Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/3893 |
Resumo: | Este estudo, realizado em Portugal, analisa as entrevistas de 3 alunas da classe trabalhadora e as suas respectivas famílias. Estas alunas foram selecionadas a partir de um estudo anterior em que tinham sido investigadas as relaÁıes entre os resultados escolares e o seu meio sócio-económico de origem. Este trabalho demonstrou que de cerca de 600 alunos provenientes de todos os meios sócio-económicos, só 3 alunas da classe trabalhadora conseguiram obter classificaçóes académicas elevadas no 9º ano, que é o final da escolaridade básica obrigatória. O objetivo do atual estudo é compreender como estas alunas obtiveram sucesso académico e de que modos o avaliam. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram os da análise crÌtica do discurso que permitiram considerar a possibilidade destas alunas terem obtido um rendimento escolar elevado pela interiorização do do discurso da classe média sobre a escola, embora este pareça estar dissimulado, oculto ou mascarado tanto para as alunas como para as suas famÌlias. |
id |
RCAP_4792b2a294e266d9226ce43c6fc19772 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3893 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulaçãoWorking-class female students: academic success and regulating discourseAnálise crítica do discursoDiscurso de regulaçãoIdentidadeMotivação para a realização escolarSucesso escolarCritical discourse analysisAcademic successIdentityMotivation for academic achievementRegulating discourse.Este estudo, realizado em Portugal, analisa as entrevistas de 3 alunas da classe trabalhadora e as suas respectivas famílias. Estas alunas foram selecionadas a partir de um estudo anterior em que tinham sido investigadas as relaÁıes entre os resultados escolares e o seu meio sócio-económico de origem. Este trabalho demonstrou que de cerca de 600 alunos provenientes de todos os meios sócio-económicos, só 3 alunas da classe trabalhadora conseguiram obter classificaçóes académicas elevadas no 9º ano, que é o final da escolaridade básica obrigatória. O objetivo do atual estudo é compreender como estas alunas obtiveram sucesso académico e de que modos o avaliam. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram os da análise crÌtica do discurso que permitiram considerar a possibilidade destas alunas terem obtido um rendimento escolar elevado pela interiorização do do discurso da classe média sobre a escola, embora este pareça estar dissimulado, oculto ou mascarado tanto para as alunas como para as suas famÌlias.This study, conducted in Portugal, analysed interviews of 3 female students from working-class backgrounds and their respective families. These students were selected from a previous study in which academic results and their link to socio-economic background were analysed. That work demonstrated that, out of 600 students from all socio-economic backgrounds, there were only three working-class female students who achieved high academic results up to the 9-th and final year of compulsory education. The aim of the present study is to understand why these three female students have succeeded, and how they appreciate this success. ìCritical discourse analysisî has been the theoretical and methodological basis for this work and has permitted to consider the possibility that these female students had achieved such great academic success by internalising the discourse of the middle classes, although this is dissimulated, hidden and masked forboth for the female students and their families.Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade do MinhoSaavedra, Luísa20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/3893por"Psicologia : reflexão e crítica". ISSN 0102-7972. 17:2 (2004) 267-276.0102-7972www.scielo.br/prchttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000200014&lng=pt&nrm=isoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:00.221133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação Working-class female students: academic success and regulating discourse |
title |
Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação |
spellingShingle |
Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação Saavedra, Luísa Análise crítica do discurso Discurso de regulação Identidade Motivação para a realização escolar Sucesso escolar Critical discourse analysis Academic success Identity Motivation for academic achievement Regulating discourse. |
title_short |
Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação |
title_full |
Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação |
title_fullStr |
Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação |
title_full_unstemmed |
Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação |
title_sort |
Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação |
author |
Saavedra, Luísa |
author_facet |
Saavedra, Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saavedra, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise crítica do discurso Discurso de regulação Identidade Motivação para a realização escolar Sucesso escolar Critical discourse analysis Academic success Identity Motivation for academic achievement Regulating discourse. |
topic |
Análise crítica do discurso Discurso de regulação Identidade Motivação para a realização escolar Sucesso escolar Critical discourse analysis Academic success Identity Motivation for academic achievement Regulating discourse. |
description |
Este estudo, realizado em Portugal, analisa as entrevistas de 3 alunas da classe trabalhadora e as suas respectivas famílias. Estas alunas foram selecionadas a partir de um estudo anterior em que tinham sido investigadas as relaÁıes entre os resultados escolares e o seu meio sócio-económico de origem. Este trabalho demonstrou que de cerca de 600 alunos provenientes de todos os meios sócio-económicos, só 3 alunas da classe trabalhadora conseguiram obter classificaçóes académicas elevadas no 9º ano, que é o final da escolaridade básica obrigatória. O objetivo do atual estudo é compreender como estas alunas obtiveram sucesso académico e de que modos o avaliam. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram os da análise crÌtica do discurso que permitiram considerar a possibilidade destas alunas terem obtido um rendimento escolar elevado pela interiorização do do discurso da classe média sobre a escola, embora este pareça estar dissimulado, oculto ou mascarado tanto para as alunas como para as suas famÌlias. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/3893 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/3893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Psicologia : reflexão e crítica". ISSN 0102-7972. 17:2 (2004) 267-276. 0102-7972 www.scielo.br/prc http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000200014&lng=pt&nrm=iso |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132214063005696 |