Causas de (In)Sucesso Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cláudia Daniela Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/576
Resumo: Desde há muito que a educação nos toca de perto. Como professores, o insucesso escolar passa a constar das nossas preocupações quotidianas. Desde que se tornou uma preocupação, que se procura combater o problema através de reformas e medidas diversas implementadas pelos sucessivos governos, na tentativa de minimizar um pouco a sua dimensão. Mas o insucesso continua a persistir, para desespero de educadores, pais e comunidade em geral, que vêem Portugal na cauda da União Europeia no que respeita a este fenómeno. Com o objectivo de analisar os factores apontados pelos alunos para o (in)sucesso escolar, procedeu-se a uma análise de resultados seleccionados por um grupo de alunos do 2º ciclo do ensino básico, que antecediam a entrada no 3º ciclo do ensino básico. Para tal foi adoptada uma metodologia de investigação qualitativa – através do recurso a questionários anónimos e confidenciais. Ao longo do trabalho tentou-se, pois, identificar as principais causas atribuídas pelos alunos para o insucesso escolar, procurando buscar justificações sempre que possível. Sendo que os resultados obtidos neste trabalho poderão ser justificáveis com a visão dos alunos de que a educação se centra, sobretudo no desempenho dos jovens, nos seus resultados quantificáveis, na aquisição de conhecimentos e competências que os preparam para o mundo do trabalho e não tanto na aquisição de uma experiência de vida.
id RCAP_64afc5026cfb493ade519bf00aeefeff
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Causas de (In)Sucesso EscolarSucesso EscolarInsucesso EscolarAlunosAcademic successAcademic failureStudentsDesde há muito que a educação nos toca de perto. Como professores, o insucesso escolar passa a constar das nossas preocupações quotidianas. Desde que se tornou uma preocupação, que se procura combater o problema através de reformas e medidas diversas implementadas pelos sucessivos governos, na tentativa de minimizar um pouco a sua dimensão. Mas o insucesso continua a persistir, para desespero de educadores, pais e comunidade em geral, que vêem Portugal na cauda da União Europeia no que respeita a este fenómeno. Com o objectivo de analisar os factores apontados pelos alunos para o (in)sucesso escolar, procedeu-se a uma análise de resultados seleccionados por um grupo de alunos do 2º ciclo do ensino básico, que antecediam a entrada no 3º ciclo do ensino básico. Para tal foi adoptada uma metodologia de investigação qualitativa – através do recurso a questionários anónimos e confidenciais. Ao longo do trabalho tentou-se, pois, identificar as principais causas atribuídas pelos alunos para o insucesso escolar, procurando buscar justificações sempre que possível. Sendo que os resultados obtidos neste trabalho poderão ser justificáveis com a visão dos alunos de que a educação se centra, sobretudo no desempenho dos jovens, nos seus resultados quantificáveis, na aquisição de conhecimentos e competências que os preparam para o mundo do trabalho e não tanto na aquisição de uma experiência de vida.Since long ago that education affects us closely. As teachers, academic failure is now clearly taking a part in our daily concerns. Since it became a concern, successive governments are trying to fight the problem through reforms and various measures implemented in an attempt to minimize its dimension. However, the failure continues to persist, for desperation of educators, parents and the community in general, who see Portugal in the bottom of the European Union regarding to this phenomenon. The objective of this study was to analyze the factors mentioned by the students for the (un) success; an analysis of selected results by a group of 2nd cycle students in basic education, that precede the entry in the 3th cycle of basic education was done. Methodology adopted was a qualitative research methodology – through anonymous and confidential questionnaires. Throughout the work was attempted, therefore, identify the main causes signed by students to academic failures, trying to seek explanations whenever possible. The results of this study can be justified with the students' vision of education that focuses mainly on the performance of young people, in their measurable results in the acquisition of knowledge and skills that prepare them for the work life rather in acquiring a life experience.2011-09-26T10:02:13Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/576porDias, Cláudia Daniela Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:22Zoai:repositorio.utad.pt:10348/576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:00.853626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Causas de (In)Sucesso Escolar
title Causas de (In)Sucesso Escolar
spellingShingle Causas de (In)Sucesso Escolar
Dias, Cláudia Daniela Oliveira
Sucesso Escolar
Insucesso Escolar
Alunos
Academic success
Academic failure
Students
title_short Causas de (In)Sucesso Escolar
title_full Causas de (In)Sucesso Escolar
title_fullStr Causas de (In)Sucesso Escolar
title_full_unstemmed Causas de (In)Sucesso Escolar
title_sort Causas de (In)Sucesso Escolar
author Dias, Cláudia Daniela Oliveira
author_facet Dias, Cláudia Daniela Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cláudia Daniela Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso Escolar
Insucesso Escolar
Alunos
Academic success
Academic failure
Students
topic Sucesso Escolar
Insucesso Escolar
Alunos
Academic success
Academic failure
Students
description Desde há muito que a educação nos toca de perto. Como professores, o insucesso escolar passa a constar das nossas preocupações quotidianas. Desde que se tornou uma preocupação, que se procura combater o problema através de reformas e medidas diversas implementadas pelos sucessivos governos, na tentativa de minimizar um pouco a sua dimensão. Mas o insucesso continua a persistir, para desespero de educadores, pais e comunidade em geral, que vêem Portugal na cauda da União Europeia no que respeita a este fenómeno. Com o objectivo de analisar os factores apontados pelos alunos para o (in)sucesso escolar, procedeu-se a uma análise de resultados seleccionados por um grupo de alunos do 2º ciclo do ensino básico, que antecediam a entrada no 3º ciclo do ensino básico. Para tal foi adoptada uma metodologia de investigação qualitativa – através do recurso a questionários anónimos e confidenciais. Ao longo do trabalho tentou-se, pois, identificar as principais causas atribuídas pelos alunos para o insucesso escolar, procurando buscar justificações sempre que possível. Sendo que os resultados obtidos neste trabalho poderão ser justificáveis com a visão dos alunos de que a educação se centra, sobretudo no desempenho dos jovens, nos seus resultados quantificáveis, na aquisição de conhecimentos e competências que os preparam para o mundo do trabalho e não tanto na aquisição de uma experiência de vida.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-09-26T10:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/576
url http://hdl.handle.net/10348/576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137104993714176