E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/738
Resumo: Resumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_47b088c7c28dc9b0391187947a3d117e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino BásicoEducação musicalEnsino por multimédiaElearningMateriais multimédiaProjetos de educaçãoResumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino BásicoAbstract - The main objective of this study was to verify the advantages of using the different media in class teaching. This dissertation developed and tested a study platform in shape of a website, under the title E-músic@. As predefined by the curriculum for the subject Musical Education (Educação Musical) of 2º Ciclo do Ensino Básico, in this study it is pondered the use of multimedia materials in music teaching. It was intended to ascertain the quality of the student’s learning through multimedia support materials, for “out of the class" use. The origin of this study is due essentially to the development of multimedia platforms, evermore used and accessible along with their pedagogical potentialities. As a result of reducing the school curriculum component, motivated by the decrease of hours in the schedule, the need to create new and more effective study forms urged. These will have to promote a greater Teacher/Students interaction. The study was based on data gathered through the observation and analysis of grids filled in by students, teachers and experts while using the study platform. Based on this experiment, a successful computer assisted space for learning could be created for all students of 2º Ciclo do Ensino Básico and possibly extended to the 1º and 3º Ciclos do Ensino BásicoBidarra, JoséRepositório AbertoLalanda, Pedro Manuel Afonso Reis2009-01-26T16:35:19Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis3255236 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/738porLalanda, Pedro Manuel Afonso Reis - E-músic@ [Em linha]: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico. - Lisboa : [s.n.], 2007. 109, lXV p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:05.838883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
title E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
spellingShingle E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis
Educação musical
Ensino por multimédia
Elearning
Materiais multimédia
Projetos de educação
title_short E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
title_full E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
title_fullStr E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
title_full_unstemmed E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
title_sort E-músic@: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico
author Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis
author_facet Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bidarra, José
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Ensino por multimédia
Elearning
Materiais multimédia
Projetos de educação
topic Educação musical
Ensino por multimédia
Elearning
Materiais multimédia
Projetos de educação
description Resumo - Neste estudo pretendeu-se verificar as vantagens da utilização dos diferentes media no ensino. A investigação procurou desenvolver e testar uma plataforma de estudo sob a forma de site na Web com o título E-músic@. O estudo incidiu sobre a utilização dos materiais multimédia, dedicados ao ensino da música, segundo o definido pelo programa da disciplina de Educação Musical do 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, averiguámos a qualidade das aprendizagens realizadas a partir de materiais multimédia de apoio, a utilizar “fora da sala de aula" pelos alunos. A motivação para este estudo deve-se essencialmente ao desenvolvimento de plataformas multimédia, cada vez mais usuais e acessíveis, e às suas possíveis potencialidades pedagógicas. Da redução da componente lectiva, motivada pela diminuição da carga horária, surge a necessidade de criar outras formas de estudo mais eficazes. Estas terão de promover uma maior interacção entre professor e alunos. O estudo baseou-se na análise dos dados recolhidos através da observação e leitura de grelhas preenchidas durante a utilização da plataforma por alunos, professores e especialistas. O sucesso na utilização da plataforma poderá levar à criação de um espaço de aprendizagem assistida por computador para todos os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, com a hipótese de alargamento da plataforma quer ao 1º quer ao 3º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/738
url http://hdl.handle.net/10400.2/738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lalanda, Pedro Manuel Afonso Reis - E-músic@ [Em linha]: um dispositivo de E-Learning para a aprendizagem da música no Ensino Básico. - Lisboa : [s.n.], 2007. 109, lXV p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3255236 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134997291991040