O impacto da educação em empreendedorismo sobre intenção e comportamento empreendedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Raquel Varela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15720
Resumo: Apesar do amplo crescimento de iniciativas de educação em empreendedorismo nas últimas décadas, não existe ainda consenso quanto à eficácia destas ações, quer em termos de resultados económicos, quer no desenvolvimento de caraterísticas pessoais. A heterogeneidade de objetivos, e público-alvo e a não existência de métodos bem definidos e padronizados de avaliação, dificultam a obtenção de um entendimento geral sobre este fenómeno. Para além disso, muitos dos estudos apresentam uma série de limitações metodológicas e tendem a concentrar-se no contexto americano. Para colmatar estas lacunas, a presente investigação assume como propósito geral analisar a eficácia da educação em empreendedorismo no desenvolvimento da intenção e comportamento empreendedor, através de três unidades de análise: alunos e ex-alunos de uma unidade curricular de empreendedorismo e empreendedores de negócios nascentes. É utilizado uma metodologia mista: quantitativa, para as unidades de análise um e dois, e qualitativa, para a terceira unidade de análise. Os resultados demonstram que a educação em empreendedorismo não aumenta a intenção empreendedora dos alunos, nem o comportamento empreendedor dos ex-alunos. No entanto, verifica-se que a perceção de controlo do comportamento, o conhecimento relativo para o empreendedorismo e o contexto institucional (ou seja, a forma como os alunos internalizam os instrumentos e iniciativas de apoio ao empreendedorismo) aumentam com a participação na unidade curricular. Também, a educação em empreendedorismo é essencial na fase de arranque da própria empresa dotando os empreendedores de conhecimentos e competências que lhes permitem ter um maior controlo e confiança sobre a realização de todo o processo inerente à criação e desenvolvimento de uma ideia de negócio. Este estudo, ao utilizar uma abordagem integrada para a educação em empreendedorismo, permite compreender as diferenças que se devem considerar quando se planeia um programa deste tipo. Por conseguinte, os objetivos de um programa de empreendedorismo devem ser ajustados aos diferentes públicos-alvo, sendo importante perceber se os destinatários participam de forma voluntária ou obrigatória.
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Para colmatar estas lacunas, a presente investigação assume como propósito geral analisar a eficácia da educação em empreendedorismo no desenvolvimento da intenção e comportamento empreendedor, através de três unidades de análise: alunos e ex-alunos de uma unidade curricular de empreendedorismo e empreendedores de negócios nascentes. É utilizado uma metodologia mista: quantitativa, para as unidades de análise um e dois, e qualitativa, para a terceira unidade de análise. Os resultados demonstram que a educação em empreendedorismo não aumenta a intenção empreendedora dos alunos, nem o comportamento empreendedor dos ex-alunos. No entanto, verifica-se que a perceção de controlo do comportamento, o conhecimento relativo para o empreendedorismo e o contexto institucional (ou seja, a forma como os alunos internalizam os instrumentos e iniciativas de apoio ao empreendedorismo) aumentam com a participação na unidade curricular. Também, a educação em empreendedorismo é essencial na fase de arranque da própria empresa dotando os empreendedores de conhecimentos e competências que lhes permitem ter um maior controlo e confiança sobre a realização de todo o processo inerente à criação e desenvolvimento de uma ideia de negócio. Este estudo, ao utilizar uma abordagem integrada para a educação em empreendedorismo, permite compreender as diferenças que se devem considerar quando se planeia um programa deste tipo. Por conseguinte, os objetivos de um programa de empreendedorismo devem ser ajustados aos diferentes públicos-alvo, sendo importante perceber se os destinatários participam de forma voluntária ou obrigatória.Despite the wide proliferation of entrepreneurship education initiatives in the last decades, there is still no consensus towards its efficiency, economic results or personal development of individuals. Heterogeneity of objectives, audiences and non-existence of well defined or even wide accepted forms of evaluation make it difficult to obtain a general understanding of this phenomenon. Furthermore, several studies show methodological limitations and tend to concentrate on the American local context. To better understand and explain these gaps, this study aims to analyze efficacy of entrepreneurship education and the development of entrepreneurial intentions and behaviors, through three units of analysis: students, ex-students of an entrepreneurship curricular unit and actual entrepreneurs. A mixed methodology was used: quantitative for analyzing unit one and two, and qualitative, for the third unit of analysis. Findings show entrepreneurship education does not increase entrepreneurial intention of students or entrepreneurial behavior of ex-students. However, perceived behavioral control and and perceptions of the institutional context increase after being enrolled in an entrepreneurship curricular unit. It was found that entrepreneurship education is essential during the first phase of business development, giving entrepreneurs knowledge, competencies and skills that allow them to have more control and confidence over the development of their entrepreneurial projects. This study allows for understanding the differences that one should have in consideration when planning an entrepreneurship program, by way of using an integrated approach to entrepreneurship education. Consequently, the aims of an entrepreneurship program should be adjusted to different audiences, because it is important to understand if students participate voluntarily or if it is of mandatory attendance.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:54Z2014-01-08T00:00:00Z2014-01-082017-01-08T15:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15720TID:201590450porMoreira, Raquel Varelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:09Zoai:ria.ua.pt:10773/15720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:02.124465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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