes e pontos fracos, como por exemplo a posição atual da marca online e a dificuldade em priorizar investimentos. Na sequência da análise estratégica realizada, apresento uma recomendação relativamente à estratégia corporativa e competitiva a seguir pela empresa e várias recomendações estratégicas, nomeadamente priorizar o investimento no desenvolvimento e inovação da loja online e na oferta de produto para público masculino, adequar as campanhas de marketing aos diferentes segmentos alvo e desenvolver as páginas nas redes sociais.Este projeto permitiu-me a adquirir e consolidar conhecimentos de estratégia e contribuiu para a formulação estratégica da empresa.Every organisation aims to achieve success. Strategic planning gathers the necessary processes and analyses to guide the company to be successful in its environment. As it is a dynamic and systematic process, it aims not only to achieve the company's objectives and goals, but also to ensure that the organisation adapts to the constant changes in its environment, as well as guaranteeing that the company's scope is adapted to customer needs, creating, and maintaining a competitive advantage.It is in the need of a strategic planning for “Esquecer o Tempo, Lda.,” that this work arises. In order to support and monitor the strategic decisions and the organisational change desired in the 12 STEPS project, which I led during my professional internship in the company, I used tools, based on literature review, to contextualise the organisation and identify opportunities, threats, strengths and weaknesses.Throughout the analysis, opportunities emerged, such as the growth trend of e-commerce and the increase in demand for gold smithery, jewellery and watchmaking articles for men, as well as threats arising from the negotiating power of the customer and the volatility of the price of precious metals. As for the internal analysis of the company, I identified strengths, such as the deep knowledge of the sector, the brand reputation and the attraction of various customer segments, but also weaknesses, such as the current position of the online brand and the difficulty in prioritising investments.Following the strategic analysis carried out, I present a recommendation regarding the corporate and competitive strategy to be followed by the company and several strategic recommendations namely, to prioritize the investment in the development and innovation of the online shop and in the product offer for male public, adapt the marketing campaigns to the different target segments and to develop the social networks pages.This project allowed me to acquire and consolidate knowledge regarding strategy and contributed to the strategic development of the company.2022-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104877http://hdl.handle.net/10316/104877TID:203190190porTomás, Carolina Vinhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-27T22:05:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:30.675958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda. Strategic Planning- The case of Esquecer o Tempo, Lda. |
title |
Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda. |
spellingShingle |
Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda. Tomás, Carolina Vinhas Planeamento estratégico Estratégia Vantagem competitiva Análise estratégica Objetivos estratégicos Strategic planning Strategy Competitive Advantage Strategic Analysis Strategic Objectives |
title_short |
Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda. |
title_full |
Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda. |
title_fullStr |
Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda. |
title_full_unstemmed |
Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda. |
title_sort |
Planeamento estratégico- O caso da Esquecer o Tempo, Lda. |
author |
Tomás, Carolina Vinhas |
author_facet |
Tomás, Carolina Vinhas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomás, Carolina Vinhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planeamento estratégico Estratégia Vantagem competitiva Análise estratégica Objetivos estratégicos Strategic planning Strategy Competitive Advantage Strategic Analysis Strategic Objectives |
topic |
Planeamento estratégico Estratégia Vantagem competitiva Análise estratégica Objetivos estratégicos Strategic planning Strategy Competitive Advantage Strategic Analysis Strategic Objectives |
description |
Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/104877 http://hdl.handle.net/10316/104877 TID:203190190 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/104877 |
identifier_str_mv |
TID:203190190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134105668943872 |