Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra, Luísa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/3893
Resumo: Este estudo, realizado em Portugal, analisa as entrevistas de 3 alunas da classe trabalhadora e as suas respectivas famílias. Estas alunas foram selecionadas a partir de um estudo anterior em que tinham sido investigadas as relaÁıes entre os resultados escolares e o seu meio sócio-económico de origem. Este trabalho demonstrou que de cerca de 600 alunos provenientes de todos os meios sócio-económicos, só 3 alunas da classe trabalhadora conseguiram obter classificaçóes académicas elevadas no 9º ano, que é o final da escolaridade básica obrigatória. O objetivo do atual estudo é compreender como estas alunas obtiveram sucesso académico e de que modos o avaliam. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram os da análise crÌtica do discurso que permitiram considerar a possibilidade destas alunas terem obtido um rendimento escolar elevado pela interiorização do do discurso da classe média sobre a escola, embora este pareça estar dissimulado, oculto ou mascarado tanto para as alunas como para as suas famÌlias.
id RCAP_4792b2a294e266d9226ce43c6fc19772
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulaçãoWorking-class female students: academic success and regulating discourseAnálise crítica do discursoDiscurso de regulaçãoIdentidadeMotivação para a realização escolarSucesso escolarCritical discourse analysisAcademic successIdentityMotivation for academic achievementRegulating discourse.Este estudo, realizado em Portugal, analisa as entrevistas de 3 alunas da classe trabalhadora e as suas respectivas famílias. Estas alunas foram selecionadas a partir de um estudo anterior em que tinham sido investigadas as relaÁıes entre os resultados escolares e o seu meio sócio-económico de origem. Este trabalho demonstrou que de cerca de 600 alunos provenientes de todos os meios sócio-económicos, só 3 alunas da classe trabalhadora conseguiram obter classificaçóes académicas elevadas no 9º ano, que é o final da escolaridade básica obrigatória. O objetivo do atual estudo é compreender como estas alunas obtiveram sucesso académico e de que modos o avaliam. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram os da análise crÌtica do discurso que permitiram considerar a possibilidade destas alunas terem obtido um rendimento escolar elevado pela interiorização do do discurso da classe média sobre a escola, embora este pareça estar dissimulado, oculto ou mascarado tanto para as alunas como para as suas famÌlias.This study, conducted in Portugal, analysed interviews of 3 female students from working-class backgrounds and their respective families. These students were selected from a previous study in which academic results and their link to socio-economic background were analysed. That work demonstrated that, out of 600 students from all socio-economic backgrounds, there were only three working-class female students who achieved high academic results up to the 9-th and final year of compulsory education. The aim of the present study is to understand why these three female students have succeeded, and how they appreciate this success. ìCritical discourse analysisî has been the theoretical and methodological basis for this work and has permitted to consider the possibility that these female students had achieved such great academic success by internalising the discourse of the middle classes, although this is dissimulated, hidden and masked forboth for the female students and their families.Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade do MinhoSaavedra, Luísa20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/3893por"Psicologia : reflexão e crí­tica". ISSN 0102-7972. 17:2 (2004) 267-276.0102-7972www.scielo.br/prchttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000200014&lng=pt&nrm=isoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:00.221133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação
Working-class female students: academic success and regulating discourse
title Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação
spellingShingle Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação
Saavedra, Luísa
Análise crítica do discurso
Discurso de regulação
Identidade
Motivação para a realização escolar
Sucesso escolar
Critical discourse analysis
Academic success
Identity
Motivation for academic achievement
Regulating discourse.
title_short Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação
title_full Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação
title_fullStr Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação
title_full_unstemmed Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação
title_sort Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação
author Saavedra, Luísa
author_facet Saavedra, Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Saavedra, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Análise crítica do discurso
Discurso de regulação
Identidade
Motivação para a realização escolar
Sucesso escolar
Critical discourse analysis
Academic success
Identity
Motivation for academic achievement
Regulating discourse.
topic Análise crítica do discurso
Discurso de regulação
Identidade
Motivação para a realização escolar
Sucesso escolar
Critical discourse analysis
Academic success
Identity
Motivation for academic achievement
Regulating discourse.
description Este estudo, realizado em Portugal, analisa as entrevistas de 3 alunas da classe trabalhadora e as suas respectivas famílias. Estas alunas foram selecionadas a partir de um estudo anterior em que tinham sido investigadas as relaÁıes entre os resultados escolares e o seu meio sócio-económico de origem. Este trabalho demonstrou que de cerca de 600 alunos provenientes de todos os meios sócio-económicos, só 3 alunas da classe trabalhadora conseguiram obter classificaçóes académicas elevadas no 9º ano, que é o final da escolaridade básica obrigatória. O objetivo do atual estudo é compreender como estas alunas obtiveram sucesso académico e de que modos o avaliam. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram os da análise crÌtica do discurso que permitiram considerar a possibilidade destas alunas terem obtido um rendimento escolar elevado pela interiorização do do discurso da classe média sobre a escola, embora este pareça estar dissimulado, oculto ou mascarado tanto para as alunas como para as suas famÌlias.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/3893
url http://hdl.handle.net/1822/3893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia : reflexão e crí­tica". ISSN 0102-7972. 17:2 (2004) 267-276.
0102-7972
www.scielo.br/prc
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000200014&lng=pt&nrm=iso
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132214063005696